Mulheres em profissões
historicamente masculinas, como mecânica, e em funções de liderança compõem
ambientes de trabalho dedicados à igualdade entre gêneros, como a Diageo.
Diversidade e tratamento
igualitário a mulheres e homens estão cada vez mais presentes nas políticas das
empresas e um dos efeitos disso é que as mulheres mostram mais e mais seus
talentos em profissões tradicionalmente ocupadas por homens, bem como em postos
de liderança. Essa é a realidade na Diageo, líder mundial na produção de
bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Ypióca, Tanqueray e
Johnnie Walker.
Atualmente, 39% dos 718
funcionários são mulheres e, considerando os cargos de liderança, esse
percentual sobe para 45% – 80 líderes são do sexo feminino. Em 2015, a área de
vendas tinha um total de 57 mulheres, número que saltou para 82 nos dias de
hoje. No Ceará, entre as pessoas em função de liderança, há 10 mulheres.
A mecânica e soldadora Tatiane
Nascimento, cearense de 27 anos, ilustra bem esse cenário. Ela teve contato com
a fábrica da Ypióca pela primeira vez em 2011, como soldadora de uma empresa
terceirizada. Em 2015, passou a ser contratada pela Diageo e segue na empresa
como mecânica. É a única mulher em uma equipe com mais de 15 homens e realiza
as mesmas atividades que eles, como concepção de peças e lubrificação de
materiais.
Para eliminar disparidades na
remuneração de seus colaboradores, em 2018 a empresa passou a usar os dados de
diversidade de gênero nas discussões de mérito e ajustes salariais, mostrando
aos gestores eventuais assimetrias entre homens e mulheres. Em julho daquele
ano, as diferenças foram extintas e hoje a margem é mínima, o que configura a
equidade salarial em toda a empresa.
Recentemente, o comitê de
diversidade da Diageo – composto por 25 pessoas, sendo 13 mulheres – teve papel
fundamental na reforma do escritório de São Paulo, em andamento, e da concepção
do projeto do novo complexo industrial no Ceará, em construção, garantindo
áreas de lazer democráticas e inclusivas.
O programa Learning for Life,
do Instituto Diageo, que forma bartenders gratuitamente, também tem um papel
relevante no fomento à diversidade. Entre 2018 e 2020, 340 mulheres foram
formadas e, desde 2019, a média nacional de presença feminina no projeto é de
cerca de 41%. Entre elas, está Gabriela Benevinuto, que fez o curso em Fortaleza
e diz que se encontrou na coquetelaria, após experiência anterior no ramo da
confecção. Gabriela formou-se em dezembro de 2018 e, no mês seguinte, criou a
Tropical Drinks e Coquetéis (@tropical.coquetel), desde então atuante no
mercado de eventos corporativos e festas.
Mulheres em números
Sobre a Diageo
A Diageo é líder mundial no
segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas
categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como
Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre
outras, e localmente as cachaças Ypióca e Nega Fulô. A Diageo é uma empresa
multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na
Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE).
Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu
desempenho, visite www.DIAGEO.com.br. Saiba mais sobre consumo responsável de
bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
Beba com Inteligência. Não
compartilhe com menores de 18 anos.
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