Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 26 de novembro de 2016

Projeto] Projeto Enel Compartilha Animação promove oficinas de cinema para alunos de escolas públicas de Fortaleza

 
Cinco turmas de 20 alunos cada envolvidos no processo criativo de um filme de curta-metragem em animação. Com essa ideia, o Projeto Enel Compartilha Animação promove, de 22 de novembro a 07 de dezembro, em sua primeira etapa, uma programação completamente gratuita para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais em Fortaleza.


Nas oficinas ministradas pelo cineasta Telmo Carvalho, professor do Núcleo de Cinema de Animação (NUCA) da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da UFC, meninos e meninas, de 9 a 18 anos, receberão uma capacitação técnica inicial de três dias e nove horas aula, para produzirem um curta-metragem de até 60 segundos. Além disso, os participantes terão a oportunidade de fazer uma verdadeira imersão no universo da animação, criando histórias, personagens e cenários, utilizando técnicas do cinema de animação.

Os dois alunos que mais se destacarem de cada turma serão selecionados para participar de um curso de um mês e sessenta horas aula no NUCA, onde irão desenvolver habilidades e aprofundar os conhecimentos sobre cinema de animação. Nessa etapa, os participantes terão acesso a equipamentos e programas de computador utilizados em grandes estúdios.

Ao concluir o curso de 60 horas/aula, os alunos vão produzir seu próprio desenho animado de até cinco minutos. Este curta-metragem será exibido durante a cerimônia de abertura do 27º Cine Ceará, que será realizado de 5 a 11 de agosto de 2017 no Cineteatro São Luiz.


 jean
Projeto Enel Compartilha Animação

O Enel Compartilha Animação, antigo Cine Coelce, integra os projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela Enel e é realizado pela Associação Cultural Cine Ceará em parceria com a Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto é viabilizado pelo Mecenato Estadual do Ceará e conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura (Secult).

O projeto reforça o compromisso da Enel com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”, uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015). Ao todo são 17 objetivos e 169 metas úteis para o desenvolvimento sustentável, desafios que requerem uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas. Mais informações em: http://www.pnud.org.br/.

De acordo com o cineasta Wolney Oliveira, diretor da Casa Amarela Eusélio Oliveira, até hoje, o programa já atendeu mais de 1000 crianças e exibiu filmes em mais de 100 municípios do interior do estado. O Projeto Enel Compartilha Animação completa 10 anos de realização em 2017.



Cronograma de oficinas

22 a 24 de Novembro
Horário – 9 às 12h
Local – Escola Casimiro Montenegro
Endereço – Avenida Bernardo Manuel, 11360 – Mondubim
22 a 24 de Novembro
Horário – 15 às 18h
Local – Escola São Francisco
Endereço – Rua Nereide, 320 – Bom Jardim

29 de Novembro a 1 de Dezembro
Horário – 9 às 12h
Local – Escola Jocie Caminha
Endereço – Rua Itu, 120 – Granja Portugal

29 de Novembro a 1 de Dezembro
Horário – 15 às 18h
Local – Escola Júlia Alves
Endereço – Rua São Francisco, 71 – Bom Jardim

5 a 7 de Dezembro
Horário – 15 às 18h
Local – Escola Santo Amaro

Endereço – Rua Nova Conquista, 871 – Parque Santo Amaro

Nenhum comentário: