Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 14 de junho de 2020

JUNHO] Visita virtual diminui a distância e saudade entre pacientes e familiares


 
Ver através da tela de um tablet ou celular pode parecer frio e distante, mas foi a forma de driblar a saudade e aproximar os pacientes internados no Hospital Unimed com Covid-19 de seus familiares através do projeto “Visitas virtuais: redescobrindo formas de aproximar”. A cada chamada, muita emoção com mensagens de agradecimento e fortalecimento para seguir em frente.

A iniciativa é realizada pela equipe da Psicologia Hospitalar da Unimed Fortaleza para que o paciente receba o carinho da família durante o período de isolamento, já que, por medidas de segurança, as visitas estão suspensas na pandemia do coronavírus. A ação é mais um reforço do trabalho de humanização que a Unimed Fortaleza vem realizando juntos aos pacientes.


De acordo com a coordenadora da Psicologia Hospitalar, Roberta Maia, mesmo o contato sendo por vídeo, a ligação é calorosa e cheia de afetos, o que motiva o paciente a enfrentar a doença e seguir com o tratamento. “Os familiares não podem cuidar, acompanhar de perto e esse distanciamento é doloroso para ambos, família e paciente. Então, encontramos nesse projeto um jeito da família participar e se tranquilizar, mesmo de forma virtual. Ali, o paciente recebe o carinho, força e esperança que são importantes para a recuperação. É muito gratificante para a equipe participar desse projeto, ele nos fortalece”, explica Roberta.

Como funciona?

O contato pode ser feito com os pacientes que estão lúcidos e em recuperação, após uma avaliação e preparo prévios da equipe multidisciplinar do hospital, tanto com o paciente, como com o familiar. Após isso, a pessoa da família que receberá a ligação é comunicada sobre o horário da visita virtual e recebe algumas orientações. O tempo da chamada é de 10 minutos e não pode ser filmada e nem fotografada.


Nenhum comentário: