Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 8 de maio de 2020

ARTIGO] Odontologia aplicada em ambiente hospitalar


 
A Odontologia é atuante em ambientes hospitalares a algum tempo. Porém, ultimamente, viu-se a necessidade de atuação não apenas em centro cirúrgico através de pacientes vítimas de trauma ou outras urgências e emergências. Pacientes em unidade de terapia intensiva (UTI) também precisam desse serviço.

A Odontologia hospitalar é uma área de atuação do cirurgião dentista generalista ou especialista em ambiente hospitalar, que executa procedimentos de baixa, média ou alta complexidade em pacientes internados ou não, visando participar do processo terapêutico de cura ou de melhora de qualidade de vida, independentemente do tipo de doença que acomete o paciente.

A Odontologia hospitalar, apesar de não estar listada como especialidade do Conselho Federal de Odontologia (CFO), apenas como habilitação durante muito tempo, nos parece ser a melhor maneira de nomear este amplo fascinante campo da Odontologia. A atuação dos cirurgiões dentistas, neste universo muitas vezes desconhecido, se mostra de extrema importância, uma vez que o conceito de profissionais da área da saúde, como promotores da saúde na sua forma mais ampla, se encaixa perfeitamente neste perfil.

O exercício da Odontologia em âmbito hospitalar recebe a denominação ampla de Odontologia Hospitalar, que é na verdade Odontologia geral ou especializada realizada dentro de um hospital, mais especificamente e atuante em unidade de terapia intensiva.

Existe uma tendência inicial de relacionar os cirurgiões dentistas, que atuam na Odontologia Hospitalar já existente e consagrada, em especial os especialistas em cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial e os especialistas em Odontologia para pacientes especiais. Porém, isso tende a mudar. Outra tendência comumente relacionada à Odontologia Hospitalar é a priorização na realização de procedimentos em centro cirúrgico, o que muitas vezes é desnecessário, pois tratamentos paliativos e condutas terapêuticas diversas podem ser aplicadas com boa resolubilidade, melhorando o prognóstico do paciente internado.

Atualmente a odontologia se torna indispensável em um hospital generalista, além de já ser útil em um hospital de especialidades nas mais diversas situações, quer para o diagnóstico de doenças quer para terapias complementares e adjuvantes.


Profª. Ma. Raquel Bastos Vasconcelos
Professora do Curso de Odontologia da UniAteneu
Mestre em Ciências Odontológica


Conheça o Curso de Odontologia da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


Nenhum comentário: