Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 6 de março de 2020

Março] Dia Internacional da Mulher: Aprendiz Agronegócio do CIEE atrai força feminina para atuação no campo


De acordo com o Centro de Integração Empresa-Escola, 35% dos contratos no programa correspondem a jovens do sexo feminino

Lançado pelo Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE em 2019, o arco de aprendizagem no Agronegócio tem demonstrado uma tendência de maior interesse das mulheres na área. Isso porque, do seu total de contratos, 35% correspondem a aprendizes do sexo feminino.

O índice do CIEE reflete uma realidade no setor. De acordo com o levantamento que antecipa o Censo Rural do IBGE a participação de mulheres na administração de propriedades rurais no Brasil passou de 10%, em 2013, para 30% no ano passado. Quando não são as principais responsáveis pelas propriedades, elas atuam como administradoras, dividem as atividades com um familiar ou estão sendo preparadas para assumir essas funções. O levantamento foi feito ao longo de 2017, com 2.090 agricultores e 717 pecuaristas de 15 estados e deve ficar pronto este ano.

Já de acordo com o levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Esalq-USP), o total de mulheres trabalhando no agro aumentou 8,3% de 2004 a 2015, com a participação feminina no agronegócio passando de 24,1% para 28%.

Sobre o Aprendiz Agronegócio

Os programas do CIEE voltados para o setor do agronegócio são três: Arco do Agronegócio, Mecanização Agrícola e Indústria da Carne. Com atividades práticas que vão ao encontro dos anseios das principais cadeias produtivas, os jovens aprendizes são envolvidos em todas as etapas do processo com a devida supervisão dos gestores diretos, estando aptos a realizarem as funções de forma plena ao final da capacitação. Destaque para a tecnologia presente no ramo, a chamada Agricultura 4.0, e a importância de se ter jovens em atuação - uma geração que, além de oxigenar a força de trabalho, adere facilmente a inovações.

CIEE 56 anos - Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 56 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de mais de  200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais:

Facebook | Instagram | Twitter | YouTube | Linkedin | www.ciee.org.br


5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE

1 - É uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.

2 - Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.


3 - É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes.


4 - É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.


5 - É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.



Nenhum comentário: