Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 10 de maio de 2010

[Moda] DFB 2010: Um estilo conceitual

O Dragão Fashion Brasil 2010 continua sendo a melhor referência do Nordeste e um dos mais importantes eventos de moda conceitual do país. Já são 11 anos que acontece no Ceará. E não resta dúvida, que é um “abre portas” para os novos estilistas, além de alavancar, ainda mais, o trabalho dos já conhecidos. Sempre apresentando novas tendências consegue todo ano se superar, tudo isso graças ao criador Cláudio Silveira.


Por Jean Claude


O tema desse ano foi inspirado no herói da abolição no Ceará, Francisco José do Nascimento, mais conhecido como “Chico da Matilde”. Ele nasceu em 15 de abril de 1839, em Canoa Quebrada (CE). Foi um jangadeiro cearense, que lutou pela libertação dos escravos na região. Sua bravura no bloqueio do porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos, rendeu-lhe o apelido de Dragão do Mar. Essa história fez um grande sentido! Pois, estilistas e aspirantes fizeram trabalhos de muito destaque.
As grifes Conexão Solidária, Jolie! Jolie!, Iury Costa, Mark Greiner, Vitorino Campos, Mario Queiroz, Handara, Ivanildo Nunes, Mar de Castro, Madame Surtô, Francisco Matias, Marcussoon, Piorski, Sá.Maria, Skyler, Weiner Silveiro, Lindenbergue Fernandes, Tarcisio Almeida, Kallil Nepomuceno, Sis Couture, João Pimenta, Thais Gusmão, Walério Araújo, Melk Zda, Cristiane Gomes, Dona Florinda, Ronaldo Silvestre, Gustavo Silvestre e fechando o último dia (28/04) com um desfile de luxo de Lino Villaventura apresentando a coleção para o outono e inverno de 2010.

Esse mecanismo de criação agrega cores e padronagens de tecidos, acessórios, sapatos, maquiagem e tem como característica “dialogar” com a arte e cultura, regionalismo e eco-design, principalmente incentivar o intercâmbio entre estilistas de várias partes do país. Esse ano o Dragão Fashion Brasil firmou parceria com a Estethica, uma promoção da Moda Sustentável e ecologicamente correta do The British Fashion Council, que realiza a Semana de Moda de Londres.
Podemos até dizer que é uma plataforma de lançamentos de moda, inclusão social, comportamento, negócios e sustentabilidade.
Essa edição trouxe a edição do Concurso de Novos, onde oferece oportunidades a oito instituições de ensino de moda no Brasil: o Dragão Pensando Moda, com palestras e mesas redondas.

“Acreditando no que faço e nunca aceitar que o comercial fale mais alto que o conceitual. A prova disso foi esperar onze anos que o DFB não perdesse o foco” diz Cláudio Silveira, idealizador do Dragão Fashion Brasil.



Personalidades também marcaram presença nas passarelas. A Top Model Internacional e apresentadora do programa do SBT, “Esquadrão da Moda”, Isabella Fiorentino desfilou para Handara. A VJ, Marimoon desfilou para a grife Dona Florinda.
Houveram workshops, palestras, painéis, com o jornalista italiano Peppe Orrú (colaborador da Collezione Itália e Vogue Itália); Jun Nakao (estilista e diretor de criação); Mauro Slomp (desiger de sapatos); Márcia Travessoni (apresentadora do programa de moda “M de Moda” da TV Diário – Canal 22); Glauco Sabino (jornalista, produtor de moda e blogueiro); Ivo Viana (estilista cearense em design de calçados e acessórios) entre outros. E pela primeira vez, no Centro de Convenções Edson Queiroz, local onde aconteceu a edição do DFB 2010, foi criado um projeto chamado “Ceará Business” é uma espécie de bolsa de negócios que pretende gerar ainda mais oportunidades de negócios da moda local.


Serviço:

Dragão Fashion Brasil 2010
Data: 25 a 28 de abril de 2010
Local: Centro de Convenções de Fortaleza
Informações: + 55 (85) 3261.3656
Site: http://www.dfhouse.com.br
E-mail: dragaofashion@dragaofashion.com.br





Portrait Fashion dfb 2010


























Nenhum comentário: