Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 12 de maio de 2015

Saúde] Sugestão de fonte: o que comer e evitar antes de pedalar

Fortaleza (CE) vive uma febre de pessoas que aderiram às bicicletas no deslocamento de seu dia-a-dia. Além da implantação de ciclo faixas nas principais avenidas, as 35 estações de bicicletas compartilhadas já fazem parte da rotina de muita gente na Capital cearense. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a média de utilização diária do sistema é de 1.100 viagens. No entanto, nova prática exige mais atenção na dieta de quem espera comodidade e qualidade de vida com o uso das bicicletas. A ingestão de alimentos inadequados, antes ou depois de pedalar, pode causar dores, desconfortos no estômago, desidratação, fraqueza, perda de massa muscular e possíveis problemas de saúde no futuro.

Sugestão de Fonte: O nutricionista Daniel Coimbra dá dicas do que consumir e evitar antes de pedalar e um guia do que comer para ter uma rotina produtiva de ciclismo. Antes de subir na bike, o ciclista não deve consumir alimentos pesados. Portanto, deve evitar alimentos gordurosos e que contenham açúcar na sua composição melhorando a glicemia e ajudando no desempenho, além de não esquecer a garrafa de água em casa – fora isso, é muito perigoso pedalar de barriga vazia.

Alimentos ideais para ciclistas

Pão integral: indicado para esportistas de todos os tipos, o alimento é rico em carboidratos complexos e fibras que vai regular a formação de energia durante toda a pedalada evitando a tão temida hipoglicemia, além de não causar desconforto e regular o intestino graças às fibras presentes nesse alimento.

Maçã: a fruta é indicada para quem anda de bike porque traz saciedade ao organismo durante as pedaladas, é rica em vitaminas que fortalecem a imunidade e possui 85% de água, auxiliando na hidratação do ciclista. Fora isso, a maçã possui antioxidantes que ajudam a melhorar a capacidade respiratória, protegendo os pulmões. Dependendo do tempo e da intensidade da pedalada, apenas uma maçã pode não ser o suficiente sendo necessário complementar com outros nutrientes.

Batata doce: importante carboidrato que confere uma absorção gradual, fornecendo energia durante toda a pedalada, rica em fibras e vitamina A, a batata doce pode ser consumida, também, após a sessão de bike com o intuito de recuperar as energias gastas durante a atividade física.

Beterraba: a nutritiva raiz é indicada para quem decidiu trocar o carro pela bicicleta, porque, além de ser rica em vitaminas, também oferece altos índices de cálcio e ferro, que fortalecem o organismo para a prática esportiva. Na tabela de nutrientes, também figuram o sódio e o potássio – enquanto o primeiro evita o desperdício de líquidos do organismo durante a atividade física, o segundo aumenta a potência dos músculos. A beterraba ainda possui alto potencial vasodilatador, que vai regular a pressão arterial e melhorar o fluxo sanguíneo para dentro do músculo e, consequentemente, aumentar a performance. Pode ser consumida como suco e deve ser acompanhada de um carboidrato (banana, maçã, pão integral).

Iogurte: ótima fonte de proteína, o iogurte é uma ótima escolha para reduzir a perda de massa magra, além de prático e saboroso. Dê preferência a iogurtes naturais e desnatados que possuem um baixo teor de gordura e açúcar e ótima qualidade proteica e é sempre bom combiná-los com carboidratos como, por exemplo, aveia ou granola.

Para evitar


Uma observação especial para a alimentação pré-treino é a redução de gordura nessa refeição, já que a mesma aumenta bastante o tempo de esvaziamento gástrico que no momento da atividade física pode causar desconforto e reduzir a absorção de nutrientes importantes naquele momento, tendo como consequência a queda de desempenho. Carboidratos refinados e açúcar devem ser evitados já que são rapidamente absorvidos e metabolizados, levando a um aumento agudo de energia, mas, também, a uma queda brusca podendo causar hipoglicêmia e fraqueza no meio da pedalada.

Nenhum comentário: