Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 26 de novembro de 2016

Municípios - CE] Projeto Caravana da Leitura e do Autor Cearense chega ao Eusébio


Viajar no mundo da literatura e fomentar o hábito da leitura nas crianças e adolescentes da periferia de Fortaleza e Região Metropolitana. É a partir dessa premissa  que o Projeto Caravana da Leitura e do Autor Cearense chega a sua edição de novembro. Dessa vez, as crianças e adolescentes do município do Eusébio serão contemplados com um dia cheio de atividades, como oficinas de desenho e de pom pom, rodas de leitura, e apresentação de contação de histórias. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.

 Será na próxima segunda-feira, 28/11, das 7h às 11h, na Escola Josefa Sá (Rua Beira Rio, 400 – Bairro Urucunema – Eusébio-CE). A iniciativa é do professor Raimundo Moreira da Costa e conta com o apoio da Enel Distribuição Ceará e da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará através da Lei de Incentivo à Cultura.
O projeto conta ainda com roda de conversa com os autores cearenses Ítalo Castelar e Linda Dias. “Com a apresentação dos autores, as crianças sentem-se mais instigadas a ler e a tirar as dúvidas dos livros lidos em sala de aula”, afirmou Raimundo Moreira.
Moreira explica ainda que a Caravana da Leitura envolve três etapas. A primeira, que ocorreu dia 03 de novembro, foi a capacitação em dinamização dos livros e contação de histórias para os professores da escola e comunidade contemplada. A segunda etapa ocorrerá dia 28/11 num turno de atividades, como rodas de leitura, oficinas, conversa com o autor das obras e contação das histórias trabalhadas na escola para as comunidades beneficiadas. E, por fim, a terceira etapa consiste na entrega oficial dos livros à escola ou entidade parceira para benefício da comunidade.

O projeto, realizado pelo Espaço Popular de Artes, contribui para o desenvolvimento da educação, cultura e cidadania no Ceará e reforça o compromisso da Enel Distribuição Ceará com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Educação de Qualidade”, uma agenda de objetivos e metas originados a partir da Rio +20 e aprovados na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (25-27 de setembro 2015). Ao todo são 17 objetivos e 169 metas úteis para o desenvolvimento sustentável, desafios que requerem uma parceria global com a participação ativa de todos, incluindo governos, sociedade civil, setor privado, academia, mídia, e Nações Unidas. Mais informações em: http://www.pnud.org.br/.

Sobre os autores
 Italo Castelar é escritor e cancionista. Ministra oficinas de incentivo à leitura para professores do Ensino Fundamental e tem livros publicados no PAIC – Programa Alfabetização na Idade Certa: Dona Chica Chicabum, Uma Cebola Feliz e A Mirabolante Invenção de Felizbelo. O Mistério do Avejão e O Estranho Caso do Bode Iôiô para o público infanto-juvenil. Escreveu e musicou poemas para o projeto Reciclando o Futuro e para o show lítero-musical Brincontando, a convite da Seduc. Participou de eventos literários na Bienal Internacional do Livro do Ceará, na Casa José de Alencar e em escolas públicas do estado.

 Linda Dias é artesã, idealizadora e integrante do projeto Reciclando o Futuro. Tem três livros publicados; O Papagaio Tagarela e Cobé, o pequeno artista fazem parte do PAIC – Programa Alfabetização na Idade Certa e o infanto-juvenil A Música na Escola, da coleção Leio +, publicado pela editora Fortal. Ministra oficinas de incentivo à leitura para professores do Ensino Fundamental. Participou de eventos literários na Bienal Internacional do Livro do Ceará, show lítero musical Brincontando, Casa José de Alencar e em escolas públicas do estado.

Serviço:
O quê: III Caravana da Leitura e do Autor Cearense
Quando: 28 de novembro (segunda-feira)
Onde: Escola Josefa Sá (Rua Beira Rio, 400 – Bairro Urucunema – Eusébio-CE).

Horário: Das 7h às 11h

Nenhum comentário: