Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Edital] Secult abre inscrições para o Edital de apoio à programação cultural do Museu do Ceará e Museu Sacro São José de Ribamar


 
A partir do edital, será selecionada uma proposta de programação cultural que irá compor as atividades comemorativas aos 85 anos do Museu do Ceará e aos 50 anos do Museu Sacro São José de Ribamar. As inscrições podem ser feitas, de 10/09/2017 a 25/09/2017 às 23:59, exclusivamente, através da Plataforma Mapa Cultural.

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) abre, de 10 a 25/9, as inscrições para o Edital de Apoio à Programação Cultural do Museu do Ceará e Museu Sacro São José de Ribamar 2017. As inscrições são gratuitas e realizadas, exclusivamente, através da Plataforma Mapa Cultural.

O edital

Fundamentado no Plano Estadual de Cultura, o Edital é uma ação de promoção e democratização do acesso a bens e serviços culturais que se insere na política de fortalecimento da rede de equipamentos da Secult, com a finalidade de dinamizar e qualificar o funcionamento e a programação dos referidos museus junto a pesquisadores, artistas, grupos e organizações acadêmicas e culturais do Estado. A partir do edital, será selecionada uma proposta de programação cultural que irá compor as atividades comemorativas aos 85 anos do Museu do Ceará e aos 50 anos do Museu Sacro São José de Ribamar. A íntegra do edital está disponível no site www.editais.cultura.ce.gov.br e no site da Secult.

As inscrições

As inscrições para o Edital foram abertas, no dia 10/9, após ser cumprido o prazo de 30 dias de publicação do edital para conhecimento da sociedade, estabelecido pela nova lei do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc). As inscrições são gratuitas e realizadas, exclusivamente, online pelo site www.editais.cultura.ce.gov.br.

Através do edital, será selecionado um projeto de programação cultural para o Museu do Ceará e o Museu Sacro São José de Ribamar que contemple atividades de fomento à dinâmica de pesquisa, criação, produção, difusão, formação e fruição do Patrimônio Cultural cearense salvaguardado pelos acervos dos equipamentos.

"O edital está na sua primeira edição, sendo uma novidade para o cenário museológico de todo o Estado. Ele é voltado a atividades de promoção e democratização do acesso a bens e serviços culturais e está inserido dentro da política da rede de equipamentos da Secult. O objetivo principal dele é dinamizar e qualificar o funcionamento e a programação desses dois museus. De acordo com o edital, todas as atividades propostas pelas instituições necessariamente têm que partir do acervo desses museus, ou seja, do patrimônio cultural cearense salvaguardado por estes museus, o que vai dinamizar de uma forma interessante esses acervos. Da mesma forma de editais com a mesma finalidade da Secult, como foi o Edital de Ocupação do Teatro Carlos Câmara e foi o Edital do Sobrado Dr. José Lourenço, podemos destacar a ideia de uma gestão compartilhada dos equipamentos com a sociedade civil para a programação", afirma Carla Vieira, diretora do Museu do Ceará.

O conjunto das atividades propostas na programação cultural poderá contemplar múltiplas linguagens e manifestações ligadas ao patrimônio cultural cearense e atividades tais como exposições de curta e média duração, palestras, cursos, exibições de filmes e/ou documentários, publicações, entre outras atividades a serem realizadas no período de seis meses, com início de execução previsto para novembro de 2017.

Quem pode se inscrever

Poderão inscrever projetos para o Edital de Apoio à Programação Cultural do Museu do Ceará e Museu Sacro São José de Ribamar 2017 apenas Pessoas Jurídicas de Direito Privado Sem Fins Lucrativos , com sede e foro no Estado do Ceará e com no mínimo três anos de funcionamento regular e atuação na área cultural. A instituição candidata deverá indicar a Pessoa Física responsável pela coordenação do projeto técnico, com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos e experiência de, no mínimo, três anos no campo da gestão e/ou produção cultural, e com experiência comprovada na área de museus.

Mais sobre os Museus

O Museu do Ceará foi criado em 1932. Além de concentrar um dos maiores e mais importantes acervos do Estado, o Museu do Ceará promove cursos, oficinas, palestras e publicações na área de museologia e História, visitas orientadas e capacitação para professores, destacando-se como um núcleo de ações educativas em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Sua política cultural está consoante com os princípios da pedagogia de Paulo Freire. Tal projeto de atuação procura atender ao público diversificado que vai ao Museu: pesquisadores, estudantes da educação básica e superior, visitantes de Fortaleza e turistas do Ceará, do Brasil e de outros países. Especial atenção é dada ao trabalho com as visitas orientadas. O Museu do Ceará possui um acervo bastante variado, resultado de compras e, sobretudo, de doações de particulares e instituições públicas. Trata-se de um acervo com mais de sete mil peças, que atualmente é trabalhado como veículo de reflexão sobre a Historia local integrada à História do Ceará, em seus aspectos culturais, econômicos e sociais. Muitas peças estão em exposição, organizadas em salas temáticas.



O Museu Sacro São José de Ribamar (MSSJR)  foi inaugurado em Aquiraz em 27 de setembro de 1967. Criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, foi o primeiro museu sacro instalado no território cearense, no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia, edificação erguida entre fins do século XVIII. O equipamento cultural passou a abrigar um conjunto de objetos religiosos advindos dos vários municípios e paróquias cearenses. Esse acervo é constituído por uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc., totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense.

Nenhum comentário: