Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 5 de maio de 2020

ARTIGO] E quando eu me formar?


 
Em 1993, formei-me em Administração na Universidade Federal do Ceará (UFC). Na saída da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), um amigo meu apresentou-me um livro intitulado “Reengenharia”, de Michael Hammer e James Champy. O que mais me intrigou nesse livro foi uma frase em sua capa: “Esqueça o que você sabe como as empresas devem funcionar. Quase tudo está errado”. Sobreveio um sentimento desolador de que tudo que eu havia sido instruído nos meus cinco anos de faculdade não valiam absolutamente nada.

Sem demora, depois daquela síntese provocativa, retomei o meu entusiasmo e iniciei a minha carreira profissional formado. No início, não havia bons empregos, não havia indicação, não havia grandes oportunidades. Era somente aquele ex-acadêmico com um diploma na mão e os conhecimentos adquiridos no ambiente universitário e os poucos estágios que eu havia participado.

Ouvi muito na minha trajetória profissional falações que na faculdade a gente não aprende nada. Ano passado, assistindo um vídeo no YouTube de uma profissional coaching, escutei a mesma afirmação e assim tirei algumas conclusões desses meus 27 anos de administrador, consultor e professor.

Primeiro, muito do que eu aprendi na faculdade foi a base para o meu conhecimento técnico hoje, porque o bom conhecimento profissional universitário não é um receituário de processos ou manuais que se aprende na sala de aula e se aplica diretamente na empresa em que você trabalha. Ele lhe permite construir conhecimento, estendê-lo, adaptá-lo a partir de um fundamento, de uma base que leva para novos patamares de soluções criativas e efetivas, e isso torna aquele ou qualquer jovem estudante em um especialista na sua área.

Oportunidades de emprego ou trabalho devem ser buscadas utilizando inúmeras estratégias. Se estamos fazendo o que todo mundo faz, igualamo-nos à maioria que está desempregada ou que não consegue um bom emprego porque está inapto. Apostar nossas fichas em políticas públicas eficazes de emprego revelou-se historicamente o caminho mais improvável de construção de uma carreira profissional. Temos que tomar uma atitude mais enfática na busca por uma colocação no mercado de trabalho e, se todas as portas aparentemente se fecharem, empreenda, monte o seu negócio, entre na economia criativa, crie uma startup. Em suma, não se entregue.

E por último, não frequente uma faculdade com a intenção de futuramente ganhar mais dinheiro. Assuma a postura de se tornar um grande profissional. Então, você será bem remunerado e sempre haverá alguém ou um grupo que reconhecerá a sua competência. Invista nas boas parcerias.

E quando eu me formar? Já me formei como muitos. Não dependo de governo ou de somente uma organização para garantir o meu integral sustento, como poucos, infelizmente. Uma dessas razões que me levou aonde eu estou é que eu me formei e o conhecimento adquirido na ambiência acadêmica, que não foi em vão, aprendi a utilizá-lo até hoje.


Prof. Me. Marcelo Coutinho de Almeida
Professor do Curso de Logística da UniAteneu
Mestre em Administração


Conheça o Curso de Logística da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/



Nenhum comentário: