As empresas atualmente buscam
se tornar mais competitivas no mercado, o que torna o engenheiro de produção e
o profissional do Marketing grandes aliados das empresas nas batalhas pela
vantagem competitiva no mercado. Essa pode até ser uma das opções menos lembradas
quando as pessoas imaginam possíveis caminhos para um engenheiro de produção.
Mas, a verdade é que as duas áreas possuem muito mais em comum do que se pensa.
O conceito de Marketing
basicamente é o conjunto de esforços, técnicas e ferramentas que trabalham
junto para atingir o mercado. Resumindo, é fazer a ponte entre o produto e o
consumidor. De modo geral a Engenharia de Produção se dedica à concepção,
melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais,
informações, equipamentos, energia e maiores conhecimentos e habilidades, para
que utilizando desse conhecimento especializado em Matemática, Física e
Ciências Sociais, objetive aperfeiçoar processos e aumentar o lucro das
empresas.
Diante da necessidade do
mercado em encontrar profissionais capazes de fazer uma leitura de números e
dados para tomar decisão, ter um funcionário que consiga fazer uma
interpretação dos dados do Google Analytics e seus inúmeros indicadores, por
exemplo, contribui para o sucesso das campanhas. Analisar o número de acessos,
a taxa de rejeição, a visualização das páginas, a duração da visita, o
engajamento e a conversão durante a ação contribuem para que erros sejam
minimizados e, principalmente, que prejuízos sejam evitados. E o engenheiro de
produção torna-se aliado dos especialistas em comunicação, que definem a forma
das mensagens e têm a criatividade como seu diferencial.
Se para alguns profissionais
de comunicação esse movimento do mercado pode criar alguma insegurança, para os
que escolheram a área de exatas um novo mundo começa a se abrir. Como o
Marketing Digital não é a primeira opção de atuação, a ampliação do leque de
oportunidade começa a fazer a diferença na vida de muitas pessoas. A escolha
por esses profissionais é mais uma vantagem competitiva da empresa, do que uma
questão de colocar engenheiros e publicitários em confronto no mercado de
trabalho. Tem muito espaço no online para ser criativo e inovador, mas existe
uma área que cresce muito rápido, que é a parte de performance, que não é tão
criativa.
Podemos concluir que a
Engenharia de Produção visa produzir com qualidade, baixo custo e da melhor
maneira possível a fim de tornar a empresa mais competitiva, assim como o
Marketing, que busca satisfazer os consumidores visando também tornar a empresa
mais competitiva. A dificuldade é unir os profissionais, mas como vimos, os
dois trabalhando em conjunto significa maior força para a empresa se destacar
no seu mercado. Além disso, maior destaque aos profissionais que se comunicam
para crescer.
Prof. Me. Victor
Hugo Fernandes
Coordenador do Curso
de Engenharia de Produção da UniAteneu.
Mestre em
Administração de Empresas, especialista em Gestão de Projetos e engenheiro de
Segurança do Trabalho
Conheça o Curso de Engenharia
de Produção da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário