Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

domingo, 19 de agosto de 2018

Saúde] Os benefícios de uma boa noite de sono


 
Mais de 70% da população brasileira sofre de doenças relacionadas ao sono


Fundamental para o organismo, o sono perfaz cerca de um terço do tempo de vida do ser humano. Incontáveis processos fisiológicos do organismo humano dependem do sono para que funcionem adequadamente, estando diretamente relacionados ao padrão de ritmicidade do ciclo sono-vigília. Por isso, alterações tanto na duração quanto na qualidade do sono podem interferir de forma prejudicial para os sistemas cardiovascular, metabólico e neurológico, a curto e longo prazo. No entanto, o estudo da neurobiologia e arquitetura do sono é essencial para melhor compreender os aspectos fisiopatológicos dos distúrbios relacionados ao sono.

Estudo recente da Royal Phillips aponta que cerca de 73 milhões de brasileiros têm dificuldades para dormir. O Prêmio Nobel de Medicina, de 2017,  foi concedido a pesquisadores do ritmo circadiano. Michael Rosbash, Jeffrey Connor Hall e Michael Warren Young conseguiram identificar os genes que regulam o “relógio biológico”. O entendimento do mecanismo torna a medicina capaz de fazer intervenções em pessoas que possam ter disfunções nesse sistema, contribui ainda para compreender fenômenos como o "jet lag" e doenças como a depressão.

Realizamos, todos os dias, atividades dentro e fora de nossa rotina. E para que seja possível concretizá-las é necessário termos energia que não vem apenas dos alimentos, mas também do sono. Uma boa noite de sono é tão importante para a reposição das energias quanto para o desempenho do metabolismo e, consequentemente, para o alcance da qualidade de vida. O corpo humano trabalha 24 horas por dia e, inclusive, durante o sono é o período em que ele mais trabalha para manter o equilíbrio dos sistemas imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções.

Segundo informa o médico e nutrólogo André Guanabara,  no momento em que dormimos, o organismo passa por um grande processo de relaxamento, a respiração fica mais profunda e os batimentos cardíacos diminuem, juntamente com a temperatura. “Aproximadamente meia hora após seu início, em uma fase denominada sono delta, o hormônio de crescimento é secretado. Esse, cuja produção ocorre predominantemente durante o sono, além de propiciar o crescimento, auxilia no vigor físico e previne a osteoporose e a flacidez muscular”, acrescenta.

Benefícios de uma boa noite de sono

André Guanabara, chama atenção para o  hormônio leptina, responsável pela sensação de saciedade; ele é produzido durante o sono, por isso, pessoas com apneia do sono e insônia podem sentir mais vontade de comer pela carência dessa substância. “O corpo queima calorias durante as horas de sono. Então, dormir bem também previne a obesidade”, ressalta o médico.

A falta de uma boa noite de sono aumenta a resistência do corpo à insulina, contribuindo para o desencadear do diabetes. Pesquisas confirmam que pacientes diabéticos apresentam dificuldades para dormir e, dessa forma, acabam complicando ainda mais o controle da doença.

A memória também é beneficiada com um sono regular. Pessoas que têm boas noites de sono conseguem absorver melhor as informações recebidas ao longo do dia, isso porque proteínas responsáveis pelas conexões neurais, fundamentais para o aprendizado e a memória são produzidas durante o repouso. Uma boa noite de sono contribui diretamente para a memória.Quando não se dorme bem, a memória fica falha, a pessoa apresenta irritabilidade, cansaço, dor de cabeça e indisposição.

 Além de tudo, pessoas que dormem menos de seis horas por dia, são propensas à depressão, estresse e o aumento da pressão sanguínea, acarretando hipertensão no médio prazo, além do cansaço provocado por noites mal dormidas.



Ganhos com uma boa noite de sono:

– Previne a obesidade;

– Combate a hipertensão;

– Controla o diabetes;

– Diminui o risco de doenças cardiovasculares;

– Fortalece a memória;

– Previne a depressão;

– Favorece o desempenho físico e mental;

– Melhora o desempenho na escola e no trabalho.


André Guanabara é médico, nutrólogo e autor do livro 'Até quando você quer viver?'

Nenhum comentário: