Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 14 de maio de 2020

MAIO] Testes do coronavírus: Laboratório Argos esclarece os tipos de exames e lista diferenças e indicações


 
Em função da proliferação do Novo Coronavírus no Brasil, muitas pessoas têm procurado por testes para se certificarem se contraíram ou não a doença após o contato com alguém infectado. É inegável que a procura por laboratórios privados e atendimentos domiciliares aumentou. Só no laboratório Argos, empresa cearense de referência no segmento laboratorial que se destaca pela agilidade e tecnologia na aplicação de exames, a procura cresceu mais de 500% nos últimos dias.

Um dos testes mais comuns atualmente é sorológico, baseado na presença dos anticorpos produzidos pelo organismo frente à infecção. Esses exames são feitos no sangue e mostram se o paciente teve exposição ao vírus, podendo ser detectado principalmente após 14 dias da infecção. No entanto, os pacientes podem estar com o vírus sem desenvolverem a doença e os anticorpos, e mesmo assim agir como transmissores. Sendo assim, qual é o teste ideal para se fazer?


De acordo com Dr. Fábio Távora, Diretor Médico Associado do Laboratório Argos, para quem tem os sintomas vistos na Covid-19 (febre, dor de cabeça, falta de ar, ausência de paladar e olfato), o teste correto é o RT- PCR, que faz a detecção da doença a partir do material genético do vírus, coletado na nasofaringe do paciente. Com maior assertividade, ele deve ser feito na fase aguda da doença, idealmente entre os primeiros 4 a 8 dias de sintomas. O resultado do teste sai em 72h e a requisição médica para a realização é obrigatória.

"O PCR identifica pessoas infectadas até o 12º dia de sintoma. É um teste complexo, que depende de profissionais especializados e equipamentos importados. No Argos, estamos trabalhando com uma equipe de 10 profissionais para realizarem e analisarem cada um desses exames", explica Dr. Cleto Nogueira, patologista.

Mas para quem quer saber se já teve contato com o vírus no passado, o ideal é fazer um teste de sorologia do sangue. O exame é feito com amostras de sangue coletadas. A resposta dele é baseada nos anticorpos produzidos frente à infecção pelo novo coronavírus. "O Teste Sorológico serve para verificar se a pessoa tem anticorpos ativos para o novo coronavírus, mas não se aplica para o diagnóstico da doença ativa", explica Dr. Cleto Nogueira.

As orientações sobre qual teste deve ser feito e em que momento, devem ser sempre guiadas por um profissional da saúde. Para agendar o teste RT-PCR no Argos, basta entrar em contato pelos telefone (85) 3486-3150 ou (85) 99815-1616. O laboratório está realizando atendimento domiciliar e por drive thru.

Sobre o Argos

O Argos Patologia é o primeiro laboratório de anatomia patológica do Norte/Nordeste com selo de qualidade PACQ. Com uma média de 100 mil exames liberados anualmente, o laboratório conta com 12 unidades, sendo 10 em Fortaleza, uma em Sobral e outra no Cariri. Atuando em 5 especialidades médicas, o Argos presta mais de 10 tipos de serviços e exames, como Patologia Molecular, Citopatologia e Biópsias.


Nenhum comentário: