Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Municípios] Caetano Brasil & Grupo apresenta o mundo do choro contemporâneo em Fortaleza e Juazeiro do Norte

 
​Foto: Diogo Zanotti​

Clarinetista, saxofonista, compositor e arranjador, Caetano Brasil fará shows nos dias 01 e 02 de setembro nos Centro Culturais Banco do Nordeste

O artista mineiro, Caetano Brasil, vem ao Ceará pela primeira vez para divulgar seu primeiro álbum, que é o cartão de visitas do trabalho “Caetano Brasil & Grupo”. Este, ao lado de Adalberto Silva (contrabaixo), Gladston Vieira (bateria), Guilherme Veroneze (piano) e Rick Vargas (percussão). As apresentações acontecerão no dia 01 de setembro (sexta-feira), no Centro Cultural Banco do Nordeste em Fortaleza, às 18h, e no dia 02 de setembro (sábado), no Centro Cultural Banco do Nordeste em Juazeiro do Norte, às 19h30.

O trabalho autoral, com músicas assinadas por Caetano Brasil, apresenta um viés inovador com composições de choro influenciadas pelo jazz, pela música folclórica oriental e por ritmos latinos. Seja pela diversidade de estilos musicais, presentes em diversos países, ou mesmo pela qualidade da interpretação dos músicos, o que se tem- como resultado do trabalho é uma legítima obra musical contemporânea que segue a vertente mundialmente conhecida como worldmusic, referente ao intercâmbio de culturas na música.
Uma prova dessa mistura de linguagens musicais vem do próprio Nordeste brasileiro que produzia nos anos 1920 uma música com grande riqueza rítmica, por conta dos instrumentos de percussão. O contato com os nordestinos permitiu que os músicos cariocas incorporassem ao choro alguns elementos musicais como o pandeiro. Por conta disso, os conjuntos de choro, antes conhecidos como “chorões”, passaram a ser chamados de “grupos regionais”, uma clara associação às orquestras regionais dos músicos nordestinos.
O projeto é uma produção da empresa Sinfônica Produções, com patrocínio do Banco do Nordeste, incentivo do Ministério da Cultura por meio da Lei de Incentivo à Cultura e realização do Governo Federal. Algumas músicas do Caetano Brasil & Grupo e outras informações do projeto podem ser conferidas no site http://www.caetanobrasil.com/.

Oficina musical para crianças

Os músicos do projeto “Caetano Brasil & Grupo” oferecerão uma oficina de iniciação à música instrumental para crianças de 6 a 10 anos tanto em Fortaleza quanto em Juazeiro do Norte, nos dias 01 e 02 de setembro, respectivamente, das 14h às 16h, também nos Centros Culturais Banco do Nordeste.
O workshop irá propor atividades lúdicas às crianças participantes com o objetivo de apresentar o mundo da música instrumental por meio dos instrumentos, ritmos, variações de dinâmica, timbres, entre outros parâmetros musicais. Os músicos irão tocar músicas próprias do universo infantil em versões instrumentais de forma a aproximarem as crianças de tal estilo, estimulando o gosto e a curiosidade na formação delas.

Serviço:
Show Caetano Brasil & Grupo: o mundo do choro contemporâneo
www.caetanobrasil.com
01 de setembro – 18h
Ingressos: gratuitos
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste - Rua Conde d'Eu, 560 - Centro, Fortaleza
02 de setembro – 19h30
Ingressos: gratuitos

Local: Centro Cultural Banco do Nordeste – Rua São Pedro, 337 - Centro, Juazeiro do Norte

Nenhum comentário: