Pela primeira vez, dentro de
um ineditismo assustador, a comunidade acadêmica foi chamada a intervir no
atípico período ocasionado pela crise mundial da Covid-19. A princípio, as
inquietações naturais geraram dúvidas sobre como manter as atividades
educacionais diante das dificuldades impostas pelo isolamento social. Os
rígidos protocolos conduziram à única solução: aplicação das aulas pelos
métodos virtuais, através das plataformas disponíveis na Internet.
A nova experiência exigiu
atenção máxima, porque o método à distância retira a interação presencial a
qual eu tanto priorizo. Difere da vivência em sala de aula onde o contato
visual permite avaliar melhor e de forma mais profunda a reação da classe
diante do material exposto. O olhar e a expressão facial revelam as
manifestações dos alunos, tanto dos mais participativos que enriquecem as aulas
com as suas colaborações como dos mais reservados que devem ser instigados em
determinados momentos.
Neste primeiro semestre,
tivemos vinte encontros. A disciplina ministrada foi “Direito Penal – Parte
Especial” para uma turma formada por 25 alunos. Na medida em que as aulas foram
acontecendo de forma virtual, logo veio a percepção de que era possível
alcançar elevado padrão de aproveitamento. A resposta dos alunos foi
gratificante porque, em momentos, quase nada diferenciou do “feedback” que se
observa nas aulas presenciais.
É notório que há algumas
limitações nos métodos virtuais. Isso é normal. Mas a superação, no nosso caso,
ficou evidente pelo interesse conjunto da classe e do ministrador. Certamente,
a avaliação positiva que tivemos compreendeu o esforço individual e o esforço
coletivo. Foi sobremaneira surpreendente para a professora observar as opiniões
favoráveis dos seus alunos a respeito do conteúdo e do método didático usado.
Após esses encontros e em
vista do que foi ministrado e do que foi assimilado pelos alunos, a conclusão é
simples: mesmo enfrentando um tempo de isolamento social, foi possível
ultrapassar com altivez os óbices advindos dos protocolos limitadores. O
diálogo permanente professora/alunos, a cada matéria explicitada, favoreceu a
aproximação como se presencial a aula fosse. Assim, o primeiro semestre, para a
nossa convicção, obteve os resultados esperados, deixando para trás as
apreensões dos primeiros dias.
Profª. Alessandra Almeida
Barros
Docente do Curso de Direito da
UniAteneu
Mestranda em Ciência
Criminológico-Forense e pós-graduada em Direito Penal
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