Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sábado, 6 de maio de 2017

Combate ao mosquito] Prefeitura de Fortaleza intensifica o combate ao Aedes aegypt e realiza “Dia D contra o mosquito”

A Prefeitura de Fortaleza, objetivando eliminar focos do Aedes aegypt nos prédios públicos municipais, promoverá, neste sábado (06/05), o “Dia D contra o mosquito”. A iniciativa, que contará com a colaboração de servidores comissionados e terceirizados, terá caráter educativo, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde. Na ocasião, serão promovidas buscas aos criadouros, práticas de conscientização por meio panfletagens e será lançado o “Movimento Senhora Faxina - Cuidar do Lixo não tem Idade", às 9h, na Praça Antônio Alves Linhares, do lado do Mercado do Carlito Pamplona.

Para alcançar o objetivo da iniciativa, serão organizados grupos compostos por, no mínimo, dez servidores distribuídos por prédio. As Secretarias Regionais ficarão responsáveis pelas ações em suas respectivas sedes, nos mercados públicos e nos cemitérios; a Secretaria da Educação (SME) realizará intervenções em escolas e creches; a Secretaria do Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Combate à Fome (SDS) ficará responsável pelos CRAS, CREAS e CCDHs (antigos CSUs). As demais secretarias temáticas seguirão orientação do Gabinete do Prefeito, para as ações em suas sedes. Além disso, objetivando atribuir auxílio às práticas, a SMS disponibilizará para cada Regional dez supervisores de endemias.

Já o Movimento Senhora Faxina será lançado para sensibilizar idosos vinculados ao Projeto "Saúde, Bombeiros e Sociedade" sobre a importância de combater o descarte irregular de resíduos sólidos e as doenças vinculadas ao lixo, dentre elas, as Arboviroses (doenças transmitidas por mosquitos, a exemplo do Aedes aegypti que transmite dengue, zika vírus e febre chikungunya). O objetivo é que os idosos se tornem multiplicadores de práticas socioambientais junto às suas famílias e à sua vizinhança.

Confira os locais contemplados no “Dia D contra o mosquito”:
Secretaria Regional I: Mercado do Carlito Pamplona
Secretaria Regional II: Mercado do Joaquim Távora
Secretaria Regional III: Terminal do Antônio Bezerra
Secretaria Regional IV: Mercado dos Peixes do Montese
Secretaria Regional V: Cuca do Mondubim
Secretaria Regional VI: Cuca do Jangurussu
Secretaria do Centro: Mercado São Sebastião

Após a instalação das brigadas, as varreduras nos prédios públicos deverão ocorrer periodicamente, considerando que o ciclo de reprodução se renova a cada sete dias, não necessariamente aos sábados.

Movimento Senhora Faxina
Inicialmente, o Movimento Senhora Faxina orientará os 3 mil idosos vinculados ao Projeto do Corpo de Bombeiros na área da Regional I. No mês passado, os monitores das atividades físicas diárias foram capacitados pela equipe do Movimento sobre como combater as arboviroses e sobre o descarte irregular de lixo. A partir da próxima semana, durante as aulas oferecidas pelos bombeiros, os monitores repassarão as orientações aos idosos, por meio de álbuns educativos.

Ainda este ano, o Movimento Senhora Faxina será levado aos 245 núcleos assistidos em Fortaleza pelo Projeto, atendendo em todas as Regionais da cidade a mais de 12 mil idosos. Além disso, idosos que integram projetos de associações de bairro e ações desenvolvidas por postos de saúde também serão aliados. Durante o lançamento, haverá aula de ginástica, com orientações socioambientais aos idosos dos núcleos do Carlito Pamplona, Álvaro Weyne, Pirambu e Cristo Redentor.

Serviço:
“Dia D Contra o Mosquito”
Local: Prédios públicos da Prefeitura existentes nas Secretarias Regionais
Horário: De 8 às 12h

Lançamento do “Movimento Senhora Faxina - Cuidar do Lixo não Tem Idade”
Local: Praça Antônio Alves Linhares, cruzamento das avenidas Pasteur e Francisco Sá, Carlito Pamplona

Horário: 9h

Nenhum comentário: