Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 31 de março de 2017

Projetos] PMDAY chega a Fortaleza com temas atuais do universo do gerenciamento de projetos


Inovação Social, Metodologias Ágeis e Parcerias Público-Privadas são alguns dos assuntos abordados na programação do evento, que acontece no dia 8 de abril, no auditório da Unichristus (Dionísio Torres)

Seguindo o calendário anual do PMI-CE (Project Management Institute – Chapter Ceará), o PMDAY, que acontece no próximo dia 8 de abril, de 8h às 17h, é o principal evento do primeiro semestre, que tem o objetivo de fomentar o mercado por meio da capacitação, tanto de jovens profissionais quanto de estudantes. O encontro também promove debates como forma de buscar novas perspectivas e entendimentos, unindo ideias e exemplos práticos, a partir da abordagem de temáticas procuradas na atualidade quando se pensa em gerenciamento de projetos.

Para tanto, o PMDAY convidou profissionais cearenses, bem como profissionais de outros estados, como é o caso de Fábio Cruz, de Curitiba, e Camila Scramim Rigo, de São Paulo, ambos profissionais de referência em suas respectivas áreas de atuação.

O evento será realizado no auditório da Unichristus, no Campus Dionísio Torres e é aberto ao público, tanto para filiados quanto para não-filiados do PMI-CE. Os participantes receberão certificado.


Sobre as palestras:

Parcerias Público-Privadas, com André Barbosa

Em um cenário de ajuste fiscal e limitação de disponibilidade de financiamento público para investimento em infraestrutura, os projetos de concessão e parceria público privada assumem um papel estratégico para o Brasil. O sucesso em desenvolver projetos viáveis depende da maior maturidade na gestão dos grandes projetos Brasileiros em todas as suas fases, em especial na fase de preparação de estudos e modelagem.

Inovação Social, com Emanuelly Oliveira

Na era do avanço tecnológico e que a instabilidade financeira e social tomam lugar, surgem oportunidades em meio às dificuldades da vida moderna. O incentivo a inovação e a criatividade cria uma geração de pessoas empenhadas em transformar problemáticas sociais em soluções de impacto positivo para a sociedade, gerando renda e sustentabilidade para seus envolvidos, é o momento das startups e dos modelos de negócios sociais.

O processo criativo em três palavras, com Chico Neto

Para o especialista em design e professor do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará Chico Neto, ser criativo depende de um pouco de método e três ações-chave que abrem caminhos para a inovação: observação, concentração e superação. A confiança criativa presente na abordagem centrada no ser humano e utilizada pelos designers para a resolução de problemas complexos deve ser compartilhada com diferentes atores dos mais diversos cenários de atuação.

PMO Ágil - Escritório Ágil de Gerenciamento de Projetos, com Fábio Cruz

É comum se falar em agilidade nos times de desenvolvimento de produtos, mas pouco se fala sobre agilidade na média e alta gestão o que dificulta a implantação de modelos ágeis em empresas que possuem estruturas organizacionais maiores e escritórios de gerenciamento de projetos. Uma empresa com times ágeis precisa ter uma gestão ágil e respirar os princípios e valores ágeis em toda a sua estrutura, só assim os resultados esperados serão atingidos de forma homogênea, sólida e duradoura e um PMO Ágil poderá ser o ponto de partido e um grande aliado nesta batalha.

Conversas Significativas, com Camila Rigo

Presente em qualquer situação da vida humana, o diálogo não é alvo de grande preocupação por parte das escolas de negócio, nem parece ser motivo de dor de cabeça para líderes de projetos. As dores de cabeça do gestor de projetos tem outros nomes: delimitação de escopo pouco clara, problemas no fluxo de informações, retrabalhos que produzem atrasos nas entregas, equipe desmotivada, relações desgastadas, cliente insatisfeito. Por mais que se planeje cuidadosamente, que se execute o planejamento com excelência, que se monitore com atenção e promova as intervenções necessárias... bem, digamos que existem obstáculos de outras ordens. Como é difícil trabalhar com gente! Esta palestra falará sobre uma difícil porém necessária mudança de perspectiva para se conseguir de fato dialogar, tão imersos que estamos na cultura (e postura) de comando e controle. Testaremos como está nossa habilidade em falar e ouvir, examinaremos algumas crenças limitadoras comuns, e descobriremos pequenas e grandes práticas capazes de potencializar diálogos em prol de resultados mais amplos e consistentes para todos.


Sobre os convidados:

Fábio Cruz

Com mais de 24 anos de experiência na área de TI, trabalhando em diferentes papéis no desenvolvimento de produtos e no gerenciamento de ciclo de vida de aplicação (ALM), com histórico comprovado como desenvolvedor, arquiteto de aplicação, líder técnico, analista de negócios e gerente de projetos. Nos últimos 10 anos, tem apoiado equipes na construção e entrega de soluções tecnológicas em diferentes nichos como educação, varejo, financeiro, energia, e-commerce (b2c, b2g, b2b), entre outros, em empresas nacionais e internacionais incluindo times remotos ao redor do mundo. Também tem atuado como autor, trainer, palestrante, empreendedor e acumulei experiência como voluntário.

É sócio e fundador da FabioCruz.com, no qual tem se apresentado como Enterprise e Agile Coach, atuando como agente de mudança nos últimos 6 anos, implementando Ágil e conduzindo transformações organizacionais, ajudando na melhoria do processo de desenvolvimento de software, ensinando e capacitando novos Scrum Masters, Agile Coaches, Product Owners e Times de Desenvolvimento sobre como construir e entregar software de forma mais rápida, com eficiência e efetividade usando boas práticas ágeis como Alto Valor Agregado, Desenvolvimento Iterativo, Integração Contínua, Automatização de Testes, Melhoria Contínua, Clean Code, Refatoração, Code Review, TDD e BDD, além de Scrum, Nexus, XP e Lean. Certificações: PMI-ACP, PMP, PRINCE2 Foundation, PRINCE2 Practitioner, CSM, ASF, ASM, CI-ASP and ITIL v3 Foundation


Emanuelly Oliveira

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará - UFC e especialista em Gestão de Projetos, possui 20 anos de experiência em Movimentos Sociais. Atuou em organizações internacionais como Ashoka Brasil, Unesco e Nuovi Orizzonti. É autora do TED Talk "Em Rede Todos podemos ser empreendedores", realizado no TEDxBlumenau em 2015. É educadora e fundadora na organização Social Brasilis de educação empreendedora e tecnológica.

André Barbosa

Especialista em Estruturação de Projetos e Negócios em Infraestrutura. Engenheiro Civil pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, mestrado em Gerenciamento de Infraestrutura pela Universidade de Birmingham na Inglaterra. MBA em Gestão de Projetos pela EBAP/FGV e MBA Executivo pelo IBMEC. Professor do Núcleo de Pós Graduação da Universidade de Fortaleza.

Trabalhou para o Governo Federal, como consultor da UNESCO e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, foi da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República e mais tarde da Agência Nacional de Águas durante o Governo Fernando Henrique Cardoso. Trabalhou para empresas internacionais de consultoria em infraestrutura no Brasil, destacando as passagens pela ALTRAN francesa e pela GOLDER ASSOCIATES canadense onde foi Responsável Técnico pela área de consultoria em Projetos Públicos e Executivo Líder na América Latina para os setores de Finanças, Seguros, Imobiliário e Jurídico.

Desde 2005, é sócio fundador da ASSIST Consultores Associados, empresa de consultoria especializada em preparação, negociação e gerenciamento de programas de infraestrutura financiados por organismos multilaterais como Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Banco de Desenvolvimento da América Latina, além de coordenação e elaboração de projetos técnicos, estudos de viabilidade, análise de riscos e value for money, modelagem jurídica, modelagem financeira e planos de negócios para Concessões e Parcerias Público-Privadas.

Assessorou vários clientes brasileiros e internacionais interessados em competir em licitações de Concessões e PPPs no Brasil. Em Janeiro de 2017, passou a se dedicar a Gestão de sua nova empresa, OBPI - Oficina Brasileira de Projetos de Infraestrutura, empresa especializada em estruturação de negócios no setor de infraestrutura.


Camila Scramim Rigo

Formada em Comunicação pela USP, pós graduada em Administração pela FGV, é facilitadora de grupos com foco em práticas colaborativas - especialmente em processos que produzam aprendizagem coletiva e contribuam para a criação de melhores soluções para questões relevantes. É membro das comunidades Art of Hosting - Arte de Anfitriar Conversas Significativas e Colher Resultados que Importam, Facilitação Gráfica Brasil e Democracia Profunda Brasil.


Chico Neto

Chico Neto é apaixonado por design thinking e comunicação visual. Publicitário, especialista em Design Gráfico, atua na coordenação de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) e também como professor no Curso de Publicidade e Propaganda e em atividades de ensino nas áreas de comunicação e negócios.


SERVIÇO:

PMDAY

08 de Abril de 2017 – sábado, 8h as 18h

Auditório da Unichristus – Campus Dionísio Torres

Rua Israel Bezerra, 630

Ingressos: R$ 50 Filiados PMICE, R$ 60 Estudantes, R$ 100 Não Filiados PMICE

Inscrições e Programação: www.pmice.org.br

Mais informações: contato@pmice.org.br



Nenhum comentário: