Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 28 de março de 2017

Cultura] Projeto Abayomi de Todos Nós realiza culminância de encerramento


 
Após a realização de 6 oficinas na Regional VI o grupo realizará culminância com roda de conversa, exposição fotográfica e exibição de vídeo documentário


  
O projeto teve início em janeiro com a realização de oficinas de confecção de bonecas em localidades da Regional VI. Receberam oficinas o Cuca Jangurussu, CITS – Jangurussu e o Ilê Axé Omo Tif’é que receberá também a culminância do projeto. Com roda de conversa sobre “Memória a partir da Cosmovisão Africana” e exposição de bonecas, fotografias e vídeo documentário realizados durante o processo, a culminância acontecerá no próximo dia 5, a partir das 18h, no Ilê Axé Omo Tif’é.

A iniciativa foi contemplada no edital de Protagonismo Juvenil nº 03/2016 “Cultura” da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza e é idealizado por Wendel Veneroso e Vitória Mota, estudantes da licenciatura em Teatro do IFCE. A realização é do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Prefeitura Municipal de Fortaleza. A produção é do Comboio Griô, grupo que atua na pesquisa das relações contemporâneas a partir dos ritos e mitos ancestrais. O grupo registrou em fotografia e vídeo o processo das oficinas e o resultado será exposto no dia 05.

A roda de conversa será mediada por Leno Farias, presidente da Associação Afro Brasileira de Cultura Alagba, George Carvalho, do Ilê Ase Omo Tif’é e Lourdes Macena, Doutora em Artes e diretora do Miraira - Laboratório de Práticas Culturais Tradicionais, IFCE. Abayomi significa “presente ou encontro precioso”. No dia 05 a culminância será encerrada durante o Xirê do Ilê Axé Omo Tif’é. Todos numa grande roda a celebrar esse encontro precioso. A iniciativa proporciona uma imersão no universo de cada um. “Abayomi de Todos Nós” se pauta no resgate da memória coletiva e promove os saberes acerca das histórias da comunidade negra das localidades por onde passa.

Sobre o projeto: As bonecas Abayomi foram criadas para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão, durante as viagens a bordo dos tumbeiros – navios de pequeno porte que realizavam o transporte de escravos entre África e Brasil. As mulheres negras as confeccionavam a partir dos tecidos da barra de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, trazendo alegria para todos e tornando um símbolo de resistência. Até hoje carrega, dentre seus significados, a mística de ser um amuleto poderoso de proteção.

A construção da Abayomi com seus retalhos, tranças e nós, se dá em oficinas, redes de experimentação construída entre as mais diferentes gerações, desde a disposição dos materiais no espaço, da escolha das tiras de pano, da atenção na criação de cada peça. É um processo artesanal-pessoal, onde busca-se tecer uma rede de afetos, através das histórias africanas e seu imediato poder simbólico. Um mecanismo que instiga a criação através da materialização de cada Abayomi, seu relicário de memórias.

SERVIÇO:

Projeto Abayomi de Todos Nós

Culminância
Ilê Axé Omo Tif'é: 05/04 – horário 18h
Rua Fco Lima e Silva, nº 115, Jangurussu

  

Nenhum comentário: