Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 18 de fevereiro de 2017

PARANGABA SUSTENTÁVEL] Por meio de ações sustentáveis, Shopping Parangaba evita o envio de 149 toneladas de lixo aos aterros sanitários

 
Programa inclui coleta seletiva, reuso de água e economia de energia

Sendo a sustentabilidade uma das preocupações do Shopping Parangaba, o empreendimento adota várias medidas para gerar o mínimo impacto possível ao meio ambiente. As ações fazem parte do projeto “Parangaba Sustentável”, que inclui coleta seletiva em todas as lixeiras do mall, caixas receptoras de pilhas e baterias, coleta de óleo de cozinha usado, dentre outras práticas. Somente em 2016, todas estas iniciativas resultaram em nada menos que 149 toneladas de lixo recicladas, ou seja, volume que deixou de ser enviado para os aterros sanitários. Isso preveniu que mais de 125 toneladas de CO2 fossem liberadas na atmosfera.

Este levantamento foi realizado pela ASAS, Agência de Soluções Ambientais, que desenvolve soluções socioculturais e ambientais, e planejamentos estratégicos nestes segmentos. De acordo com os dados apurados, foram reciclados 138.430 quilos de papel e papelão. Em termos práticos, somente esta ação evitou o corte de mais de 2.700 árvores para fabricação de novos papéis. Além disso, a reciclagem do papelão gerou economia de água suficiente para encher sete piscinas olímpicas, uma vez que a fabricação do papelão exige uma quantidade de água superior à que é utilizada na reciclagem.

Outros dados importantes: 1.614 quilos de garrafas pet foram reciclados a partir da doação feita pelo shopping, quantidade suficiente para fabricar mais de 14 mil camisas de malha ecológica. Durante o ano, 3.691 quilos de plásticos também foram reciclados, evitando a utilização de 9.227 litros de petróleo. No mesmo sentido, a quantidade de latinhas de alumínio reciclada pelo Parangaba nos 12 meses do ano foi suficiente para economizar mais de 133 mil horas de energia.

O Shopping Parangaba mantém parceria com a Associação dos Catadores do Jangurussu (Ascajan), que destina material para a reciclagem, gerando renda para os catadores.

“Para nós é importante ver que cada ação adotada pelo shopping gera um resultado infinitamente maior para o meio ambiente. Nós tomamos a iniciativa, mas é essencial a participação de cada cliente, respeitando e adotando todas as práticas, e contribuindo com as coletas e demais ações”, destaca Felipe Bahiana, gerente de Marketing do Shopping Parangaba.



Ações sustentáveis adotadas pelo Shopping Parangaba:

- Coleta Seletiva em todas as lixeiras do mall;

- Recolhimento de lâmpadas fluorescentes usadas;

- Caixa receptora de pilhas e baterias;

- Recolhimento de óleo de cozinha usado;

- Claraboias que permitem uso da luz natural;

- Captação da água da chuva;

- Papel biodegradável nos banheiros;


- Secadores nos banheiros, reduzindo o uso de papel.

Nenhum comentário: