Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 4 de março de 2020

Março 2020] Saberes ancestrais da cultura popular são passados de vó para neta em espetáculo de teatro


Com acesso gratuito, peça segue temporada no Centro Cultural do Banco do Nordeste, no Centro de Fortaleza
  

Fotos: Tim Oliveira

Com texto de Ricardo Guilherme e direção de Pedro Domingues, nomes de referência das artes cênicas no Brasil, o espetáculo “Tempo Temporão – O Terreiro da Catirina” leva os saberes ancestrais femininos da Cultura Popular Tradicional, para o Centro Cultural do Banco do Nordeste em duas apresentações, nos próximos dias 12 e 13 de março, a partir das 18 horas.

A peça traduz a resistência feminina da cultura popular e suas adversidades, por meio de uma narrativa centrada nas experiências da trajetória de vida de uma vó, Catirina, e no repasse destes saberes ancestrais para a neta Pichititinha, interpretadas por Edneia Tutti e Amália Morais, respectivamente. Toda a marcação das cenas conta com a sonorização musical do músico Zéis.

Ao modo de uma saga, o espetáculo evoca e homenageia os sentimentos, emoções e lutas para a afirmação de uma identidade cultural. Um desejo de exuberância que motiva o fio de uma existência e que ultrapassa o tempo de uma vida, supera a barreira da morte e revive na descendência que perpetua tradições e esperanças. “A peça desperta no espectador o olhar e o saber feminino que a mulher tem na forma de tratar as coisas”, afirma o diretor Pedro Domingues.

O projeto cultural foi contemplado no VII Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor. Tem apoio cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Cultura. O apoio institucional conta com o Centro Cultural Dragão do Mar, Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBN), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Theatro José de Alencar. Agradecimento: Casa Absurda, Cia. Cordapés, Grupo Pavilhão da Magnólia, Cia. Prisma das Artes, Tecesol, Casa de Zoé, Bobox Produções e Grupo Estação de Teatro.

Elenco

Edneia Tutti, atriz licenciada em teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, e pelo Curso de Arte Dramática – CAD da Universidade Federal do Ceará – (1993). Integrou como atriz pesquisadora na Associação Radicais Livres (199 – 2005) e na Cia. Pã de Teatro (2007 – 2012). É doutora (2012) e Mestre em Educação (2007) pela UFC, com pesquisas na área teatral - processos de criação e formação do ator. É especialista em gestão e políticas culturais (Universitat de Girona e Observatório Itaú Cultural – 2017). Metodologia do Ensino das Artes (UECE – 2003) e Psicopedagogia (2001 – UECE). Integra o Grupo de Investigação em Arte, Ensino e História – IARTEH /UECE do Grupo de Pesquisa em Drama (IFCE).

Amália Morais, atriz e produtora teatral. Especializada em Gestão e Políticas Culturais pela Universitat de Girona (Espanha) e Itaú Cultural (2018). Licenciada em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (2015). É formada em teatro pelo curso Princípios Básicos de Teatro do Theatro José de Alencar (2009). No teatro, atuou nos espetáculos Prometeu (20140) do Habitat de atores; Tentativas contra a vida dela (2013), Dom Poder (2010) do grupo Expressões Humanas; A Menina dos cabelos de capim (2010) as Cia. Pã, das Antigas (2010) da Cia.; Vida Cênica, Circolar (2009) no TJA. Participou da residência artística Laboratório da Cena (2016) do Grupo Potiguar Clowns de Shakespeare. No audiovisual atuou nos filmes de curta metragem: Algo mais sobre a fala e o silêncio (2015) do diretor Felipe Camilo, Belizária (2016) com direção de Crasso Santiago.

Ficha Técnica

Texto: Ricardo Guilherme / @ricardoguilherme_rg

Direção: Pedro Domingues

Elenco: Amália Morais e Edneia Tutti @edneiatutti

Direção musical: Zéis @zeis_musica

Direção de arte:  @jomamarcelino

Iluminação: @wfacanha

Cenotecnia: @klebsonalberto @pedrodominguesce @jomamarcelino @rogerioferrazoficial

Produção executiva: @paulasilveira.ce @atelierdoimaginario

Assistente de produção: Edgleisson Sousa

Identidade visual e Fotografia: @tim_oliv

Assessoria de imprensa: @degagecomunicacao



Serviço:

Tempo Temporão – O Terreiro da Catirina

Classificação etária: 14 anos

Dias: 12 e 13 de março de 2020

Horário: 18 horas

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (End: R. Conde d'Eu, 560, Centro).

Acesso gratuito, sujeito à lotação. Retirada dos ingressos 1 horas antes do espetáculo.

Informações: 85 3209.3500


Nenhum comentário: