Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 31 de março de 2017

CCBNB-FORTALEZA] Programa ATO COMPACTO / CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE/FORTALEZA

PROGRAMAÇÃO ABRIL 2017 - ARTES CÊNICAS

RELEASE: O Programa Ato Compacto tem como ação exibir espetáculos de teatro, dança, circo, performance, etc., destinados ao público adulto, sempre de forma gratuita. Oportuniza aos grupos artísticos apresentar seus trabalhos no Centro Cultural Banco do Nordeste/Fortaleza, que tem como prerrogativa principal democratizar o espaço entre os artistas profissionais e aqueles que estão iniciando na carreira artística.
No mês de Abril, tem musical brega, lançamento de livro e muito mais! Teremos teatro de rua com o espetáculo A Granja na Praça do Ferreira. E tem a “Mostra O Que É Bega?” com “Prometemos Não Chorar”  e lançamento do livro “Trilha do Vida Louca de Ricardo Kelmer, com apresentação de cenas curtas. A programação é gratuita!

PROGRAMA ATO COMPACTO
TEATRO/PRAÇA DO FERREIRA (em parceria com Cineteatro São Luiz)
A Granja
Grupo Nóis de Teatro
Dia 05, quarta, 17h

O espetáculo surge pela necessidade de narrar as inquietações dos artistas do grupo enquanto moradores de um bairro de periferia. O cotidiano, as conquistas e os problemas urbanos das favelas são apresentados, discutindo, em cena, as relações de opressor e de oprimido estabelecidas nas lutas de classe. Utilizando como referência a obra “Ubu Rei”, de Alfred Jarry, o texto fala de como “Zé da Granja” se tornou um grande imperador, revelando o controle social, a alienação popular e a territorialização das favelas. Com poesia popular e brincadeira, o espetáculo propõe um ato novo, tão difícil de encontrar na atual sociedade: a possibilidade da construção do pensar. Direção: Altemar Di Monteiro. Classificação: Livre. 50 min.
SOBRE “Grupo Nois de Teatro”: A história do Nóis de Teatro começa em 2002, quando adolescentes da Comunidade Católica de Granja Lisboa se reúnem, junto ao então fundador Júlio César Martins, para montar um espetáculo para a Festa da Padroeira. O grupo vingou e durante os quatro anos consecutivos montaram os espetáculos “Mariela – Uma Prima Distante de Cinderela” (2002), “Lavadeiras” (2003), “Desesperança” (2004) e “O Velório do Sargento Nestor” (2005), até então com pouca visibilidade, mas com força suficiente para marcarem o início de uma história. Os próximos espetáculos passam a ter uma visibilidade maior, sendo eles: “Sobre Casos e Descasos”, “Sertão. DOC”, “O Que Mata é o Costume” e “Todo Camburão tem um pouco de Navio Negreiro”.

MOSTRA “O QUE É BREGA?”
TEATRO
Prometemos Não Chorar – Um Musical de Classe!
Às de Teatro
Dias 06, 20, 27 e 28, quintas e sextas, 18h30

O Musical aborda o universo brega, fazendo um levantamento desde a década de 60 até os dias de hoje. Os 10 atores em cena contam uma história três irmãs, Perfídia, Carol e Diana, que perdem o pai misteriosamente e têm sua fortuna roubada pela madrasta e sua filha e se vêem obrigadas a trabalhar num bar/club local. Porém, tudo muda quando Carol acidentalmente descobre o que realmente aconteceu com seu pai e acaba sendo sequestrada por sua madrasta. Começa assim uma corrida contra o tempo para encontrar a irmã perdida. Embalando essa louca história, temos os maiores clássicos da música brega, tocadas e cantadas ao vivo, com cenários e figurinos que remetem ao antigo teatro de revista de Walter Clark. Direção: Glauver Souza. 120 min. Classificação: Livre.
SOBRE “Às de Teatro”: O grupo Ás de Teatro surgiu em 2004 nas salas de aula do antigo Colégio Monteiro Lobato, no bairro Montese, em Fortaleza. Ele foi resultado de encontros promovidos entre o professor Glauver Souza e alunos interessados em adquirir conhecimento na área teatral. O interesse pessoal do diretor Glauver Souza por musicais acabou por influenciar os alunos, que estavam dispostos a trabalhar canto e dança, além da interpretação tradicional para os palcos. O grande salto aconteceu em 2009, quando o Ás de Teatro decidiu montar o espetáculo “Você Não Consegue Parar!”, grandioso musical com um elenco de 23 atores. Após nove meses de ensaio, o coletivo entrou em cartaz nos teatros de Fortaleza apresentando uma encenação que esbanjava alegria ao contar a história de uma menina fora dos padrões de beleza que superava preconceitos em sua pequena cidade. A entrada no teatro profissional de Fortaleza foi bem sucedida, somando diversas temporadas em três anos e um público superior a 2500 pessoas pagantes. Em 2011, o grupo foi além com COMPANHIA, espetáculo musical adulto que disserta sobre relações interpessoais, provando a maturidade artística do grupo, com uma produção de qualidade e atores habilidosos na união de canto e interpretação. Em 2012, novamente buscando se renovar o grupo buscou uma nova linguagem para o teatro musical, e no espetáculo AUDIÇÕES ABERTAS – O MUSICAL, trouxe a linguagem da dança para o palco. Utilizando um texto mais maduro, que retrata as experiências de vida, os medos e anseios da vida de um grupo de bailarinos que estão fazendo audição para um espetáculo, através do meta-teatro, o teatro dentro do teatro. Já em 2013, comemorando 4 anos desde a estreia de seu primeiro grande espetáculo, o grupo realiza um Concerto reunindo algumas cenas de seus três espetáculos anteriores e apresentando duas cenas do novo espetáculo, um musical autoral chamado Prometemos Não Chorar(Um musical de Classe), que aborda o universo da estética brega, estreia em agosto de 2013 e após mais de quatro anos em cartaz, atingiu um público de mais de 10.000 pessoas e se apresentou nos principais teatro da cidade, SESC Emiliano Queiroz e Iracema, Centro Cultural Banco do Nordeste, Teatro Marista, Teatro Via sul, Cuca Barrra do Ceará e Teatro Dragão do Mar.

TEATRO/LITERATURA
Lançamento do livro ‘A Trilha do Vida Louca’ + apresentação de cenas curtas
Ricardo Kelmer
Dias 13, quinta, 18h

O amor é belo. Mas também é ridículo, risível, trágico… Neste livreto de bolso estão reunidas seis histórias de amor, inspiradas em grandes sucessos musicais da dor de cotovelo. Paixões de cabaré, porres horrendos, brigas, escândalos, traições, vinganças e outras baixarias em nome do amor. Amar é para estômagos fortes. Serão apresentadas também cenas curtas, com histórias contidas no livro. Direção: Ricardo Kelmer. 60 minutos. Classificação: Livre.

SOBRE Ricardo Kelmer:  Escritor e roteirista, nasceu em Fortaleza, em 1964. É autor, entre outros livros, de O Irresistível Charme da Insanidade (romance) e Indecências para o Fim de Tarde (contos eróticos). É produtor do Bordel Poesia, sarau que reúne diversas expressões artísticas em torno dos temas paixão, desejo e erotismo, e do projeto Letra de Bar, que objetiva manter um circuito permanente de eventos literários em bares de Fortaleza e outras cidades. Entre 2012 e 2016 apresentou-se por cidades do Brasil e Portugal, ao lado do parceiro Felipe Breier, com o espetáculo poético-musical Vinicius Show de Moraes. Organizou em 2016 o livro Para Belchior com Amor, reunindo catorze autores cearenses que escreveram textos literários inspirados em canções de Belchior. Site pessoal: blogdokelmer.com

Nenhum comentário: