Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Evento] Comida di Buteco deve aumentar em até 50% faturamento dos estabelecimentos participantes em Fortaleza

  
O Comida di Buteco chega nacionalmente à maioridade em 2017. O evento, que começou como uma brincadeira dentro de um programa de rádio em Minas Gerais, abrange atualmente 20 cidades em todo o país. Fortaleza entrou pela sétima vez no calendário do concurso e vem se consolidando como um dos locais estratégicos. “Eu costumo dizer que uma cidade leva de cinco a oito anos para o nosso evento dar certo. Fortaleza está justamente nessa faixa e os resultados desse ano devem seguir a tendência de aumento. Em 2017, a expectativa é de aumento de 30 a 50% no movimento e faturamento dos botecos”, destaca Ronaldo Perri, diretor geral do evento. Ao longo dos anos, o concurso foi construindo uma relação sólida com público, botecos e patrocinadores. “Temos como regra não depender do poder público para realizar o Comida di Buteco. Assim nosso foco é buscar patrocinadores que abracem a ideia e entendam a missão do concurso de transformar vidas”, complementa.



A estratégia para atrair patrocinadores se baseia na construção de relacionamento. Segundo Ronaldo, quando o concurso se modelou como negócio, alguns patrocinadores não entendiam a dinâmica já que os botecos participantes são apresentados, mas não obrigados a adquirir produtos dos patrocinadores. “Eles percebem que é melhor para a marca estar no concurso. É um patrocínio diferente do que, por exemplo, estampar sua marca do evento. Nós mostramos como o produto pode estar no boteco. Por exemplo, a Trident é um chiclete consumido quando as pessoas vão pagar a conta, no impulso. Estimulamos os estabelecimentos a orientarem os garçons a levarem o produto ao cliente quando trazem a conta, por exemplo. Isso já é uma forma de impulsionar a venda”, destaca Ronaldo.

Localizado no Centro, o bar O Camocim é um exemplo de boteco impulsionado pelo concurso. O proprietário José Romildo Sousa e Silva ressalta o aumento nas vendas durante o período. “Meu estabelecimento sempre enfrenta dificuldades nos primeiros meses do ano. O Comida di Buteco acaba sendo o nosso ano novo. O movimento aumenta quase 50% na época do concurso. Participo desde a primeira edição e posso dizer sem sombra de dúvidas que meu estabelecimento só cresceu. Quando comecei, a estrutura era bem tímida. O banheiro do estabelecimento era ao lado da cozinha. Realizamos melhorias estruturais que só foram possíveis graças ao concurso”, comemora.

Segundo Romildo, o concurso também ajuda no relacionamento com patrocinadores. “Muitos deles sequer sabiam da existência do meu estabelecimento. O concurso acaba aproximando dessas marcas, que apresentam boas condições de venda e estreitam o relacionamento. Algumas até promovem ações durante o concurso, como a Teachers, que está dando um copo de brinde a cada duas doses consumidas. Além disso, o bar acaba sendo divulgado e conhecido por mais pessoas”, explica.

Produtos derivados

O Comida di Buteco criou outros produtos de relacionamento com o público e fornecedores. Em Belo Horizonte, todos os anos acontece a Saideira, festa de encerramento do concurso. Ela surgiu pequena, sendo realizada sempre em um dos participantes. “Em 2002, fizemos uma parceria com a Globo. Na época, a novela O Clone estava no auge e a personagem Dona Jura, que era dona de boteco, compareceu ao evento. tivemos mais de 2.000 pessoas no boteco naquele dia. Desde então a festa cresceu muito. Esse ano, teremos a presença de mais de 50 botecos, além de atrações musicais”, explica Ronaldo Perri. Outro produto de sucesso são as caravanas. “Essa modalidade nós dificilmente vendemos. Utilizamos como forma de relacionamento. Realizamos em todas as cidades, com formadores de opinião e patrocinadores estratégicos. A ideia é fazer com que conheçam os botecos, entendam a lógica e possam se transformar em público”,  complementa.

Sobre o Comida di Buteco

O concurso Comida di Buteco acontece até 07 de maio em Fortaleza. O tema da edição 2017 é o cereal, que deve estar presente nos petiscos. Pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90. Nacionalmente o concurso que pretende levar quase 5 milhões de apaixonados por butecos às urnas  dos mais de 500 concorrentes, em 20 cidades, para eleger o MELHOR BUTECO DO  BRASIL.

Em 2016, o concurso teve 450 mil votos homologados  nas 20 cidades participantes (ou seja, pessoas que experimentaram os petisco e preencheram a cédula de forma correta), gerando uma cadeia de valor de R$ 120 milhões (mídia espontânea e principais insumos comprados pelos botecos). Além disso, são impactadas mais de 4 milhões de pessoas diretamente nos butecos. Nacionalmente, foram gerados 6.000 empregos direta e indiretamente.

O sucesso das edições anteriores chama atenção de diversas marcas, o que faz o concurso ser 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como plataforma de desenvolvimento de suas marcas. Nenhum buteco paga absolutamente nada para participar.

Em 2017, o concurso é apresentado por Teacher’s, tem como cerveja oficia: Devassa. Os patrocinadores são McCain, Trident, Getnet  e MasterCard. A promoção é de TV Verdes Mares e Perdigão. O apoio é feito por Tabasco, Hellman’s, Chandon, Odhen by Teknisa, Diário do Nordeste,  Abrasel, Hotel Sonata de Iracema e Senac. A apuração fica por conta da Vox Populi.

Nas redes sociais, o Comida di Buteco também é um fenômeno. Ano passado, foram 1,2 milhões de acessos ao site, 85 mil downloads do aplicativo, 11 milhões de visualizações na página do Facebook e 5 milhões de pessoas alcançadas. A participação de um instituto de pesquisa também ajuda a atrair marcas. Graças ao trabalho do Vox Populi, por exemplo, se chegou ao dado de que 58% do público que teve votos homologados nos dos botecos participantes é feminino. Isso atraiu o apoio da Chandom, que continua junto do concurso em 2017.


Em junho, uma comissão de jurados escolhida, especificamente, para essa missão, vai visitar os 20 campeões de cada cidade para eleger o melhor dos melhores. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo público e jurados. E a eleição do melhor do país, validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do BRASIL.

Nenhum comentário: