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quinta-feira, 14 de maio de 2020

ARTIGO] Reflexões sobre uma educação pós-pandemia: resgatando o espírito da escola


 
O mundo entrou recentemente em um momento delicado e, aparentemente, novo com a pandemia ocasionada pela Covid-19. Digo aparente, pois a humanidade já passou por outros momentos assim, sendo o último, no inicio do século XX com a gripe espanhola. O caos, o desespero e as estruturas sociais em colapso demonstram o quanto não aprendemos com essa experiência passada, o que nos leva a crer, a urgência de agora, termos um novo olhar sobre o nosso atual contexto sócio-histórico-cultural. Aqui, neste breve texto, coloco-me no exercício de (re) pensar a educação e convido os (as) leitores (as) a se colocarem, também, nesse movimento comigo.

Passeando pelos feeds de notícias do Instagram, encontrei uma frase postada pelo educador português e fundador da Escola da Ponte, José Pacheco, que me chamou muita atenção. O professor Pacheco dizia: “O isolamento social já é uma prática nas salas de aula hoje”. Parei, refleti e concordei com sua opinião. De fato, grande parte das instituições escolares e de ensino superior desvirtuaram-se totalmente da finalidade educativa.

Transformaram-se em espaços frios, onde o que se ensina não acontece na prática. Crianças e jovens adentram em uma espécie de regime onde a dúvida, o erro, a curiosidade e a corporeidade são esquecidas e suprimidas, dando ênfase, quase que unicamente, ao aspecto cognitivo, esquecendo que possuímos uma pluralidade de dimensões (cognitiva, moral, sensorial, sentimental, espiritual, social, política, etc.). Sua arquitetura e dinâmica de funcionamento lembram prisões, onde cerceiam os espaços, definem e delimitam o tempo para tudo.

A escola se torna chata, pois é coerciva em suas metodologias que não respeitam as demandas e necessidades das crianças e jovens, obrigando-as a saberem ler, escrever, e realizar operações matemáticas em uma “idade certa” sem dar significado a tudo isso, preocupando-se apenas com notas e índices. Essa preocupação com o produto, com a nota, acaba gerando uma educação pautada na memorização, no “decoreba”, pois os (as) estudantes para darem conta das demandas de produzirem bons resultados, acabam entrando nesse ciclo destruidor da aprendizagem. Conteúdos e temas desconexos com a realidade e o contexto de vida dos (as) estudantes, quando tratados dessa forma, não geram significado e nem sentido para aprender, e, assim, estimulam o “decoreba”, a evasão escolar e o desinteresse no processo formativo.

Apesar do discurso mecânico em defesa de uma escola construtivista e de ter os (as) estudantes como figuras principais do processo formativo, a escola trata-os como “vasos vazios” e sujeitos passivos. A escola se torna vazia, apesar de lotada de matrículas, resume-se, assim, à figura de um prédio. Esquecemos que a vivacidade e finalidade desse espaço vem das pessoas.

As escolas e instituições de ensino superior devem ser espaços para a interação social, a produção de conhecimento e de prazer. As interações sociais na escola geram aprendizagens fundamentais no desenvolvimento pluridimensional da criança. Os conflitos, as relações afetivas e as amizades são importantes para o desenvolvimento de uma consciência social, coletiva, fraterna e interpessoal.

A busca pela produção de conhecimento deve tomar o lugar das aulas. A aula tradicional aniquila o poder criativo e ativo do sujeito da aprendizagem. Sufoca a curiosidade analítica das crianças que buscam naturalmente saber o porquê das coisas e as consequências dos fatos. Trocar a metodologia da aula pela pesquisa é necessário para concretizar o discurso do (a) estudante como sujeito ativo e central do processo formativo. É superar o entendimento de que a criança, o (a) jovem é uma “lousa em branco”. É dar sentido e significado ao aprender para que possam perceber que tais saberes reverberam em sua vida na sociedade. É empoderar com as suas potencialidades de construir conhecimentos.

Para isso, o (a) professor (a) deve assumir-se como sujeito reflexivo e não detentor (a) da verdade; orientador (a) e não ditador (a). Acompanhar de perto, deixar a criança fazer, errar, perguntar e até mesmo discordar. O (a) verdadeiro (a) educador (a) é aquele (a) que faz “com” e não “para”. É inclusivo e estimula a criança e o (a) jovem a tomar posse do saber. Assume o desafio de trabalhar com a coletividade, mas sem deixar de lado as especificidades de cada individualidade. Eis o grande desafio.

Isso poderia trazer o prazer, a alegria de volta à escola, pois seria, realmente, um espaço do ser, do fazer, do sentir, do aprender. Teria vida com o empoderamento e protagonismo de todos (as) que estão envolvidos (as) no processo formativo. O engessamento curricular, arquitetônico e organizacional daria lugar à produção orgânica do saber.

Durante esse momento de pandemia, escolas, professores (as), estudantes e as famílias estão sentindo imensa dificuldade com as chamadas aulas remotas. De fato, um modelo formativo que não tem se mostrado eficaz no regime presencial, não seria assertivo no modelo virtual. É preciso repensar novos formatos e novas metodologias.

A pandemia nos mostrou o quanto devemos avançar, no que tange o entendimento da finalidade da educação. Passa o tempo, passam gestões, passam pessoas e continuamos promovendo o isolamento social na escola; o isolamento da aprendizagem quando focamos apenas na “ensinagem”; o isolamento da educação nos livros e teses, pois no mundo real, no mundo fora dos livros, a teoria e a pratica não se tornam práxis.

Tomara que a vivência nessa pandemia livre as escolas e as instituições educativas do faz-de-conta pedagógico, na qual continuaremos dando aula fazendo de conta que ensinamos e os (as) estudantes fazendo de conta que aprendem. Sei que não é fácil e entendo o tamanho do desafio, mas precisamos de um primeiro passo. Urge o tempo de sair do isolamento e nos encontrarmos, famílias, estudantes, professores (as) e gestores (as), para juntos concretizar uma educação mais amorosa, coletiva, produtora de conhecimento, comprometida com a sociedade e com a formação pluridimensionalidade dos sujeitos.


Prof. Dr. Francisco Jahannes dos Santos Rodrigues
Professor do Curso de Pedagogia da UniAteneu
Doutor em Educação Brasileira

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