Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 6 de maio de 2017

PROGRAMAÇÃO MAIO 2017] ARTES CÊNICAS NO CENTRO CULTURAL BANCO DO NORDESTE/FORTALEZA

O Programa Ato Compacto tem como ação exibir espetáculos de teatro, dança, circo, performance, etc., destinados ao público adulto, sempre de forma gratuita. Oportuniza aos grupos artísticos apresentar seus trabalhos no Centro Cultural Banco do Nordeste/Fortaleza, que tem como prerrogativa principal democratizar o espaço entre os artistas profissionais e aqueles que estão iniciando na carreira artística.

OFICINAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA

O Corpo Cênico Musical
Facilitador: Gustavo Portela e Maria Vitória
Dia 05, sexta, 14h às 16h
A oficina propõe envolver os participantes em uma articulação entre a música e o teatro. Partindo dessa interface de linguagens os participantes e os ministrantes da oficina poderão elaborar a partir de jogos criativos imagens cênico-musicais. Classificação Indicativa: a partir de 16 anos. Carga Horária: 02 horas. 30 vagas. Inscrições pelo e-mail (enviar Nome Completo e RG): mariabonequeira@yahoo.com.br

Oficina de Técnicas de Formas Animadas
Facilitador: Ricardo Stewart e Igor Reis
Dia 10, quarta, 14h às 18h

Teatro de formas animadas é uma técnica teatral que se utiliza de atores não-humanos, como bonecos, máscaras, objetos, sombras; e o próprio ator/manipulador, que pode usar partes do seu corpo para criar personagens. Estes instrumentos ganham vida atuando como mediadores entre o ator e a plateia, para isso é necessário ao ator conhecimento teórico e prático de conceitos a serem aplicados durante a encenação. Nesta oficina, os participantes praticarão estes conceitos usando objetos, tecidos, bonecos e o próprio corpo, tendo como intuito transformar estes elementos em personagens completos; ou seja, com características próprias, autonomia, vontades e desejos.  Com isso, é possível compreender que o teatro traz em si mesmo uma dimensão educativa, por ser fonte de conhecimento, de criação, de partilhas socioculturais, além de despertar o interesse para a apreciação das artes. Ao assistir ao espetáculo e participar da oficina de teatro, os grupos culturais ampliam seu repertório cênico tão relevante para a criação de novas propostas de criação artística por grupos das comunidades envolvidas. Classificação Indicativa: a partir de 16 anos. Carga Horária: 04 horas. 20 vagas. Inscrições pelo e-mail: projetoquaderna@gmail.com

Sensibilização Corporal e Convivência por Intermédio da dança-teatro
Facilitador: Ana Cláudia Viana
Dias 23, 24 e 25, quarta a sexta, 14h às 17h
Oficina de sensibilização corporal e convivência por intermédio da dança-teatro. Acesso gratuito, ministradas da seguinte maneira: destinada a escolas da rede pública, ong’s ou centros comunitários, objetivando o processo de sensibilização corporal e convivência por intermédio da dança-teatro. Essas oficinas são instrumentos do compartilhamento, articulação e multiplicação de ideias, experiências e conhecimentos entre os agentes atuantes na obra, artistas da região e comunidade geral. Classificação Indicativa: a partir de 14 anos. Carga Horária: 03 horas. 15 vagas. Inscrições pelo e-mail: a3danca@gmail.com


PROGRAMA ATO COMPACTO
TEATRO
Gustavo em Barlavento
Gustavo Portela
Dia 05, sexta, 18h

Alguns anos atrás, o designer e produtor musical Gustavo Portela decidiu fazer uma caminhada pelo Estado que o acolheu ainda criança, quando veio com a família de São Luís, do Maranhão, para o Ceará. Sua ideia era refazer, a pé, o trajeto que trouxe os índios Tremembés ao litoral cearense. Como resultado da aventura, queria lançar um filme e uma exposição fotográfica. Mudou de ideia e decidiu produzir um disco: Gustavo em Barlavento que foi lançado no início do ano passado em show cênico-musical realizado no Dragão do Mar. As referências do projeto vão do bumba meu boi maranhense ao forrozão cearense, passando pelo coco paraibano. Tudo com guitarras e bases eletrônicas. O show é direcionado a crianças, jovens e adultos. Gustavo em Barlavento consegue trazer a festa, o lúdico com uma da linguagem que une a tradição à contemporaneidade. Multinstrumentista e Cantor: Gustavo Portela.  60 min. Classificação: Livre.
*Projeto contemplado pelo Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018.

TEATRO
Prometemos Não Chorar – Um Musical de Classe!
Às de Teatro
Dia 09, terça, 18h

O Musical aborda o universo brega, fazendo um levantamento desde a década de 60 até os dias de hoje. Os 10 atores em cena contam uma história três irmãs, Perfídia, Carol e Diana, que perdem o pai misteriosamente e têm sua fortuna roubada pela madrasta e sua filha e se vêem obrigadas a trabalhar num bar/club local. Porém, tudo muda quando Carol acidentalmente descobre o que realmente aconteceu com seu pai e acaba sendo sequestrada por sua madrasta. Começa assim uma corrida contra o tempo para encontrar a irmã perdida. Embalando essa louca história, temos os maiores clássicos da música brega, tocadas e cantadas ao vivo, com cenários e figurinos que remetem ao antigo teatro de revista de Walter Clark. Direção: Glauver Souza. 120 min. Classificação: Livre.

TEATRO/PRAÇA DO FERREIRA (em parceria com Cineteatro São Luiz)
Marítimas: Narrativa 1# - Minha Jangada Chama Pelo Nome
Grupo Ânima de Teatro
Dia 10, qua, 17h

Jangada de vela ao vento... lançando a rede de tudo vem: peixe, lagosta e saudade. A onda que quebra na praia leva e traz de longe a notícia, guardada nas conchas e búzios enterrados na areia. Um velho pescador vasculha suas memórias e vai de um ponto a outro do tempo costurando passado e presente, movido pelo ritmo das ondas do mar. Nada se perde no mar tudo retorna a beira da praia para descansar no colo dos que esperam. Direção: Cleomir Alencar. 60 min. Classificação: Livre.



TEATRO
Quaderna, O Encantado
com Ricardo Stewart e Igor Reis
Dias 11 e 12, quinta e sexta, 18h

O espetáculo “Quaderna, o Encantado” é uma produção do Coletivo Canduras e Artes e dirigido por Edinilson Motta Pará. A peça coloca em cena o ator Ricardo Stewart interpretando Felipe Quaderna, que se apresenta como descendente do João Ferreira, líder responsável pelo massacre e, portanto, herdeiro da Coroa do Reino Encantado do Sertão. A dramaturgia foi criada a partir da coleta de informações sobre o fato, presentes em obras da literatura brasileira, como A Pedra do Reino, de Ariano Suassuna, Pedra Bonita, de José Lins do Rego, notícias de jornais da época e relatos de historiadores. Em cena Igor Reis faz a trilha sonora ao vivo. Texto e Direção: Edinilson Motta Pará. 60 min. Classificação: 14 anos.
*Projeto contemplado pelo Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018.

TEATRO
Cárcere
Um solo de Vinícius Piedade
Dias 18 e 19, quinta e sexta, 18h

Cárcere apresenta uma semana na vida de um pianista que estando privado da liberdade e de seu piano será refém numa rebelião iminente. Ele vive em ritmo de contagem regressiva e suas expectativas, impressões, lembranças, reflexões e sensações são expressadas por ele num diário que inicia numa segunda-feira e termina quando estoura a rebelião, um domingo. Direção, atuação e iluminação: Vinícius Piedade. 75 min. Classificação: 14 anos.

TEATRO
Um Tempo da Chuva
Um duo de Anízia Marques e Ana Cláudia Viana
Dias 25 e 26, quinta e sexta, 18h

O encontro entre duas pessoas debaixo de uma parada em um dia de chuva, e a construção da amizade pelo caminho do desvelamento dos medos e desejos de cada uma delas. Esta é a trama de Um Tempo da Chuva, adaptação da obra O tempo da chuva de texto original de Henrique Fontes, e que foi inicialmente apresentado pelo grupo Beira de Teatro (RN) no ano de 2005. Em cena, as bailarinas Anízia Marques (Anízia Marques Cia de Dança) e Ana Cláudia Viana (Grupo Nammu) atuam no espaço urbano tomado pela chuva, explorando sensações e sentimentos oriundos do encontro. A dança-teatro surge neste espetáculo como um catalisador do subjetivo humano, integrando expressões artísticas e proporcionando envolvimento do público junto ao espaço cênico. Direção: Lenilton Teixeira. X min. Classificação: 14 anos.
*Projeto contemplado pelo Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018.


PROGRAMA BANCO DO NORDESTE CULTURAL
Maria

Lucas Duarte

Dia 06, sábado, 19h
Local: Cineteatro do Cuca Mondubim
Dia 13, sábado, 18h30
Local: Pátio do Cuca Jangurussu
Dia 20, sábado, 19h
Local: Cineteatro do Cuca Barra

Portugal, por tempos, foi governado por uma rainha que, assim como outr@s monarcas de sua época, enlouqueceu e passou o trono para seu sucessor. Maria é uma mulher que tem esquizofrenia e acredita ser esta louca rainha. Essa dupla personalidade lhe torna uma pessoa atemporal que conta histórias de suas vidas mesclando o choro da dor com o da alegria. Atuação, Dramaturgia e Encenação: Lucas Duarte. 40 min. Classificação: Livre.


Nenhum comentário: