A Metodologia da Pesquisa
Científica no Curso de Direito objetiva-se em fornecer ao aluno o
desenvolvimento do raciocínio crítico, expressar a sua opinião social e
política dentro de uma conjuntura social. A pesquisa busca a edificação do
conhecimento. A faculdade de Direito não pode ser um espaço ausente aos
problemas que os estudantes enfrentam após o término de sua graduação. Dessa
forma, a pesquisa deve estar inerente ao processo educacional e deve ser o
principal instrumento de aprendizagem no Ensino Superior.
A disciplina de Metodologia da
Pesquisa Cientifica, muitas vezes ofertada nos primeiros períodos da faculdade
de Direito, esbarra-se com alunos que apresentam uma ânsia de estudar matérias
especificas do curso e, por essa razão, muitos não entendem a importância da
disciplina, o que muitas vezes desperta pouco interesse do aluno. O papel do
professor dessa disciplina é despertar o interesse do aluno para a pesquisa e
fazer com que o aluno descubra a importância da disciplina para a sua formação
acadêmica.
Exige-se uma mudança de
postura frente a disciplina por parte do corpo docente para que através dela se
desenvolva as competências e habilidades como a capacidade de localizar e
selecionar as informações, compreender, elaborar e reelaborar o conhecimento respectivo
e, por fim, construir a pesquisa cientifica a partir de informações trabalhadas
objetivando-se o novo conhecimento.
Não há como o estudante
adentrar ao espaço universitário e permanecer inerte, sem produzir
conhecimento. O objetivo da universidade é oxigenar a sociedade por meio da
construção de novas ideias e debates, alterando de dentro para fora o ambiente
em que ele está inserido. O professor responsável pela disciplina de
Metodologia Cientifica tem que buscar despertar o interesse do aluno na
pesquisa, pois não existe aprendizagem sem a construção de conhecimento. É
preciso que ele acalme os ânimos e faça com que o aluno entenda a importância
da pesquisa na área que ele pretende atuar e assim, torná-lo sujeito ativo de
seu próprio conhecimento.
A sala de aula para a
disciplina de Metodologia da Pesquisa não pode mais ser apenas um espaço físico
em que o professor somente transmite conhecimentos aos alunos por um tempo
determinado. Ela necessita transformar-se no espaço em que os alunos efetivamente
aprendam e construam conhecimento.
Prof. Drª. Fernanda Sleiman
Professora do Curso de Direito
da UniAteneu
Mestre e Doutora em História
Contemporânea
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