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sexta-feira, 8 de maio de 2020

ARTIGO] A importância da disciplina de Metodologia Cientifica na faculdade de Direito


 
A Metodologia da Pesquisa Científica no Curso de Direito objetiva-se em fornecer ao aluno o desenvolvimento do raciocínio crítico, expressar a sua opinião social e política dentro de uma conjuntura social. A pesquisa busca a edificação do conhecimento. A faculdade de Direito não pode ser um espaço ausente aos problemas que os estudantes enfrentam após o término de sua graduação. Dessa forma, a pesquisa deve estar inerente ao processo educacional e deve ser o principal instrumento de aprendizagem no Ensino Superior.

A disciplina de Metodologia da Pesquisa Cientifica, muitas vezes ofertada nos primeiros períodos da faculdade de Direito, esbarra-se com alunos que apresentam uma ânsia de estudar matérias especificas do curso e, por essa razão, muitos não entendem a importância da disciplina, o que muitas vezes desperta pouco interesse do aluno. O papel do professor dessa disciplina é despertar o interesse do aluno para a pesquisa e fazer com que o aluno descubra a importância da disciplina para a sua formação acadêmica.

Exige-se uma mudança de postura frente a disciplina por parte do corpo docente para que através dela se desenvolva as competências e habilidades como a capacidade de localizar e selecionar as informações, compreender, elaborar e reelaborar o conhecimento respectivo e, por fim, construir a pesquisa cientifica a partir de informações trabalhadas objetivando-se o novo conhecimento.

Não há como o estudante adentrar ao espaço universitário e permanecer inerte, sem produzir conhecimento. O objetivo da universidade é oxigenar a sociedade por meio da construção de novas ideias e debates, alterando de dentro para fora o ambiente em que ele está inserido. O professor responsável pela disciplina de Metodologia Cientifica tem que buscar despertar o interesse do aluno na pesquisa, pois não existe aprendizagem sem a construção de conhecimento. É preciso que ele acalme os ânimos e faça com que o aluno entenda a importância da pesquisa na área que ele pretende atuar e assim, torná-lo sujeito ativo de seu próprio conhecimento.

A sala de aula para a disciplina de Metodologia da Pesquisa não pode mais ser apenas um espaço físico em que o professor somente transmite conhecimentos aos alunos por um tempo determinado. Ela necessita transformar-se no espaço em que os alunos efetivamente aprendam e construam conhecimento. 

Prof. Drª. Fernanda Sleiman
Professora do Curso de Direito da UniAteneu
Mestre e Doutora em História Contemporânea

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