Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 2 de maio de 2017

Clássicos] Clássicos na Lagoa apresenta Trio Nepomuceno


O Trio Nepomuceno é a próxima atração do Clássicos na Lagoa, que realiza nesta sexta-feira, dia 5 de maio, um concerto de música erudita às margens da Lagoa do Porangabuçu. O grupo, formado por professores do curso de Licenciatura em Música do Instituto de Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC), foi criado para homenagear o compositor brasileiro Alberto Nepomuceno, regente e pianista nascido em Fortaleza, considerado o pai do nacionalismo da música erudita brasileira.

No repertório do Clássicos na Lagoa, o Piano trio n. 3 em Dó menor de Ludwig van Beethoven Op.1 e o Piano trio n. 1 em Sol Maior de Joseph Haydn, Hob. XV:25. O projeto é realizado sempre nas primeiras sextas-feiras do mês, às 17 horas. O evento, aberto ao público, é promovido pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM), em parceria com o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) e a Plataforma Sinfonia do Amanhã.

O Trio Nepomuceno da UFC é formado pela violinista Liu Man Ying, doutora em música pela Escola de Comunicação e Arte (ECA-USP); pela violoncelista Dora Utermohl de Queiroz, mestre em música e bacharel em violoncelo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e pelo pianista Vitor Duarte, doutor em música pela The University of Arizona-USA.

Trio Nepomuceno
O Trio Nepomuceno foi criado em 2015 com o ingresso das professoras Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz no corpo docente do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC). Uma parceria com Vitor Duarte, que já era professor da instituição, possibilitou a criação do grupo, que desde então é constituído pelos mesmos integrantes.

Liu Man Ying realizou sua graduação em Bacharelado em Instrumento Violino na Escola de Comunicações e Artes pela Universidade de São Paulo (2004). É mestre em Musicologia pela ECA - USP (2007), doutora em Música ECA - USP (2012) e atualmente realiza pesquisas de Pós-doutorado no Instituto de Artes da UNESP. Liu é professora de violino e viola do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, colabora com o programa de extensão Prática Instrumental Sinfônica, integrando a Orquestra Sinfônica da UFC, e coordena a Camerata de Cordas da UFC.

Dora Utermohl de Queiroz é mestre em música e bacharel em violoncelo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é professora de violoncelo no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde colabora intensamente com o programa de extensão Prática Instrumental Sinfônica, integrando a Orquestra Sinfônica da UFC Fortaleza e coordenando o projeto Grupo de Violoncelos da UFC e Oficinas de Violoncelo.

Vitor Duarte é mestre em Música pela Arizona State University-USA (1997) e doutor pela The University of Arizona-USA (2002). Dentre as diversas premiações recebidas no Brasil, destaca-se o 1° lugar no 1° Concurso JK de Piano de Brasília. Nos USA venceu o prestigioso “President’s Competition” da The University of Arizona e foi premiado no “Green Valley International Piano Competition”. Participou do Festival Chopin pela The University of Arizona e do Festival Chopin pela Chopin Academia de Música em Varsóvia, Polônia, a convite da professora Barbara Hesse-Bukowska. Atualmente, é professor adjunto do curso de Licenciatura em música da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Serviço:
Projeto: Clássicos na Lagoa
Apresentação: Trio Nepomuceno
Local: Lagoa do Porangabuçu – Fortaleza / CE
Data: 5 de maio – sexta-feira

Horário: 17 horas

Nenhum comentário: