Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Campanha Social] RioMar Fortaleza, em parceria com a Linguista Tânia Dourado, lança Campanha Social para arrecadação de vestidos para crianças africanas


 
A campanha ‘Um Vestido para Tutti’, idealizada pela escritora cearense Tânia Dourado, pretende arrecadar mais de mil vestidos novos para meninas do Malawi, na África

            Nesta sexta-feira, 06 de abril, às 19h, a Livraria Leitura do RioMar Fortaleza recebe o lançamento do livro ‘Um Vestido para Tutti’, da escritora e doutora em linguística Tânia Dourado. A escritora se inspira no drama das meninas do Malawi para falar do papel da moda na construção identitária das crianças.

            Segura de que um simples vestido pode ser um elemento revelador na vida de uma menina, sendo capaz de iniciar uma nova forma dela olhar a si mesma e de se mostrar para o mundo, a autora, em parceria com o RioMar Fortaleza, lança uma campanha com o objetivo de sensibilizar as pessoas a doarem vestidos novos para crianças em situação de extrema pobreza, no Malawi, na África.

            A Campanha Um Vestido para Tutti ocorrerá de 06 de abril a 07 de maio. Uma urna estará à disposição do público durante esses trinta dias para receber as doações dos vestidinhos. A expectativa é que sejam arrecadados mais de mil vestidos novos, que serão entregues às meninas do Malawi pela autora, em outubro, no Mês da Criança. Qualquer pessoa pode doar. A urna ficará no Piso L2, em frente à livraria Leitura do RioMar Fortaleza, de segunda a sábado, de 10h às 22h, e aos domingos de 10h30 às 22h.
Sobre o Livro

            O leitmotiv do livro nasceu de uma matéria sobre a americana Lillian Weber que aos 94 anos decidiu confeccionar um vestido por dia para as meninas do Malawi. Ao morrer, Lillian já havia confeccionado mil vestidos, cada vestido diferente do outro.

            O nome da personagem-título, no entanto, é uma homenagem à filha da autora do livro, que morreu em 2001, ainda na maternidade, antes de ganhar a boneca negra que Tânia havia comprado para ela. “A história das meninas do Malawi chegou ao meu conhecimento no final do meu doutorado em linguística. Enquanto escrevia minha tese sobre comunicação de moda e analisava o discurso das campanhas de marcas de luxo, meninas do outro lado do mundo não tinham um vestido sequer. Eu falava de moda e identidade na hipermodernidade e aquelas meninas não tinham nada que as singularizasse, nada que as tornassem diferentes umas das outras”.

            Segundo a escritora, Um vestido para Tutti é um projeto que já nasceu grande, atravessando fronteiras. A primeira delas é falar de moda, identidade e empoderamento em um contexto de miséria e abandono absoluto.


Sobre Tânia Dourado

Escritora e doutora em Linguística, Tânia Dourado é autora de vários livros, entre eles, “Cadê a criança que estava aqui?”, primeiro livro infantil da literatura mundial a trazer um personagem com autismo.  Ela também já atuou nas mais diferentes áreas de comunicação, como professora universitária, roteirista, apresentadora de programas culturais. Através de sua obra, ela amplia o alcance de um discurso literário, favorecendo uma cultura de inclusão e respeito às diferenças.

SERVIÇO:

Lançamento da Campanha e do livro Um Vestido para Tutti

Data: 06 de abril

Local: Livraria Leitura, Piso L2 – RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500 – Papicu – Fortaleza / CE)

Horário: 19h

Doações de vestidos para Campanha: 06 abril a 07 de maio na urna em frente à Livraria Leitura.

Telefone: (85) 3066-2000

Entrada gratuita

Nenhum comentário: