Desenvolvido pela Ambev, Gestão
de Campeão será uma ferramenta para auxiliar os processos de gestão dos clubes
de forma a torná-los mais eficientes.
Incentivadora do futebol
brasileiro há décadas, a Ambev tem intensificado ainda mais as suas ações na
plataforma desde 2010, quando transformou os investimentos de patrocínios da
marca Brahma em projetos para promover melhorias estruturais e deixar um legado
nos clubes parceiros.
Em 2013, foi a vez do lançamento
do Movimento por um Futebol Melhor – um programa em parceria com outras grandes
empresas como Unilever, Sky e Pepsico – que impulsionou o fenômeno dos
sócio-torcedores no país. Hoje, a iniciativa representa uma renda anual de R$
400 milhões aos clubes por meio de mensalidades de programas de sócio-torcedor.
Depois de todo esse histórico de
fomento ao futebol nacional, a Ambev, por meio do Movimento estabeleceu o
próximo passo: a criação do Gestão de Campeão, Um prêmio de gestão de
excelência do futebol brasileiro que vai dividir conceitos gerenciais de
sucesso e premiará os clubes que tiverem as melhores práticas dentro e fora de
campo.
"Entendemos que era preciso
dar um passo além com o Movimento. No modelo de gestão que construímos na
Ambev, apostamos muito na identificação e compartilhamento de melhores
práticas. E entendemos que isso se aplica muito ao futebol. Tem muita coisa boa
sendo feita nos times do país e queremos não só dar visibilidade a isso, mas
também expor como forma de exemplo", ressalta Rafael Pulcinelli, diretor
da plataforma de esportes e eventos da Ambev.
Para desenvolver o Gestão de
Campeão, o Movimento por um Futebol Melhor convocou Fred Boabaid, um dos
maiores especialistas em gestão de excelência, que escreveu os programas de
empresas como o Ambev, Burguer King, Pepsico e Pearson, O consultor passou os
últimos 14 meses visitando vários clubes consolidando o conteúdo do manual do
prêmio, que também será disseminado em um curso de pós-graduação específico da
Fundação Instituto de Administração (FIA), parceira da iniciativa.
"O prêmio de excelência vai
avaliar, orientar e motivar os clubes participantes para a execução correta dos
processos previstos para a obtenção de melhores resultados", explica Fred
Boabaid.
Além do reconhecimento e da
credibilidade, os três clubes com o melhor desempenho serão premiados
anualmente com um troféu, do reconhecimento de menção honrosa a todos os times
que apresentarem as melhores evoluções dentro dos pilares pré-estabelecidos:
Gestão e Planejamento, Administração e Finanças, Comercial e Marketing, Futebol
Profissional, Categorias de Base, Sócio-Torcedor e Resultados. Dentro desses
títulos, estão divididos 26 tópicos que carregam 310 itens para a avaliação, a
ser realizada pela EY, outra empresa parceira do projeto.
“Entendemos os pilares que
sustentam a administração dos clubes e nos aprofundamos na forma de gestão
tendo como resultado o conteúdo do Prêmio de Gestão do Futebol Brasileiro. Além
disso, trouxemos FIA e EY como parceiros estratégicos para nos auxiliar na
avaliação e qualificação dos participantes”, explica Sandro Leite, gerente de
marketing esportivo da Ambev.
Números sobre o Movimento
O Movimento por um Futebol Melhor
já superou 1,1 milhão de sócios-torcedores em 74 clubes; impulsiona uma receita
anual de cerca de R$ 400 milhões apenas com mensalidades de programas de
sócio-torcedor aos times brasileiros afiliados; e, desde 2013, concedeu mais de
R$ 80 milhões em descontos para os sócios-torcedores, com um ticket médio de R$
30 mensais por adepto. Hoje, além de ajudarem seus clubes pagando mensalidades,
sócios-torcedores aproveitam descontos em produtos Ambev (Brahma), Empório da
Cerveja, Chopp Brahma Express, Unilever, Sky, Pepsico, Premiere,
Centauro.com.br, Rede de Hotéis Arco, Méliuz e Bic.
Nenhum comentário:
Postar um comentário