Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 3 de março de 2020

Março] Cineasta pernambucano Juliano Dornelles ministra oficina de dramaturgia e roteiro em Fortaleza


 
Ao todo serão realizadas sete oficinas de capacitação técnica na área do audiovisual em março e abril. As inscrições estão abertas no site do Cine Ceará: www.cineceara.com

O cineasta pernambucano Juliano Dornelles, que escreveu e dirigiu com Kléber Mendonça Filho o longa-metragem “Bacurau”, o filme brasileiro mais aclamado de 2019, ministra de 28 a 30 de abril, em Fortaleza, a oficina “Dramaturgia e Roteiro para Longa-Metragem Ficção”. As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de abril no site do Cine Ceará.

Na oficina, será proposta a construção de forma direcionada e coletiva através de discussões e relatos de experiência prática, caminhos alternativos na concepção de roteiros, pretendendo-se valorizar a autoralidade e a expressão pessoal para um cinema feito no Nordeste brasileiro. A atividade será dividida em três partes: leituras, discussões e, para encerrar, texto, som e imagem.

Esta é uma das sete oficinas de capacitação técnica na área do audiovisual realizadas em março e abril de 2020, que compõem o programa de formação do 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, ocorrido em 2019. As atividades serão realizadas no Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE), no Campus do Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC).

No site do festival de cinema também estão abertas as inscrições para as seguintes oficinas: Planejamento de Produção para Séries de TV, com Viviane Faria (inscrições até 10/03); Prestação de Contas Ancine/FSA, com Fernando Júnior e Rafael Rodrigues (até 13/03); Planejamento Estratégico em Cinema, com Bárbara Sturm (até 18/03); O Ambiente Regulatório, O Direito de Autor e o Fomento, com Paula Tupinambá (até 20/03); e Preparação de Atores, com Christian Duurvoort (até 16/04).

INSCRIÇÕES

Para se inscrever, basta acessar o site www.cineceara.com, escolher a oficina e efetuar o pagamento. O recurso arrecadado será direcionado à geração de receitas para retorno do investimento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade audiovisual no Brasil.

Algumas bolsas para as oficinas serão concedidas a alunos dos cursos de Artes da UFC e da Casa Amarela Eusélio Oliveira (CAEO). Para estes, antes da inscrição, os interessados devem participar da seleção, preenchendo a ficha que está disponível no site até dia 09 de março, com exceção da oficina de Juliano Dornelles, cujo prazo final para solicitação de bolsa é até 17 de abril. Os selecionados serão informados pelo e-mail utilizado para a inscrição.

As oficinas de capacitação técnica do 29º Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema são apresentadas pelo Ministério da Cidadania. Contam com o patrocínio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Agência Nacional do Cinema (ANCINE).  Apoio cultural: Universidade Federal do Ceará, Casa Amarela Eusélio Oliveira e CETREDE. Realização: Associação Cultural Cine Ceará, Remoinho, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania – Governo Federal.

SOBRE JULIANO DORNELLES

Nascido em Recife, Pernambuco, em 1980, Juliano Dornelles é diretor, diretor de arte e roteirista. No início dos anos 2000 formou com outros realizadores o grupo criativo Símio Filmes. Atuou, no começo de sua carreira, como cineclubista, escreveu e dirigiu curtas-metragens de ficção e videoclipes em formato digital. Desde 2004 é diretor de arte e colaborador criativo em projetos de realizadores como Kleber Mendonça Filho, Daniel Bandeira, Marcelo Pedroso e Leonardo Lacca.

Como diretor e roteirista, lançou em 2011 o curta “Mens Sana In Corpore Sano” no 64º Festival de Cinema de Locarno, onde ganhou Prêmio Especial do Júri e vários outros prêmios no Brasil. Em janeiro de 2015 rodou seu primeiro longa, “O Ateliê da Rua do Brum”, que se encontra em pós-produção. O longa-metragem “Bacurau”, com roteiro e direção de Juliano Dornelles e Kleber Mendonça Filho, tornou-se o filme brasileiro mais aclamado de 2019, alcançando a marca de 750 mil espectadores nos cinemas brasileiros, vencendo o prêmio do júri no Festival de Cannes e acumulando inúmeros outros prêmios em festivais internacionais (Munique, Lima, Milão, Sitges, entre outros). O filme também recebeu um enorme reconhecimento da crítica internacional e brasileira, sendo premiado pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e relacionado na prestigiosa lista dos 10 melhores filmes do ano pela revista francesa Cahiers du Cinema, ficando em 4º lugar.

SERVIÇO

Oficinas Dramaturgia e Roteiro para Longa-Metragem Ficção, com Juliano Dornelles (PE) – Inscrições até 24 de abril para a atividade que será realizada de 28 a 30 de abril no Centro de Treinamento e Desenvolvimento – CETREDE (Av. da Universidade, 2932 – Benfica, Fortaleza/CE). Horários: Dias 28 a 30/04 das 14h às 19h. Carga horária: 15 horas. Valor unitário: R$ 700,00. Vagas: 15 (para público em geral) e 05 (gratuitas para alunos dos cursos de Artes e da Casa Amarela Eusélio Oliveira). A atividade integra a programação de capacitação técnica do 29º Cine Ceará. Inscrições para esta e outras oficinas: www.cineceara.com. Informações: Associação Cultural Cine Ceará. Contatos: cursos@cineceara.com / (85)3261-0646 e (85)99114-1014.
  

Nenhum comentário: