21 dias é o tempo necessário para
mudar um hábito e este é o período em que o Instituto Avon apoiará mais de cem
ações, em todo o país, para engajar mais pessoas em favor da causa. Em
Fortaleza, a Campanha está sendo apoiada pelo RioMar Fortaleza e loja Choça e
será lançada nesta quarta-feira, dia 23 de novembro, e contará com participação
de cerca de 40 formadores de opinião da cidade que apoiam à causa.
No Ceará, o Instituto Avon lança
a Campanha 21 Dias de Ativismo com o mote “A Mudança começa onde o silêncio
termina”, que apoia o fim da violência contra a mulher. A campanha faz parte da
convocação da ONU que no mundo inteiro estimula a sociedade a discutir questões
relacionadas à violência contra as mulheres sempre com início no dia 25 de
novembro, Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, e término
em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Para marcar o período, o Instituto
Avon, organização ligada a uma empresa privada que mais investe em ações pelo
enfrentamento à violência contra a mulher, apoiará mais de 100 ações em todo o
Brasil para promover o engajamento de mais pessoas em favor da causa.
Em Fortaleza, a causa está sendo
apoiada pelo RioMar Fortaleza e pela loja Choça e conta com uma exposição
fotográfica estrelada pela cantora Daniela Mercury e pela ativista Maria da
Penha, além de participação de cerca de 40 mulheres da cidade que são
formadoras de opinião e apoiam à causa. A exposição ficará no shopping RioMar
Fortaleza de 23 de novembro a 01 de dezembro, no piso L2, próximo à H.Stern. O
lançamento será às 11h da manhã, no Lounge Manhattan, no Piso L2.
Neste ano, o desafio do Instituto
Avon é tornar o enfrentamento à violência contra as mulheres um hábito e, para
isso, propõe a mobilização de toda a sociedade no reconhecimento das violências
invisíveis a partir da reflexão e diálogo.
“Quanto mais “invisível” for a violência, mais difícil dela ser
identificada e mais prejudiciais e profundos são os danos causados por ela. Por
isso, não podemos partir da premissa de que apenas apontar o erro já é
suficiente para provocar uma mudança de comportamento. Precisamos que as
pessoas sejam protagonistas e passem a reconhecer que existe um problema que é
de todos nós e só pode ser enfrentado com mudanças de atitude”, afirma Mafoane
Odara.
No país, o principal evento será
o Fórum Fale Sem Medo, no dia 07 de dezembro, no Masp, em São Paulo. Em sua 4ª
edição, o fórum reunirá especialistas, ativistas e sociedade para uma discussão
aberta sobre os temas que envolvem o enfrentamento à violência contra a mulher.
Durante o Fórum Fale Sem Medo também será lançada a pesquisa “O papel do homem
na desconstrução do machismo”, realizada pelo Instituto Avon em parceria com o
Instituto de Pesquisa Locomotiva. “Para este evento, são esperados artistas,
músicos e mais de 1000 convidados que vão discutir o papel do homem no
enfrentamento à violência contra as mulheres”, explica a coordenadora de
projetos voltados para a Violência contra as mulheres do Instituto Avon,
Mafoane Odara. Para ela, os homens precisam influenciar a mudança da cultura
machista mudando suas próprias atitudes e convencendo outros homens a fazerem o
mesmo. As outras três pesquisas, feitas em parceria com o Instituto Data
Popular, foram: Violência contra a mulher no ambiente universitário (2015);
Violência contra a mulher: o jovem está ligado (2014); e Percepção dos homens
sobre a violência doméstica (2013).
Campanha 21 Dias de Ativismo
Além das ações durante os 21 dias
de ativismo, o Instituto Avon terá uma campanha online, divulgada nas redes
sociais da marca: www.facebook.com/institutoavon e Instagram @institutoavon.
Com o mote “A mudança começa quando o silêncio termina”, a organização pretende
dar luz à questão da violência invisível, com o intuito de provocar uma mudança
de comportamento. Para participar da campanha digital, basta usar a hashtag
#VamosConversar. Como reforço de informações sobre a causa, a campanha no
Brasil contará com a divulgação de folhetos informativos, vídeos conceituais,
exposições fotográficas e ações presenciais de engajamento.
Fale Sem Medo – Não à Violência
Contra a Mulher
O Instituto Avon já investiu R$
20 milhões em 102 projetos e ações voltados para a educação, articulação, apoio
a projetos e engajamento da sociedade nesta causa, que já impactaram mais de
1,5 milhão de pessoas em todo o país. A campanha Fale Sem Medo do Instituto
Avon se soma à campanha global Speak Out Against Domestic Violence coordenada
pela Avon Foundation For Women, que já direcionou mais de US$ 50 milhões para a
causa em mais de 50 países. Em 2015, o Instituto lançou de forma pioneira com a
Avon a ‘Linha 180’ ,
uma linha de maquiagem invisível que não maquia, mas, ao contrário, revela a
dor e o sofrimento da mulher que sofre violência doméstica. “O nome “linha” é
um trocadilho que remete à linha telefônica 180, um serviço da Secretária de
Políticas para Mulheres (SPM) que orienta as mulheres que estão em situação de
violência”, explica Mafoane. Ao propor o uso da ‘nova maquiagem’, a campanha
impactou mais de 10 milhões de pessoas e inspirou as mulheres a usarem a linha
180 para pedir orientações. Ao fazer a ligação, ao mesmo tempo em que a mulher
recebia informações sobre as formas de violência doméstica, ela recebia
mensagens de autoestima e encorajamento para que denunciasse a violência.
Sobre as ações de
responsabilidade social da Avon
A Avon é uma empresa global líder
em ações sociais com foco em causas que interessam especialmente à mulher. As
ações sociais da empresa são coordenadas pela Avon Foundation For Women, maior
entidade focada em causas voltadas para a mulher ligada a uma corporação. Até
2015, foram doados mais de US$ 1 bilhão em mais de 50 países para as causas que
mais afetam a mulher. A ação de responsabilidade social da empresa está
concentrada na disseminação de informações, na conscientização, no apoio a
pesquisas sobre o câncer de mama e na ampliação do atendimento a mulheres com
esta doença, por meio da campanha Avon Breast Cancer Crusade (no Brasil, Avon
contra o câncer de mama) e nos esforços para reduzir a violência contra a
mulher, por meio da campanha Speak Out Against Domestic Violence (no Brasil,
Fale sem Medo – não à violência doméstica). Os folhetos de produtos Avon trazem
itens criados especialmente para arrecadar fundos para as causas. Além disso, a
empresa promove eventos com participação de milhares de pessoas em várias
partes do mundo para gerar fundos e promover a conscientização da sociedade, e
distribui materiais informativos divulgados pelos mais de 6 milhões de
revendedores de produtos Avon em todo o mundo. No Brasil, as ações sociais
relacionadas ao combate ao câncer de mama e à violência doméstica são
coordenadas pelo Instituto Avon. Desde 2003, a organização já investiu mais de R$ 122
milhões em 235 projetos e ações relacionados a essas causas no Brasil. Siga o
Instituto Avon: www.facebook.com/institutoavon
Nenhum comentário:
Postar um comentário