(Foto: Divulgação)
Uma das mais tradicionais
agências de assessoria de comunicação do Ceará está produzindo e-books e
podcasts. A produção própria de conteúdo é a aposta da empresa para divulgar as
informações e ações dos clientes,
além da mídia convencional
A Dégagé Comunicação tem, ao
longo de quase duas décadas de existência, se destacado no mercado cearense de
assessoria de imprensa, especialmente, por sempre buscar se adaptar e, até
mesmo, se antecipar, algumas vezes, às mudanças pelas quais vêm passando a
comunicação. Nesses tempos de pandemia da covid-19, em que as relações humanas
tiveram de ser alteradas, a forma de se comunicar, de divulgar ações e
informações de interesse público também foram impactadas. Adaptações que eram
experimentadas em situações excepcionais passaram a ser o "novo
normal".
As entrevistas aos jornalistas
e as coletivas de imprensa concedidas pelos representantes do poder público e
do setor privado passaram a ser feitas de forma online, por meio de plataformas
de comunicação por vídeo. A Dégagé, de olho nessa tendência, intensificou a
gravação de vídeos e áudios dos clientes para divulgar na mídia, mantendo a
estratégia de dar visibilidade aos assessorados, já que o isolamento social se
tornou prolongado.
A agência também elaborou
planos de comunicação, envolvendo lives nas redes sociais. Nessas transmissões
ao vivo, os assessorados puderam interagir, tirar dúvidas e debater assuntos de
interesse ao público em geral e também aos públicos específicos da área de atuação
de cada um.
Novos produtos
Seguindo a estratégia de
ampliar o alcance de divulgação das informações dos clientes, uma vez que os
veículos tradicionais passaram por adaptações e estavam/estão focados na
cobertura da pandemia do novo coronavírus, a equipe de assessoria de
comunicação e marketing da Dégagé lançou mão de novos produtos. Os jornalistas,
os publicitários, os marketeiros e os desingers da empresa passaram a produzir
e-books e podcasts.
O primeiro e-book
"Reconstrução do varejo" foi produzido a partir de uma demanda do
sistema cedelista, formado pela CDL de Fortaleza, Federação das CDLs e
Faculdade CDL, clientes há mais de uma década da Dégagé. A publicação traz
análises e dicas de especialistas do setor varejista sobre como o empresário,
empreendedor e líder de negócio pode se reconstruir frente aos novos desafios
impostos pela covid-19. Todo o projeto gráfico, diagramação e ilustrações foi
elaborado pela equipe da agência de comunicação.
"Foi um momento de
despertar por conta dessa pandemia. Eu acho que tudo tem que se reinventar. A
gente viu essa oportunidade de mostrar outros produtos como o e-book, o
podcast, que está como uma ferramenta do momento. A gente tem que que se
reinventar sempre. É isso que a Dégagé tenta fazer", pontua Eugênia
Nogueira, uma das sócias-proprietárias da agência.
Podcasts
Antes mesmo do isolamento
social começar, a Dégagé já dava os primeiros passos na produção de podcasts.
Hoje, a empresa produz pelo menos quatro títulos diferenciados com
periodicidade variável. Três podcasts são com conteúdo planejado com os
clientes (Podcast do Lojista, Varejo em Movimento e Podcast da Faculdade CDL) e
o último é um de debate entre a equipe da empresa sobre as tendências do
mercado da comunicação, o Energia Digital.
“A Comunicação é uma ciência
dinâmica. A Dégagé como uma empresa de comunicação tem que estar atenta a todas
as inovações nesse campo. Então, criar novos produtos faz parte da nossa linha
de trabalho, que é acompanhar o surgimento de novas formas de se comunicar”,
afirma Sônia Lage, uma das sócias-proprietárias da Dégagé.
App
A Dégagé Comunicação,
acompanhando a evolução digital, também conta com um aplicativo para acessar as
matérias do clipping no smarthphone. É o APP Dégagé Clipping, a melhor
ferramenta de monitoramento de notícias em tempo real referente aos assuntos de
interesse do cliente. Tudo que foi publicado na mídia (jornais, revistas, TV,
rádio e internet) fica arquivado no sistema. O APP está disponível nos sistemas
Android e IOS.
Evolução
Quando a agência surgiu no
início dos anos 2000, os sites e blogs de notícias ainda engatinhavam, e a
mídia tradicional se sustentava particularmente nos jornais impressos, nas
rádios e na televisão. As sócias-proprietárias e jornalistas Eugênia Nogueira e
Sônia Lage, com carreiras nos principais veículos de comunicação do Estado,
desbravaram um novo nicho na assessoria imprensa e logo se tornaram referência,
em especial, nas áreas de varejo e cultura. A relação estabelecida entre as
duas e a imprensa foi essencial para o sucesso do negócio, que tem entre os
principais clientes, o sistema cedelista, formado pela CDL de Fortaleza,
Federação das CDLs e Faculdade CDL, e eventos culturais como o Natal de Luz, o
Cine Ceará e o Festival Jazz & Blues.
Mais recentemente, em 2018, as
jornalistas resolveram abrir uma nova frente de serviços oferecidos pela
agência, o gerenciamento de mídias sociais e campanhas publicitárias. Os
tradicionais clientes de assessoria de imprensa e clippings, duas marcas da
empresa, logo aderiram aos novos produtos. A Faculdade CDL lança, neste mês, a
terceira campanha publicitária idealizada pela Dégagé.
Com o slogan “Reinvente-se!
Siga em frente com os seus sonhos”, a campanha tem o objetivo de mostrar para
os estudantes e profissionais que a distância provocada pela pandemia da
Covid-19 não pode ser maior do que a vontade de seguir com os sonhos e os
planos de ter um futuro profissional de sucesso. A ação é baseada na
transformação digital e no comportamento do consumidor, e será toda online.
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