É fundamental que o professor
reflita sobre sua ação docente em sala de aula. A práxis é essa ação reflexiva
que se dá através de um processo de ação-reflexão-ação. Quando o professor
consegue estabelecer essa relação no seu cotidiano, ele aprimora sua
metodologia e sua didática. Portanto, devemos perceber a prática como algo
intrinsecamente associada à teoria, sendo, portanto, fundante essa relação na
formação docente.
A práxis docente só se efetiva
quando os professores conseguem agir de forma consciente sobre sua ação, pois
essa articulação entre teoria e prática irá transformar a realidade em busca de
um significado mais profundo para suas vidas pessoais e profissionais.
Além de refletir sobre sua ação,
é preciso que o professor esteja sempre buscando uma formação continuada como
forma de aprimorar constantemente seus conhecimentos, estabelecendo uma relação
direta entre a teoria e a prática que os possibilitará exercer a práxis em sua
profissão. No entanto, essa formação precisa está articulada à formação
inicial.
Segundo Pimenta e Lima (2011,
p.130), “a dinâmica de formação contínua pressupõe um movimento dialético, de
criação constante do conhecimento, do novo, a partir da superação (negação e
incorporação) do já conhecido”. Essa é uma formação que tem como objetivo
transformar a prática através de um processo de mudanças que envolvem o
trabalho e outros aspectos de vida pessoal e material.
Segundo Libâneo et.al (2006,
p.297), os professores são os responsáveis pela formação intelectual, afetiva e
ética dos alunos, por isso “necessitam ter consciência das determinações
sociais e políticas, das relações de poder implícitas nas decisões e as ações
levadas na escola e nas salas de aula”. Dessa forma, é preciso que os docentes
tenham uma formação que os proporcionem um desenvolvimento contínuo da
aprendizagem, baseado em seu aprender na profissão docente e na construção de
sua identidade, valorizando a formação social e contínua de sua profissão.
É preciso pensar a formação
inicial e continuada como momentos de um processo contínuo de construção de uma
prática qualificada que incorpora aspectos da diversidade, tendo um compromisso
social com a educação. Dessa forma, o docente poderá afirmar sua identidade profissional
e pessoal.
Referências bibliográficas:
LIBÂNEO, J. C. OLIVEIRA, João
Ferreira, TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e
organização. São Paulo, Cortez Editora, 2006.
PIMENTA, Selma G; LIMA, M. S.
Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Profª. Ma. Emanuelle Oliveira
da Fonseca Matos
Coordenadora do Curso de
Pedagogia da UniAteneu
Mestra em Educação e graduada
em Pedagogia
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