Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Projeto] Ilê Axé Omo Tif'é recebe Projeto Abayomi de Todos Nós este fim de semana


 
Após realização de oficina no Cuca, o projeto agora realiza também atividades no Centro de Inclusão Tecnológica e Social – CITS, também localizado no bairro Jangurussu

O projeto teve início no último dia 12 no Cuca Jangurussu. A iniciativa foi contemplada no edital de Protagonismo Juvenil nº 03/2016 “Cultura” da Coordenadoria de Juventude de Fortaleza e realizará oficinas formativas, além de exposição de imagens, bonecas e histórias e a culminância da ação.  O CITS – Jangurussu agora receberá 3 oficinas nos dias 02, 09 e 16 de fevereiro. As oficinas que serão realizadas no Ilê Axé Omo Tif'é, seguem com programação inalterada nos dias 04 e 05/02. O Projeto Abayomi de Todos Nós é idealizado por Wendel Veneroso e Vitória Mota, estudantes da licenciatura em Teatro do IFCE.

A iniciativa proporciona uma imersão no universo de cada um. A partir de suas referências e história de vida, o participante cria a sua boneca tecendo uma rede de oralidades, histórias e afetos. “Abayomi de Todos Nós” se pauta no resgate da memória coletiva e promove os saberes acerca das histórias da comunidade negra das localidades por onde passa. A ação conta com realização do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Prefeitura Municipal de Fortaleza. É uma produção do Comboio Griô, grupo que atua na pesquisa das relações contemporâneas a partir dos ritos e mitos ancestrais.

A oficina realizada no dia 02, foi voltada à Comunidade Kolping Santos Mártires. Todas as oficinas acontecerão das 13h às 17h. Para participar, as inscrições serão realizadas nos locais para interessados a partir dos 10 anos. Nos dias 04/02 e 05/02 o Ilê Axé Omo Tif'é, casa de atriz africana Ketu, receberá as oficinas de abayomis e estará aberta à comunidade local e demais participantes, com inscrições também pelo e-mail abayomidetodosnos@gmail.com. Para a inscrição, os interessados deverão enviar nome completo, RG, CPF (seu ou do responsável), contatos e se prefere participar da oficina no dia 04 ou 05 de fevereiro.

Sobre o projeto: A construção da Abayomi com seus retalhos, tranças e nós, se dá em oficinas, redes de experimentação construída entre as mais diferentes gerações, desde a disposição dos materiais no espaço, da escolha das tiras de pano, da atenção na criação de cada peça. É um processo artesanal-pessoal, onde busca-se tecer uma rede de afetos, através das histórias africanas e seu imediato poder simbólico. Um mecanismo que instiga a criação através da materialização de cada Abayomi, seu relicário de memórias.

Sobre o Ilê Axé Omo Tif'é: O Ilê Axé Omo T'ife, casa de matriz africana Ketu, situada no bairro Jangurussu, tem como fundadora e Ialorixá regente a Iya Valéria de Logun Edé. Desde sua concepção, este Ilê guarda em seus aspectos sociais uma profunda preocupação e crescente interesse no âmbito artístico, político e social, incitando seus filhos a se engajarem na causa dos Orixás,  em benefício de todo o  povo de Terreiro.

SERVIÇO:
Projeto Abayomi de Todos Nós
Oficinas
CITS – Jangurussu: 02, 09 e 16/02 – horário 13h às 17h
Rua L, nº 20, Conj. João Paulo II
Ilê Axé Omo Tif'é: 04 e 05/02 – horário 13h às 17h

Rua Fco Lima e Silva, nº 115, Jangurussu

Nenhum comentário: