Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Teatro] MONÓLOGO A LISTA ABRE PROGRAMAÇÃO DE 2017 DA CAIXA CULTURAL FORTALEZA


O texto da autora canadense narra a história de uma mulher metódica, que anota suas obrigações diárias em uma lista, interpretada por Clarice Niskier

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, nos dias 7 e 8 de janeiro de 2017, o monólogo A Lista. Com texto de Jennifer Tremblay, autora consagrada no Canadá, a peça estreou em setembro de 2014, no Teatro Eva Herz, São Paulo. Em setembro, o espetáculo esteve em minitemporada na CAIXA Cultural Curitiba. O monólogo é dirigido por Amir Haddad e protagonizado pela atriz Clarice Niskier, indicada três vezes ao Prêmio Shell de Melhor Atriz, sendo a vencedora em 2007, com a premiada peça A Alma Imoral.
A Lista apresenta uma mulher casada, dona de casa, mãe de três filhos, que vive em um pequeno vilarejo no subúrbio canadense. Ela narra a história com Caroline, sua vizinha. Caroline está morta e, por um descuido, a narradora não colocou em sua lista diária um pedido importante que Caroline lhe fez. Esse descuido seria a causa de sua morte? A narradora passa por uma comovente transformação depois da morte de Caroline.
A peça, com uma simplicidade profunda, é universal. Quantos de nós, por falta de tempo, deixamos de atender a um pequeno pedido do outro? Por falta de tempo deixamos de visitar um amigo querido? Por falta de tempo terceirizamos a criação dos filhos? Por falta de tempo, não vivemos mais com os amigos?
Com um texto inteligente, em forma de lista, Jennifer Tremblay trata de nossa contemporaneidade. Fala sobre a indiferença, sobre a nossa obsessão produtiva, sobre como anda a distribuição de afetos em nosso mundo moderno. Um olhar, uma atenção, um tempo, às vezes nos salva.

Sobre Clarice Niskier: A atriz estreou no Teatro Tablado em 1981, na peça Tambores na Noite, de Bertold Brecht, sob a direção de Dina Moscovitch, no Rio de Janeiro. Em seguida, foi convidada a participar da peça Porcos Com Asas, de Mauro Rádice e Lídia Ravera, sob a direção de Mario Sérgio Medeiros, interpretando a sua primeira protagonista, em 1982, no Teatro Cacilda Becker.
Nos anos 90, atuou na peça Bonitinha, Mas Ordinária, de Nelson Rodrigues, sob a direção de Eduardo Wotzik e em seguida na peça Confissões das Mulheres de Trinta, texto coletivo, sob a direção de Domingos Oliveira. Com estes dois diretores desenvolveu uma longa parceria. Com Eduardo Wotzik fez também Yerma, de Federico Garcia Lorca, Tróia, de Eurípedes, que lhe valeu as indicações para os Prêmios Shell e Mambembe de Melhor Atriz em 93 e seu primeiro monólogo: Um Ato Para Clarice, coletânea de textos de Clarice Lispector.
Em 2006, sua atuação em Tudo Sobre Mulheres, de Miro Gavran, sob a direção de Ticiana Studart, lhe rendeu a sua segunda indicação para o Prêmio Shell de Melhor Atriz, em 2006. Com A Alma Imoral, ela recebeu indicação para vários prêmios, entre eles, os Prêmios Eletrobrás de Melhor Espetáculo, Melhor Atriz e Melhor Figurino. Este espetáculo lhe rendeu sua terceira indicação para o Prêmio Shell de Melhor Atriz, sendo a ganhadora deste prêmio em 2007, além do Prêmio Qualidade Brasil de Melhor Atriz - Drama SP em 2008.

Ficha Técnica:
Autora: Jennifer Tremblay
Tradução: Risa Landau
Direção Geral, concepção cênica e interpretação: Clarice Niskier
Direção Artística: Amir Haddad
Cenário: Luis Martins
Figurino: Kika Lopes
Iluminação: Aurélio de Simoni
Música Original: José Maria Braga
Preparação Vocal: Rose Gonçalves
Direção de Movimento: Márcia Feijó
Preparação Corporal: Mary Kunha
Visagismo: Rose Verçosa
Programação Visual: Carol Vasconcellos
Fotos divulgação: Dalton Valério
Direção de Cena: Javier Pared
Operador de Luz e Som: Carlos Pereira
Coordenação Geral: José Maria Braga
Realização: Niska Produções Culturais Ltda

Serviço:

Teatro: A Lista
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 7 e 8 de janeiro de 2017
Horários: sábado, às 18h e 20h | domingo, às 17h e 19h
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos:  R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Vendas a partir do dia 06/01 , das 10h às 20h, na bilheteria do local
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais
Serviço de manobrista gratuito no local

Informações gerais | Bilheteria da CAIXA Cultural Fortaleza:

(85) 3453-2770

Nenhum comentário: