Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Cinema] CINEMA MEXICANO É DISCUTIDO EM MASTER CLASSES NA CAIXA CULTURAL FORTALEZA

​"Lucifer", filme de Gust Van den Berghe, é tema da primeira master class.

Serão debatidos três filmes da Mostra de Cinema Mexicano e um que participa da Competitiva de Longas-Metragens do 26° Cine Ceará. Entre os convidados, Jorge Yglesias, um dos grandes críticos de cinema latino-americanos.


Começa na quinta-feira, dia 16, a série de quatro Master Classes da Mostra de Cinema Mexicano, promovida pela CAIXA Cultural Fortaleza. As atividades acontecerão até domingo, dia 19, às 19 horas, com acesso gratuito. A Mostra é parte da programação do 26° Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema.

Na quinta-feira, 16, a Master Class será de Janaina Marques sobre "Lucifer", filme de Gust Van den Berghe (110 min. Ficção. México/Bélgica. 16 anos), que será exibido às 14h. Na sexta-feira, 17, Lucas Coelho discorre sobre "Heli" (105 min. Ficção. México/França/Alemanha/Holanda. 18 anos), filme de Amat Escalante, com exibição às 14h. Janaína Marques e Lucas Coelho são dois jovens cineastas do Nordeste que foram alunos de Amat Escalante e Carlos Reygadas, homenageados na Mostra de Cinema Mexicano com retrospectiva sobre suas obras.

No sábado, 18, a Master Class será dos diretores mexicanos Yulene Olaizola e Rúben Imaz, que comentarão com profundidade o trabalho de criação do longa-metragem “Epitáfio”, com o qual participam da Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens do 26° Cine Ceará, com exibição na noite de sexta-feira, 17, no Cineteatro São Luiz.

Encerrando a série de Master Classes, a CAIXA Cultural recebe o cubano Jorge Yglesias, um dos grandes críticos de cinema latino-americanos, poeta, tradutor, historiador de cinema e Diretor da Cátedra de Humanidades da Escola Internacional de Cinema e Tv de Cuba (EICTV). Ele ministra uma aula magna sobre o cinema radical de Carlos Reygadas dentro do panorama do cinema contemporâneo. A Mostra faz uma homenagem ao cineasta com uma retrospectiva de quatro filmes de sua autoria. O mais recente, “Post Tenebras Lux” (120 min. Ficção. México. 18 anos), será exibido às 14h, antecedendo a Master Class.
Programação das Master Classes:

Quinta-Feira - 16/06

16h - MASTER CLASS com Janaina Marques sobre "Lucifer"
Sexta-Feira - 17/06 

16h - MASTER CLASS com Lucas Coelho sobre "Heli"

Sábado - 18/06 

16h - MASTER CLASS com Yulene Olaizola e Rubén Imaz sobre o processo criativo do filme "Epitafio", que está na Mostra Competitiva Ibero-Americana de Longas-Metragens do Cine Ceará.

Domingo - 19/06

16h - MASTER CLASS com Jorge Yglesias sobre "Post Tenebras Lux" e análise da obra de Carlos Reygadas.


Serviço:
Cinema: Mostra de Cinema Mexicano
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema
Data: 7 a 19 de junho de 2016
Horários: ver programação
Classificação indicativa: ver indicação de cada filme
Ingressos: Gratuitos (distribuídos com 1h de antecedência, sujeitos à lotação do teatro)
Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Informações: (85) 3453-2770


Nenhum comentário: