Em uma relação entre contratante
e contratado, um dos requisitos essenciais é a transparência passada com todas
as informações dos serviços a serem realizados e como os recursos serão
destinados. E é em cima deste diferencial que a Atitude Terceirização atua há
10 anos no mercado cearense e de outros estados do Nordeste. Sob o comando do
empresário Paulo Aragão de Almeida Filho, o negócio disponibiliza profissionais
nas áreas de limpeza e conservação, manutenção predial, serviços de copa,
portaria, recepcionistas, telefonista, motorista, dentre outros profissionais.
Atualmente, são mais de 1100
funcionários, entre os estados atuantes: Ceará, em Fortaleza, Paraíba e no
Piauí. Em breve, deverá iniciar uma filial no Maranhão. De acordo com Paulo, “a
agilidade de startup, soluções personalizadas para cada cliente, pagamentos com
prazos mais extensos e segurança para o cliente por estar contratando uma
empresa de maior porte estão entre nossas características essenciais, além da
transparência”.
A Atitude Terceirização tem, em
grande parte do quadro de clientes, órgão governamentais e, neste ano, resolveu
expandir sua atuação com empresas privadas. O gestor explicou que, nos anos
antes do início da Atitude, os órgãos governamentais vinham aperfeiçoando os
sistemas eletrônicos de licitação, dando mais transparência e abrindo
oportunidades de fornecer para o governo, que antes ficavam
"escondidas". Nesta mesma época surgiu a lei 123/2006, onde dava
preferência as ME/EPP nos pregões. “Desta forma, pude aproveitar a minha
experiência de conhecer o funcionamento de todos os setores da maior empresa do
mercado na época e iniciar a Atitude”.
Ele destaca, ainda, o processo de
fornecimento de trabalho para empresas governamentais. “Quando se fornece para
o Governo Federal, devemos seguir uma série de regras, como apresentação de
custos detalhadas, todas as certidões fiscais, devemos comprovar a boa situação
financeira e atestados que comprovem aptidão para a boa prestação dos serviços.
Notamos que no mercado privado estes quesitos não são seguidos. Assim, pensamos
em levar transparência na formação de custos para os clientes, para estes terem
a consciência do que estão pagando detalhadamente. Fora este contexto, já
possuímos toda uma estrutura montada para atender da melhor forma os clientes,
podendo praticar preços mais baixos com boa qualidade de serviço, já que nossa
estrutura não depende deste mercado para funcionar”.
CADASTRO – Os candidatos
interessados às vagas disponibilizadas pela empresa encaminham seus currículos e, após passarem por análise,
o currículo é pré-selecionado e o profissional chamado para entrevista e
cadastro. Assim, e possível manter um banco de dados atualizado e ter agilidade
na hora da contratação. “Nosso setor de RH está sempre interagindo com outras
empresas e buscando as melhores ferramentas que nos ajudam a buscar os melhores
profissionais. Além disso, recebemos muitas indicações de nossos funcionários
e, por meio disso, podemos ter um parâmetro de satisfação laboral.
Com as empresas, o setor
comercial visita o cliente para entender a necessidade, após isto se junta com
outros setores da empresa para analisar a proposta com melhor custo benefício
para o cliente. A busca por profissionais ocorre de diversas formas, por meio
das redes sociais, Sine e banco de dados próprio, nosso setor de RH sempre está
interagindo com outros de diversas empresas que nos ajudam a buscar os melhores
profissionais. Quando nenhuma das soluções ocorre, nosso banco de dados é muito
extenso de onde extraímos 80% de todas as contratações.
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