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quinta-feira, 14 de maio de 2020

ARTIGO] Educação formal em período de isolamento social


Você sabia que a definição de educação vai muito mais além do que o senso comum a define? Definir educação segundo os estudiosos não é tarefa fácil. A aprendizagem se dá desde o primeiro dia de vida, através da linguagem. Assim, sabemos quando começa o conhecimento, mas não quando termina, pois todos os dias aprendemos algo.

A educação é um processo de ensino e aprendizagem que permeia tanto o ambiente formal como informal. Quando falamos em ambiente formal de ensino, estamos nos referindo a ambientes institucionalizados, como escolas e faculdades. Já o informal está relacionado à troca de experiencias com os mais velhos ou mesmo conhecimentos adquiridos através de uma roda de conversa.

Quando nos deparamos com uma pandemia que requer um isolamento social, muitos são os desafios encontrados no âmbito educacional. Muitas são as indagações que surgem nesse momento: como as famílias poderão acompanhar o processo de ensino e aprendizagem das crianças durante esse período? Como o professor conseguirá ministrar aulas? Como o aluno irá, de fato, aprender nesse contexto? E que metodologias deverão ser utilizadas para que isso aconteça?

A solução foi encontrada nas aulas remotas ou vídeo aulas. A escola precisou se adaptar a essa nova realidade, proporcionando formação aos seus docentes, tornando-os capacitados para lidar com as novas ferramentas digitais. Todavia, muitos são os docentes que se recusam a fazer uso de tais ferramentas, o que contribui para o ensino falho. Passar atividades para que os pais ensinem em casa não é a solução. É preciso que o professor se faça presente nesse processo através de um contato mais próximo com seus alunos.

É preciso estabelecer uma parceria entre família e escola, tendo como foco principal uma aprendizagem eficaz e de qualidade, não apenas o cumprimento da carga horária letiva. Nesse momento, a educação formal passa por um processo de ressignificação, em que seu ambiente deixa de ser a sala de aula e passa a ser a casa dos alunos. No entanto, os pais não podem assumir o papel do professor, pois tal profissional é imprescindível na construção do saber.

Profª. Cristiane Aragão de Pontes Cabral
Professora do Curso de Pedagogia da UniAteneu
Mestranda em Ciência da Educação e especialista em Ciência da Educação e em Linguística Aplicada: Ensino de Língua Estrangeira

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