Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Arte] Inscrições abertas e gratuitas para o curso Quadrinhos em Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações


 
Estão abertas as inscrições para o curso Quadrinhos em Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações, da Universidade Aberta do Nordeste (Uane) da Fundação Demócrito Rocha (FDR) em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza.

A proposta é fornecer aos profissionais da educação, quadrinistas e pesquisadores os principais elementos da linguagem, particularidades e recursos dos quadrinhos, além de estimular o seu raciocínio crítico, criatividade e a imaginação.

Com 160h, na modalidade de ensino a distância (EaD), a iniciativa é gratuita e aberta para todo o País. O curso é composto por 12 fascículos, 12 videoaulas (com transmissão na TV O POVO / Canal Futura), 12 radioaulas (em podcasts no AVA e transmitidas pela rádio O POVO-CBN AM 1010), quatro webconferências, encontros presenciais e lançamentos de produtos voltados para a temática. Os inscritos receberão, ao término do curso, certificação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os fascículos serão encartados no O POVO, às segundas-feiras, de 9 de abril a 25 de junho. O tema da primeira edição é “As HQs e a Escola”, assinada por Waldomiro Vergueiro, que também é coordenador de conteúdo.  As videoaulas serão transmitidas às quintas, às 16h30min, e as radioaulas aos sábados, às 9 horas.

A coordenação geral é de Raymundo Netto, o projeto gráfico é assinado por Dhara Sena e as ilustrações de Cristiano Lopez.

O material estará disponível no site ava.fdr.org.br, onde também é possível conferir a programação e calendário completos.

Edição 1 – o Curso Básico de Histórias em Quadrinhos, do projeto HQ Ceará, lançado em 2016, foi premiado com o Troféu HQMix 2017, na categoria especial Grande Contribuição, considerado o mais importante na América Latina. O curso contou com 12 fascículos, 12 videoaulas, três cursos, seis oficinas, duas palestras e dois shows temáticos.

FASCÍCULOS E AUTORES

1 - As HQs e a Escola (Waldomiro Vergueiro)

2 – HQs: mídia parceira da pedagogia e do currículo (Cláudia Sales)

3 - A Linguagem dos Quadrinhos (Daniel Brandão)

4 – A Arte dos Quadrinhos (Weaver Lima)

5 – Quadrinhos no Contexto Digital: webcomics, HQtrônicas e HQ transmídia (Paulo Amoreira)

6 – Tiras em Quadrinhos (Paulo Ramos)

7 – Charges e Cartuns (Rozinaldo Antonio Miani)

8 – Mangás (Sonia Bibe Luyten)

9 – Revistas em Quadrinhos e Graphic Novels (Roberto Elísio dos Santos)

10 – Fanzines (Gazy Andraus)

11 – Literatura em Quadrinhos (Renata Farhat Borges)

12 - Uso dos Quadrinhos no Ensino da Cultura Negra (Nobu Chinen)


SERVIÇO:

Curso Quadrinhos em Sala de Aula: estratégias, instrumentos e aplicações
Inscrições gratuitas em  ava.fdr.org.br  

Nenhum comentário: