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segunda-feira, 29 de junho de 2020

ARTIGO] Uma segunda chance no mundo de Marketing



Há 12 anos, antes de chegar ao Brasil, iniciei uma empresa um pouco antes de 11 de setembro de 2001. Falhou miseravelmente. Eu poderia culpar os atentados, mas foi em grande parte, minha própria falta de preparação. Ao mesmo tempo, uma falha pode fornecer informações de ouro sobre o que evitar na próxima vez. Quando você decide voltar ao mundo dos negócios, é melhor estudar cuidadosamente os erros anteriores e fazer de uma maneira totalmente diferente. Tudo deve ser o oposto desta vez. As falhas se tornam um roteiro para o sucesso. E então você tem uma segunda chance e não pode mais cometer erros dessa dimensão, especialmente, quando você não é mais tão jovem. Seus erros serão agora suas diretrizes –regras de ouro.



O que você pode fazer diferente desta vez?



1. Antes de começar, planeje tudo cuidadosamente. Planeje o trabalho e trabalhe o plano. Isso inclui:



Dominar o idioma estudando em um instituto por três anos e contratando também um professor particular por três meses antes de viajar (ou se aventurar);
Procurar mentores, guias e treinadores que expliquem tudo sobre negócios, marketing e finanças para empresários;
Exemplos de treinadores americanos: Amy Porterfield, Lisa Cherney, Lisa Sasevitch, Bill Baren, T. Harver Eker, Mary Morrissey, Max Simon, Tara Gentile, Beth A. Grant e muito mais.


2. Ao iniciar, você deve conduzir uma extensa pesquisa de mercado para encontrar seu nicho.



- Então, o que você faz? Antes de tudo, aprendi com Max Simon a começar com seus clientes em potencial mais próximos. No nosso caso, isso nos orientou para o setor cultural em que meu parceiro conhecia muitas pessoas.

- Uma das dicas de ouro de Bill Baren foi organizar um estudo de pesquisa de mercado de uma maneira específica.

- Esse processo de vendas, que exige muito trabalho, pode levar você a seus clientes recorrentes mais bem pagos, se você tiver clientes B2B e pode repeti-lo sempre para outro nicho.



3. Adapte sua campanha de marketing ao idioma (jargão) de seus clientes.



Depois de conversar com cerca de 30 clientes em potencial, você muda completamente seu vocabulário. O seu produto terá outro nome e a sua abordagem mudará totalmente. No nosso caso, mudamos de criação de sites e entendemos que queríamos apenas trabalhar com um tipo específico de organizador de eventos culturais, que trabalham com patrocínio cultural e com no mínimo 15 anos de experiência.



4. Procure formas alternativas de promover seus negócios. Há vários caminhos que levam à Roma. Além das redes sociais, procure também no Google. É muito mais eficaz ter um artigo no jornal sobre o seu negócio do que publicar anúncios comerciais nas mídias sociais. Os jornais têm muito mais credibilidade do que qualquer anúncio.



5. Enxágue e repita



Aplique as lições e aprenda com os erros que você cometeu. Falhe rápido, aprenda velozmente. Adapte-se. Boa sorte! E se você fez, deixe-me saber quais foram suas experiências.


Prof. Pascal Patrick Maurice Claeys
Docente do Curso de Marketing da UniAteneu
Mestre em Economia Aplicada e possui MBA em Mudanças Organizacionais


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