Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 5 de março de 2020

Março 2020] Simpósio Transtornos da Infância debate nos dias 27 e 28 de março as diversas abordagens e os métodos terapêuticos para o atendimento a pessoas no espectro autista




Formato do evento permite a integração com a plateia através de palestras e oficinas, todas ligadas às terapêuticas e 
intervenções do autismo

Estudos mais recentes apontam que uma em cada 58 crianças esteja no Transtorno do Espectro Autista (TEA), designação atualmente usada para contemplar todos os problemas relacionados ao autismo.  Esse espectro traz variações de intensidade e características bem particulares para cada indivíduo, mas, no geral, é manifestado por meio de dificuldades no convívio social, comportamentos repetitivos e, em alguns casos, ansiedade e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

No Brasil, estima-se que existam cerca de seis milhões de crianças e adolescentes dentro do espectro autista. Um dado elevado e com grande impacto familiar, social e econômico que afeta o desempenho ocupacional das crianças no brincar, na participação social e na inclusão educacional, além de acarretar transtornos na sistemática familiar.

Para discutir e apresentar o que existe de mais recente nas abordagens terapêuticas e artísticas para o atendimento de autistas, será promovido em Fortaleza entre os dias 27 e 28 de março o I Simpósio Transtornos da Infância: A Expressividade do Universo Azul. O evento será realizado no Teatro Celina Queiroz e pretende reunir profissionais, estudantes, pesquisadores, pais e interessados nos temas relativos ao autismo. O Simpósio é uma iniciativa das clínicas HabiliTO e CONVIV – especializadas na medicina e na reabilitação pediátrica – e tem co-realização do Instituto da Primeira Infância (IPREDE), com patrocínio da Universidade de Fortaleza (Unifor). As inscrições para o encontro estão abertas no link: https://transtornosdainfancia.com.br/produto/inscricao/.


Nomes de Referência e abordagens práticas

Os profissionais de saúde têm cada vez mais se capacitado e se especializado no Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo pesquisas e estudos, desenvolvendo habilidades e oferecendo abordagens terapêuticas que atendam aos autistas e suas famílias em suas diversas necessidades. Essa tendência reflete-se na programação do Simpósio, que reúne na capital cearense grandes especialistas das diversas áreas da saúde (médicos neurologistas, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais) e da educação, da arte e da cultura (pedagogos, educadores físicos, arte-educadores), todos com larga experiência na atuação à pessoa no TEA.

A abertura do evento será feita na sexta-feira (27), às 17h30, com um painel multidisciplinar com o tema “Autismos e Diversidade Terapêutica”, com a participação do médico Sulivan Mota, diretor do Iprede; do psiquiatra Alexandre Aquino; do neuropediatra André Manganelli’; da fonoaudióloga Renata Haguette; da terapeuta ocupacional e psicóloga Edda Araújo; e da psicanalista Silvana Barros, com mediação do jornalista e pai de autista, Mauro Costa.

No sábado, dia 28, segundo dia do evento, o Simpósio será aberto às 8h30 com a palestra magna “Entendendo os Autismos’, com o médico psiquiatra e especialista no Espectro Autista, Dr. Caio Abujadi. Após a apresentação, os convidados poderão participar das 12 (doze) oficinas programadas, que trazem temas como integração sensorial, seletividade alimentar, inclusão escolar, terapia ABA, brincar, música, esporte e linguagem. A inscrição no evento permite a participação em até quatro oficinas. A programação completa pode ser acessada através do site oficial do evento: https://transtornosdainfancia.com.br/programacao/ .

“Quando pensamos no Simpósio, pensamos em um formato que possibilitasse uma participação ativa do público, trazendo discussões produtivas e consistentes sobre as várias áreas que devem ser trabalhadas no atendimento dos autistas. Isso porque compreendemos as singularidades do autismo e entendemos que não se pode generalizar atendimentos. Acreditamos que o encontro ajudará famílias e profissionais disseminado ainda mais conhecimento”, afirma Edda Araújo, presidente do I Simpósio Transtornos da Infância.


Serviço:

I Simpósio Transtornos da Infância – A expressividade do universo azul

Data: 27 e 28 de março

Horário: 1° dia - a partir das 17h30

2° dia – a partir das 8h30
Local: Teatro Celina Queiroz – Universidade de Fortaleza - UNIFOR)

Link de Inscrição: https://transtornosdainfancia.com.br/produto/inscricao/

Contato: (85) 3268-3001 ou do e-mail transtornosdainfancia@gmail.com


Nenhum comentário: