Durante o isolamento social, a
empresa já economizou mais de 100 mil idas de pessoas aos supermercados e
registra a marca de quase 2 milhões de acessos a aplicativos de delivery
A pandemia da Covid-19 causou,
entre outros muitos efeitos, mudanças significativas na forma como o consumidor
faz as suas compras de supermercado, nos hábitos alimentares e até mesmo na
adaptação a uma nova rotina dentro de casa. Com a necessidade do isolamento
social para combater o coronavírus, milhares de famílias têm buscado comprar
alimentos e produtos de higiene e limpeza via e-commerce e aplicativos de
supermercados, aproveitando ainda os serviços de entrega em domicílio, evitando
sair de casa e se expor. Tais fatores fizeram com que os números das vendas
online subissem nestes primeiros meses de 2020 no comércio varejista de
supermercados em todo o país, acelerando uma tendência que já vinha se configurando
recentemente: a da digitalização no varejo.
Gabriel Gurgueira e Larissa
Lima, fundadores da startup cearense Mercadapp, acreditam que o comércio
digital tornou-se essencial no momento atual de combate à Covid-19 e, durante
esse período, presenciaram as vendas de seus clientes dispararem. A empresa de
solução de vendas online para os supermercados nasceu em Fortaleza, Ceará, e
completa quatro anos de mercado nesta segunda-feira, 18 de maio, tendo crescido
1.728% somente nos primeiros meses de 2020. Os dados reforçam que os novos
canais já estavam ganhando espaço, mas alcançaram um público bem maior
especialmente após o fim de fevereiro, quando surgiram os primeiros casos de
coronavírus no Brasil e o assunto passou a chamar a atenção.
No entanto, para o CEO da
Mercadapp, Gabriel Gurgueira, a venda online por parte de supermercados não
pode necessariamente ser considerada uma iniciativa nova, mas tem se mostrado
uma importante aliada na contenção do vírus. “Em números da Mercadapp, nos
últimos sessenta dias, mais de 190 mil pessoas realizaram seu primeiro contato
com alguma tecnologia para compra online em supermercados, efetivando mais de
110 mil pedidos, e esses números permanecem em constante crescimento. Os
supermercados têm se empenhado em realizar as devidas adaptações para
permanecerem eficientes mesmo em casos onde a taxa de crescimento no online
chega a superar 1.500% e o movimento em loja física ainda permanece constante.
Apesar dos esforços, não é incomum ter que esperar mais de vinte e quatro horas
para receber suas compras por meio do delivery”, diz Gurgueira, reforçando
ainda que em cenário de incertezas é sempre positivo ter alternativas. “Dias
melhores virão, mas, enquanto isso, sempre que possível permaneçamos em casa e
façamos a nossa parte nos mantendo empenhados em reduzir os efeitos da
pandemia”, destaca um dos fundadores e CEO da Mercadapp.
Desde o surgimento em 2016, a
Mercadapp passou por dois programas de aceleração de startups, o Casa Azul
Ventures e o Darwin Startups, fator essencial no desenvolvimento e no rápido
crescimento da empresa, fazendo com que em quatro anos o sistema da Mercadapp
possua grandes clientes em diversos Estados e regiões do país, entre eles o
Supermercado Guará, Super Lagoa e o Supermercado Pinheiro, no Ceará; Mercado
Hiper Queiroz, do Rio Grande do Norte; Rede Extrabom, de Pernambuco; Mercado
Direto do Campo e Mercado Super Vitória, em Santa Catarina; Super Telêmaco, no
Paraná; e o Supermercado Varanda, em São Paulo.
Ampliando horizontes em quatro
anos de caminhada
A tecnologia e as soluções de
venda online para supermercados oferecidas pela Mercadapp têm permitido a
estabelecimentos de vários locais do país e de diversos portes realizar vendas
por meio de plataformas digitais, ampliando formas de relacionamento com seu
público e permitindo novas formas de ativação de marcas. Com apenas quatro anos
de atuação, a empresa utiliza sua expertise adquirida como alavanca para o
crescimento de suas lojas parceiras.
“Durante esses primeiros anos
de empresa, aprendemos e evoluímos juntamente com o mercado, buscando sempre
oferecer o que há de mais moderno e inovador aos diversos supermercados.
Atualmente, já estamos em mais 180 lojas de 16 estados do Brasil, levando para
milhares de clientes economia de tempo e mais qualidade de vida, por meio de
aplicativos de e-commerce personalizados. Democratizamos o acesso à tecnologia
de qualidade e ajudamos o setor supermercadista a alavancar suas transformações
digitais. Genuinamente cearenses e comprometidos com o Brasil, durante esse
drástico momento da nossa história já economizamos mais de 100 mil idas aos
supermercados e estamos próximos dos 2 milhões de acessos”, diz Thiago Sena,
gerente de Vendas e Marketing da Mercadapp.
Segundo Thiago Sena, muitos
dos clientes da empresa - sejam pequenas ou médias redes de supermercados sejam
mesmo supermercados de bairro - já alcançaram um percentual em torno de 3% de
presença das vendas online em seu faturamento e caminhavam com uma projeção
para chegar aos 7% até o final deste ano. “Verificamos um crescimento nestes
percentuais e também no faturamento como um todo. Hoje temos supermercados que registraram um
aumento de até 25% em seu faturamento por meio da nossa solução e conquistaram
mais clientes, que nunca tinham sequer ido na loja física, e, com isso,
conseguiram chegar a números de até R$ 1 milhão em vendas online por mês”, diz
Sena, reforçando que a pandemia tem sido o maior acelerador do processo de
digitalização das empresas.
Sobre Mercadapp
Com a missão de fornecer
economia de tempo e estimular o bom uso dele gerando qualidade de vida para os
usuários através da tecnologia no varejo, surgiu em 2016, a Mercadapp, empresa
que desenvolve solução de e-commerce para supermercado gerando aumento de
vendas e aproximando o cliente a sua loja.
A Mercadapp vai muito além de
auxiliar o impulsionamento nos canais de vendas online, ela permite a
integração com as lojas físicas, por meio do trabalho de assessoria digital,
processos de acompanhamentos e assessorias que auxiliam o supermercado no
crescimento de suas vendas online, contendo cadastro de produtos, opções de
pagamentos, além de englobar todo o aplicativo do supermercado de acordo com
cada loja.
Canais oficias da Mercadapp:
https://www.mercadapp.com.br/
https://www.instagram.com/mercadapp/
https://www.facebook.com/Mercadapp/
Nenhum comentário:
Postar um comentário