Responsável por 30% do
faturamento do setor da beleza, homens se rendem às tesouras em barbearias que
movimentam a economia com espaços cada vez mais descolados e cheios de
identidade.
Barbaterapia, pigmentação,
penteado, hidratação e alisamento. O leque de serviços oferecidos vai além dos
tradicionais desenhos simples de barba ou corte de cabelo. A figura do homem
moderno exige mais e conquista um espaço totalmente segmentado para os interesses
estéticos deles. O ramo das barbearias tem evoluído e prosperado muito nos
últimos anos, assim como todo o setor de beleza masculina. Segundo a ABF –
Associação Brasileira de Franchising, o segmento de saúde, beleza e bem-estar
teve crescimento médio de 10% na última década, chegando a atingir um
faturamento de R$100 bilhões, sendo que 30% do faturamento ao ano vem do
público masculino.
Essa constante no crescimento se
reflete no aumento de serviços especializados. Antes estabelecimentos onde eram
feitos somente cortes de barba e cabelo, hoje as barbearias oferecem serviços
especializados com ambientes modernos que proporcionam o bem-estar, a
descontração e até o lifestyle representado pela escolha do corte.
Um mercado para apostar
Em passos contrários à crise, o
segmento das barbearias caminha contra a recessão econômica do Brasil. O antigo
segmento encontrou uma maneira de ganhar novas vertentes e mais dinheiro numa
economia que rasteja. Tal lucratividade atraiu profissionais de outras áreas
para o investimento, como o caso dos amigos Ruberval Arruda, 26, estudante de
engenharia ambiental e João Meneleu, 32, publicitário, que hoje administram a
Seu José barbearia, localizada na zona oeste de Fortaleza. “Apesar de atuarmos
em ramos completamente divergentes ao da beleza, tínhamos em comum o desejo de
empreender. Ao buscar entender a realidade do mercado mais ‘seguro’ para um
investimento, percebemos a força do crescimento das barbearias dentro de um
cenário econômico desfavorável e, ao mesmo tempo, ainda não absurdamente
explorado na cidade. Fizemos cursos, buscamos profissionais capacitados,
apostamos numa estrutura com espaço para lazer, e tem dado muito certo. Nossa
proposta era reunir tudo que homem gosta”, conta Ruberval.
Vintage e atual
O mercado está, sem dúvidas, se
desenvolvendo a todo vapor. A aposta tem sido em ambientes modernos, atrativos
e com identidade própria que vão da estrutura ao vestuário dos profissionais.
“Nós queríamos unir o clássico ao moderno. Começando do nome da barbearia.
Resolvemos investir em uma estrutura ampla, clean, com instalações elétricas
aparentes. Criar um ambiente para reunir os amigos, ouvir música, tomar
cerveja, jogar conversa fora e ainda cuidar do visual”, ambienta João.
Outra forma de oferecer
comodidade aos clientes é a disposição de um aplicativo mobile para
agendamentos de serviços e programa de fidelização na barbearia, otimizando o
tempo e evitando o uso de papel, cumprindo também com sua responsabilidade
ecológica.
Dos tradicionais aos mais ousados
Cortes e de penteados mais
pedidos nas barbearias e apostas para 2018.
Social: este penteado é ótimo
para homens de cabelo liso, cacheado e até crespo. O desenho dele é perfeito
para quem trabalha em um lugar mais formal e precisa seguir uma linha mais
clássica! Nas laterais e na parte traseira, o volume é menor e, depois, ele
cresce sutilmente no topo e na parte frontal.
Degradê: o cabelo curto com
degradê está entre os cortes de cabelo masculino em alta para 2018. Este tipo
de crop tem o comprimento perfeito para criar uma forma na sua cabeça: o estilo
skin fade nas laterais cresce sutilmente até o topo e também na altura da
testa. Este estilo é perfeito para homens que querem seguir um visual mais leve
mas, mesmo assim, querem continuar estilosos.
Textura e fios mais longos: neste
corte, você pode diminuir o tamanho dos os na parte inferior da cabeça e jogar
o restante do cabelo por cima, como se a franja caísse para o lado. Porém, tome
cuidado: esse tipo de corte só fica legal se você for um homem que tem muito
cabelo.
Undercut: é o corte que deixa os
fios bem baixos nas laterais da cabeça, às vezes até raspados com a máquina, e
mais volume de cabelo em cima da cabeça. Normalmente é feito com degradê no
tamanho dos fios. David Beckham e Brad Pitt estão entre os primeiros a adotar
esse corte.
Razor part: Inspirado em cortes
populares das décadas de 30 e 40, traz as laterais mais curtas aparadas com
máquina ou navalha e a parte de cima da cabeça com fios mais longos. O
diferencial é o risco da navalha em um dos lados, que marca a divisória de para
onde o cabelo será penteado.Está entre os preferidos dos jogadores de futebol.
Slicked back: Mais adotado por
homens com cabelos lisos, o corte traz como principal característica o cabelo
penteado para trás, com o cabelo aparado dos lados e comprido em cima.É
fundamental o uso de um finalizador, como gel ou pomada, para fixar o penteado.
Não para de crescer
De acordo com números revelados
pela Euromonitor International, empresa de pesquisa que monitora o setor de
beleza em 80 países, o mercado brasileiro de cuidados pessoais para homens
tende a seguir com um belo desempenho. Nos últimos cinco anos, o setor de
beleza masculina dobrou e deve continuar crescendo 7,1% ao ano até 2019, quando
deve se tornar o maior mercado do mundo na categoria, movimentando US$ 6,7
bilhões em vendas.
Serviço:
Endereço: Avenida Jovita Feitosa,
2170 - Parquelândia.
Telefone: (85) 3393-3230
Site: http://seujosebarbearia.com.br/
Instagram: @seujosebarbearia
Facebook: Seu José Barbearia
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