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quinta-feira, 14 de maio de 2020

ARTIGO] Fazer atletismo numa escola pública: uma luta e conquistas!


 
O esporte brasileiro e, principalmente, o amador tem construído no decorrer dos anos um grande e importante legado alicerçado nas quadras, campinhos e pistas de atletismo das escolas e, sobretudo, as públicas desse Brasil adentro. O município de Horizonte vem há alguns anos fazendo um trabalho interessante na modalidade de atletismo, tendo como principal objetivo promover a modalidade como meio de inclusão social, buscando descobrir talentos, melhorar o nível técnico, com especial atenção aos alunos que se destacam nos testes físicos que acontecem nas aulas de Educação Física.

Um importante celeiro das descobertas para as equipes de atletismo no município está num projeto que acontece numa escola municipal localizada na periferia, onde desde a década de 1990 tem colocado inúmeros alunos/atletas nas seleções cearenses que representam o estado em eventos nacionais, tendo conquistado campeonatos em várias categorias da modalidade, tendo a expressão maior dessa representação com os integrantes dos anos finais do Ensino Fundamental, que foram enviados, inclusive, representantes para os Jogos Escolares da Juventude a vários anos.

A Escola Municipal Dione Pessoa, onde essa atividade acontece, conta com adolescentes da comunidade do Diadema II, e abre a possibilidade de atender alunos/atletas de outras localidades. O processo de formação do aluno/atleta deve ser uma conquista vista a partir de três importantes focos: o técnico esportivo, o fortalecimento das atividades escolares e, principalmente, enaltecer as posturas desses seres em ebulição para a vida e o exercício pleno da cidadania. Procura-se motivar todos esses jovens sem distinção, pensando em estratégias para não gerar a exclusão de alguns ou a rotulação do “melhor” e do “pior” entre os atores praticantes. Todos têm um papel importante nessa luta cotidiana!

As dificuldades encontradas no decorrer das atividades tais como locais apropriados para treinar, equipamentos e implementos de difícil aquisição, as lutas para os acessos às competições e, o principal obstáculo, tempo para realizar os treinamentos sem prejudicar os horários de aulas e os estudos no contra turno. Agora, o caminho para o êxito nesta atividade está em entender a lógica dessa conjuntura e ter a confiabilidade dos pais e/ou responsáveis, o apoio decisivo do núcleo gestor e o interesse/motivação desses adolescentes com suas habilidades motoras por elas utilizadas no dia a dia.

O grande intuito dessa proposta é destacar a função que o esporte vem ocupando como ferramenta educacional e social, colaborando decisivamente na formação de cidadãos íntegros e colaboradores onde o mais importante é compreender que os investimentos nessa área podem estabelecer de forma concreta o fluxo multidirecional com a sociedade, devido aos efeitos dessas práticas, diretamente, na prevenção à violência e à exclusão social. O fazer atletismo nas escolas públicas é uma brava luta, mas compensa!

Prof. Me. Franklin de Freitas Lopes
Professor do Curso de Educação Física da UniAteneu
Mestre em Planejamento e Políticas Públicas


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