Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 14 de maio de 2020

ARTIGO] As indústrias vão superar os impactos da Covid-19


 
É possível verificar que a pandemia do novo Coronavírus lança diversos desafios para a sociedade. Nas cidades, os inúmeros tipos de negócios estão sendo desafiados a continuar suas atividades, mas desta vez, de maneira online, com recursos digitais e outras tecnologias, para muitos até então desconhecidas. Na perspectiva da indústria, também se buscam ações para minimizar os impactos e manter a sobrevivência.

É importante que a indústria seja eficiente e mantenha em melhoria contínua seus processos. Quando o mercado está aquecido, os bons processos aumentam a capacidade, por exemplo, e quando o mercado está em baixa, aumentam a produtividade e ajudam a reduzir perdas. E, para isso, destaca-se o uso das tecnologias de otimização de processos, que podem ser segmentadas em três grupos: as ferramentas Advanced Product Quality Planning (APQP) e Product Lifecycle Management (PLM), que fazem parte do grupo da Engenharia 4.0; b) o Lean Manufacturing, como otimização; e c) flexibilidade.

Com um olhar pós-crise, acredito que vão se reestabelecer primeiro os negócios que compreenderem os desafios e melhorarem as operações globais. Mais uma vez, destaca-se o fundamental papel da Engenharia para prover e aplicar métodos e ferramentas de conectividade, integração, engenharia e processos, onde a agilidade da informação será diferencial para a gestão tática das empresas. Este é o conceito da indústria 4.0: maximizar os resultados da empresa, aumentando a sua competitividade por meio de tecnologias habilitadoras, que a torne mais conectada e mais orientada aos dados.

Aplicar tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 (Computação em Nuvem, Simulação e Digital Twin, Inteligência Artificial, Manufatura Aditiva e Realidade Aumentada) requer investimentos que podem ser de baixo, médio ou alto custo. Por isso, é importante construir um RoadMap, para a Indústria 4.0, além de entender a maturidade do processo produtivo e ver quais ferramentas se aplicam. Na maioria das vezes, aplicar ferramentas simples, de baixo custo ou zero custo, aumenta a produtividade e em todas as empresas existe um oceano de oportunidades.

Prof. Me. Victor Hugo Fernandes
Coordenador do Curso de Engenharia Civil da UniAteneu
Mestre em Administração de Empresas com pós-graduação em Engenharia da Segurança do Trabalho e em Gestão de Obras

Conheça o Curso de Engenharia Civil da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/


Nenhum comentário: