Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Lançamento] “Cidades Sagradas” foi lançando na última quinta (16) em Sobral


É conhecida a força da religiosidade do povo nordestino e como isso impacta na realidade da população em todos os Estados, mais ainda nas cidades do Interior. No Ceará, isso fica ainda mais claro com a presença de figuras míticas como Padre Cícero, Frei Damião, Padre Ibiapina e Antônio Conselheiro, entre outros. Fruto de uma tese de Doutorado do professor de História Agenor Soares e Silva Júnior, o livro “Cidades Sagradas – da ‘Roma Cearense’ à ‘Jerusalém Sertaneja’” traz um amplo estudo sobre o papel da Igreja Católica para o desenvolvimento urbano no Ceará, com foco mais detalhado nos municípios de Sobral e de Juazeiro do Norte. O livro foi lançado na última quinta-feira (16), na Casa de Cultura de Sobral.

“Cidades Sagradas” surgiu a partir da tese de Doutorado defendida pelo Professor-Doutor Agenor Soares Júnior na Universidade Federal Fluminense (UFF), no ano de 2009. A banca examinadora considerou o trabalho de extrema relevância pelo tema, originalidade da abordagem, da propriedade do aparato técnico, assim como o grande e erudito esforço de pesquisa, sobretudo a pertinência das fontes e a atualização bibliográfica. O conteúdo leva a uma discussão sobre a formação e o desenvolvimento de cidades cearenses evidenciada pela cultura religiosa.

Um passeio pelas páginas de “Cidades Sagradas” induz o leitor a percorrer “novos” caminhos na historiografia cearense, forçando o benéfico contato com estudiosos de séculos passados que, primeiramente, embora de forma tímida, anunciaram a importância no aprofundamento das ideias entre a cultura urbana, o fazer-se de uma cidade e as práticas religiosas. As duas cidades escolhidas para o aprofundamento deste estudo, Sobral e Juazeiro do Norte, permitem transitar nesse universo.

O trabalho de pesquisa do Prof. Dr. Agenor Soares Júnior ajuda a desvendar um itinerário que torna visível o papel da Igreja Católica e da religiosidade nas transformações dessas duas importantes cidades do Interior do Ceará, representações principais das Regiões Norte e Sul do Estado, bem como das demais cidades do sertão cearense. Do século XVIII ao XX, do arraial a cidade, nas fases de consolidação de uma “rede urbana”, as regiões interioranas do Ceará “sofreram” modelos religiosos de cidades que longe de serem uniformes, se (re)organizavam em detrimento dos movimentos políticos e sociais que ocorriam pelos sertões cearenses.

A ideia perseguida pelo livro consiste em entender a Igreja Católica como instituição relevante nesse movimento de interferência na formação das cidades, inserida num projeto maior, buscando nas seculares tradições das “cidades sagradas”, os elementos essenciais do desenvolvimento de comunidades cristãs nos sertões do Ceará. Daí a alusão a duas metrópoles historicamente relevantes pela religiosidade – Roma e Jerusalém;

Sobre o Autor
Agenor Soares e Silva Júnior é natural de São Paulo, mas tem suas raízes ligadas à Serra da Ibiapaba, no Ceará. Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2009). Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú, atua nos campos de pesquisa em História Social, com ênfase em História, Religião e Religiosidade. É professor das disciplinas de Teoria da História, Historiografia Brasileira e Metodologia do Ensino de História.



Nenhum comentário: