Desenvolvida com tecnologia IBM
Watson, a ferramenta é inédita no setor de construção civil brasileira
Um aplicativo pensado e desenvolvido
a partir das necessidades de seus usuários, esse é o Meu MRV. A construtora
apresenta ao mercado uma ideia pioneira e sai na frente como a primeira empresa
do setor da construção civil a oferecer um App voltado para o relacionamento e
atendimento ao cliente, utilizando inteligência artificial. A ferramenta foi
estruturada com o objetivo de melhorar constantemente a experiência do usuário,
e conta com a tecnologia IBM Watson, uma plataforma cognitiva que analisa
grandes volumes de dados e, a partir disso, gera respostas para as solicitações
feitas no App. A solução foi construída na plataforma hospedada na nuvem IBM
Bluemix, utilizando serviços cognitivos (APIs) do sistema Watson.
A Maria Rosa, atendente virtual
criada pela MRV, vai interpretar o contexto das situações e formular respostas.
À medida que evoluir a interação com a mascote, o sistema aprende mais e vai se
aperfeiçoando com o conteúdo de interesse dos clientes MRV. Todas as perguntas
feitas pelos usuários são analisadas e utilizadas na aprendizagem do Watson,
com isso, ele absorve e passa a ser mais eficiente em suas respostas.
“Provavelmente a ferramenta não terá dificuldades para responder dúvidas, mas
isso pode acontecer, especialmente considerando que a MRV é a primeira
construtora no Brasil a usar o sistema. Nesse caso, o que o cliente digitar
será enviado para a equipe da construtora, que incluirá a resposta no
aplicativo”, informou o diretor de Tecnologia da Informação da MRV, Reinaldo
Sima.
A ferramenta foi pensada e
desenvolvida com a ajuda dos clientes, que participaram ativamente da concepção
do App. “Fizemos isso através de uma das mais atuais e inovadoras metodologias
de desenvolvimento de produtos e serviços, o Design Thinking. Nesta abordagem,
o foco é a experiência do cliente: ele é imerso no projeto com o intuito de
obter uma visão mais completa na solução dos problemas e, dessa forma, é
possível identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis de transpô-las.
Buscamos dar respostas aos principais pontos juntamente com os clientes, sempre
validando e testando as alternativas. O resultado deste trabalho foi uma lista
de soluções que estarão no Meu MRV”, revela Sima.
Funcionalidades
No App, o usuário poderá acionar
a Maria Rosa Vaz, personagem criada pela MRV para se relacionar com os
clientes, para as solicitações. Ela terá a missão de ajudar os usuários 24
horas por dia. A atendente virtual também auxiliará os clientes a navegar de
maneira prática na ferramenta, sem ter que passar por vários menus.
O usuário poderá fazer perguntas
do tipo “Qual a etapa da minha obra?” ou “Como faço para emitir segunda via de
boleto?”. Ao fazer esses e outros questionamentos, o cliente será imediatamente
redirecionado para a tela com a informação correspondente.
O App também possibilitará
acompanhar por meio de fotos e vídeos a evolução da obra do apartamento
adquirido, registrar e acompanhar solicitações, consultar o extrato de
pagamentos, copiar o código de barras do boleto e ainda acessar os comunicados
enviados pela MRV. A ferramenta ainda permitirá ao usuário solicitar
assistência técnica utilizando como recurso adicional a inclusão de fotos e
vídeos para melhorar o processo de atendimento.
As informações também vão chegar
ao cliente de forma ativa. Ele será avisado via Push (mensagens enviadas pelos
aplicativos) em seu smartphone sobre eventos importantes que precise saber. O
proprietário será informado automaticamente, por exemplo, sobre a conclusão de
uma etapa específica da obra do seu empreendimento. “Atualmente, a maioria dos
clientes possuem smartphones e esperam que possam resolver seus problemas
rapidamente. O Meu MRV vai se tornar o principal ponto de contato entre a MRV e
o nosso consumidor. A principal inovação é o cliente dispor desse contato
digital totalmente concebido com foco nas suas principais necessidades. Com o
uso do App, ele poderá resolver as questões de maneira mais rápida e fluida”,
finaliza Reinaldo Sima.
A MRV Engenharia
Fundada em outubro de 1979, em
Belo Horizonte, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis
econômicos. Em 37 anos de atividades, vendeu mais de 300 mil unidades. É a
única construtora brasileira presente em mais de 140 cidades de 20 Estados do Brasil
e no Distrito Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário