Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 6 de julho de 2020

ARTIGO] A importância da práxis na formação docente


 
É fundamental que o professor reflita sobre sua ação docente em sala de aula. A práxis é essa ação reflexiva que se dá através de um processo de ação-reflexão-ação. Quando o professor consegue estabelecer essa relação no seu cotidiano, ele aprimora sua metodologia e sua didática. Portanto, devemos perceber a prática como algo intrinsecamente associada à teoria, sendo, portanto, fundante essa relação na formação docente.

A práxis docente só se efetiva quando os professores conseguem agir de forma consciente sobre sua ação, pois essa articulação entre teoria e prática irá transformar a realidade em busca de um significado mais profundo para suas vidas pessoais e profissionais.

Além de refletir sobre sua ação, é preciso que o professor esteja sempre buscando uma formação continuada como forma de aprimorar constantemente seus conhecimentos, estabelecendo uma relação direta entre a teoria e a prática que os possibilitará exercer a práxis em sua profissão. No entanto, essa formação precisa está articulada à formação inicial.

Segundo Pimenta e Lima (2011, p.130), “a dinâmica de formação contínua pressupõe um movimento dialético, de criação constante do conhecimento, do novo, a partir da superação (negação e incorporação) do já conhecido”. Essa é uma formação que tem como objetivo transformar a prática através de um processo de mudanças que envolvem o trabalho e outros aspectos de vida pessoal e material.

Segundo Libâneo et.al (2006, p.297), os professores são os responsáveis pela formação intelectual, afetiva e ética dos alunos, por isso “necessitam ter consciência das determinações sociais e políticas, das relações de poder implícitas nas decisões e as ações levadas na escola e nas salas de aula”. Dessa forma, é preciso que os docentes tenham uma formação que os proporcionem um desenvolvimento contínuo da aprendizagem, baseado em seu aprender na profissão docente e na construção de sua identidade, valorizando a formação social e contínua de sua profissão.

É preciso pensar a formação inicial e continuada como momentos de um processo contínuo de construção de uma prática qualificada que incorpora aspectos da diversidade, tendo um compromisso social com a educação. Dessa forma, o docente poderá afirmar sua identidade profissional e pessoal.



Referências bibliográficas:


LIBÂNEO, J. C. OLIVEIRA, João Ferreira, TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo, Cortez Editora, 2006.

PIMENTA, Selma G; LIMA, M. S. Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.



Profª. Ma. Emanuelle Oliveira da Fonseca Matos
Coordenadora do Curso de Pedagogia da UniAteneu
Mestra em Educação e graduada em Pedagogia


Conheça o Curso de Pedagogia da UniAteneu. Acesse:http://uniateneu.edu.br/



Nenhum comentário: