Esta resenha aborda a temática
“A qualidade no atendimento ao cliente”. O assunto qualidade, já algum tempo,
vem ganhando espaço nas organizações e dentro deste contexto o atendimento de
qualidade se torna uma necessidade de sobrevivência e não é mais uma estratégia
de diferenciação. Para que as organizações melhorem constantemente o nível de
atendimento, precisam ser eficazes e oferecerem produtos de qualidade. O
cliente interno deve buscar conhecimentos e recursos para que cada vez mais
aprimore o atendimento. Os clientes buscam novidades e estão ficando mais
exigentes e com isso as organizações precisam lançar novas estratégias e
inovações para terem um produto de qualidade.
Uma organização com o
atendimento de qualidade faz com que os clientes fiquem satisfeitos e as
empresas precisam superar as expectativas de seus consumidores, desde o começo
do atendimento até o produto final. Cada dia que passa o mercado fica mais
inovador. Assim, destaca-se aquele que procura algo para atrair e reter o
cliente. Para manter os clientes satisfeitos, as empresas oferecem produtos de
qualidade e serviços diferenciados. Dessa forma, os clientes voltam sempre a
comprar e falam para outras pessoas.
É importante que a organização
saiba que o cliente é uma peça importante de uma empresa. Se a mesma não
procurar atender às expectativas de seus clientes, as chances serão poucas de
vencer os desafios lançado pelo mercado. Quando uma empresa se preocupa com o
seu crescimento, busca sempre a qualidade no atendimento. Um bom atendimento é
uma junção de cooperação entre cliente e empresa, tornando um relacionamento
duradouro. Para ocorrer isso, faz-se necessário compreender as necessidades dos
clientes, atendendo aos desejos e expectativas de forma diferenciada.
Para que a organização não
perca seus clientes, é preciso conhecer as preferências do seu público,
buscando qualidade, não só nos produtos, mas também nos serviços prestados.
Finalizando, para ter qualidade no atendimento, é preciso mensurar a satisfação
dos clientes internos e externos, agregando valores, garantia de fidelização e
crescimento nos lucros. Para tanto, ao final deste artigo, pretende-se
responder à questão-problema: Qual a importância da qualidade no atendimento ao
cliente como fator de crescimento organizacional, em uma empresa situada na
cidade de Fortaleza (CE)?
O objetivo geral desse artigo
é analisar a qualidade no atendimento ao cliente na empresa Raimunda Nonata de
Souza como fator de crescimento empresarial e melhoria na qualidade do
atendimento ao cliente, a fim de obter uma permanência no mercado perante seus
concorrentes. Como justificativa deste artigo, destaca-se que é muito
importante analisar sobre a qualidade no atendimento para com os clientes,
independente da segmentação de mercado, pelo fato de ser um diferencial
competitivo da atualidade. A escolha do tema se deu pelo fato de a pesquisadora
se sentir interessada pelo assunto, como também por a empresa saber que poderá
se beneficiar com os resultados da pesquisa.
A estrutura desse artigo
encontra-se dividido em duas sessões, além das considerações finais e
bibliografia. Após a introdução, segue a segunda seção, a revisão
bibliográfica. Para finalizar, foram apresentadas as referências
bibliográficas, que identificam os autores e publicações que proporcionaram
embasamento para a concretização desse artigo.
Profª. Ma. Rosângela
Soares de Oliveira
Docente do Curso de
Logística da UniAteneu
Mestra em Gestão
Logística e Pesquisa Operacional, especialista em Turismo e Meio Ambiente e
graduada em Administração e em Geografia
Jheinyfar Maria de
Souza Freitas
Aluna do Curso de
Pós-Graduação em Administração da UniAteneu
Conheça o Curso de Logística
da UniAteneu. Acesse: http://uniateneu.edu.br/
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