Há 12 anos, antes de chegar ao
Brasil, iniciei uma empresa um pouco antes de 11 de setembro de 2001. Falhou
miseravelmente. Eu poderia culpar os atentados, mas foi em grande parte, minha
própria falta de preparação. Ao mesmo tempo, uma falha pode fornecer informações
de ouro sobre o que evitar na próxima vez. Quando você decide voltar ao mundo
dos negócios, é melhor estudar cuidadosamente os erros anteriores e fazer de
uma maneira totalmente diferente. Tudo deve ser o oposto desta vez. As falhas
se tornam um roteiro para o sucesso. E então você tem uma segunda chance e não
pode mais cometer erros dessa dimensão, especialmente, quando você não é mais
tão jovem. Seus erros serão agora suas diretrizes –regras de ouro.
O que você pode fazer
diferente desta vez?
1. Antes de começar, planeje
tudo cuidadosamente. Planeje o trabalho e trabalhe o plano. Isso inclui:
Dominar o idioma estudando em
um instituto por três anos e contratando também um professor particular por
três meses antes de viajar (ou se aventurar);
Procurar mentores, guias e
treinadores que expliquem tudo sobre negócios, marketing e finanças para
empresários;
Exemplos de treinadores
americanos: Amy Porterfield, Lisa Cherney, Lisa Sasevitch, Bill Baren, T.
Harver Eker, Mary Morrissey, Max Simon, Tara Gentile, Beth A. Grant e muito
mais.
2. Ao iniciar, você deve
conduzir uma extensa pesquisa de mercado para encontrar seu nicho.
- Então, o que você faz? Antes
de tudo, aprendi com Max Simon a começar com seus clientes em potencial mais próximos.
No nosso caso, isso nos orientou para o setor cultural em que meu parceiro
conhecia muitas pessoas.
- Uma das dicas de ouro de
Bill Baren foi organizar um estudo de pesquisa de mercado de uma maneira
específica.
- Esse processo de vendas, que
exige muito trabalho, pode levar você a seus clientes recorrentes mais bem
pagos, se você tiver clientes B2B e pode repeti-lo sempre para outro nicho.
3. Adapte sua campanha de
marketing ao idioma (jargão) de seus clientes.
Depois de conversar com cerca
de 30 clientes em potencial, você muda completamente seu vocabulário. O seu
produto terá outro nome e a sua abordagem mudará totalmente. No nosso caso,
mudamos de criação de sites e entendemos que queríamos apenas trabalhar com um
tipo específico de organizador de eventos culturais, que trabalham com
patrocínio cultural e com no mínimo 15 anos de experiência.
4. Procure formas alternativas
de promover seus negócios. Há vários caminhos que levam à Roma. Além das redes
sociais, procure também no Google. É muito mais eficaz ter um artigo no jornal
sobre o seu negócio do que publicar anúncios comerciais nas mídias sociais. Os
jornais têm muito mais credibilidade do que qualquer anúncio.
5. Enxágue e repita
Aplique as lições e aprenda
com os erros que você cometeu. Falhe rápido, aprenda velozmente. Adapte-se. Boa
sorte! E se você fez, deixe-me saber quais foram suas experiências.
Prof. Pascal Patrick
Maurice Claeys
Docente do Curso de
Marketing da UniAteneu
Mestre em Economia
Aplicada e possui MBA em Mudanças Organizacionais
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