Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Lançamento] Em tempos de crise, saiba como negociar sem dinheiro

 
Coaching financeiro dá dicas para superar a crise e negociar dívidas

Contas a pagar acumuladas, nome negativado, credores à porta. Esse cenário nada positivo tem se tornado familiar para mais brasileiros a cada mês. De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), até maio de 2016, já eram 59,25 milhões de brasileiros inadimplentes este ano. E o Nordeste é a região que apresenta o maior crescimento anual do número de devedores e de dívidas.

O empresário, escritor e palestrante Moacir Othon Sidou já fez parte da estatística de negativados. Mais do que isso, já entrou em falência três vezes durante sua trajetória profissional. Depois de ter dado a volta por cima, agora ele usa sua experiência para motivar e ensinar pessoas físicas e jurídicas a enfrentar situações de crise.

"A falta de planejamento financeiro, controle sobre ativos, e o desconhecimento para encontrar  o ponto de equilíbrio são os principais motivos para que, no fim do mês, a gente acabe gastando mais do que recebe. Claro que outros fatores externos podem contribuir, mas se você tiver todos os gastos previstos e anotados, se ajustando a realidade de entrada de ativos, você consegue se organizar melhor e evitar uma crise maior”, afirma Moacir, que atua como coaching financeiro, auxiliando em negociações e nas estratégias para quitação de  débitos.

Em 30 anos, ele foi dono de três empresas, que prosperaram, mas também quebraram devido a mudanças no cenário econômico. "Meus pecados foram justamente a falta de planejamento e não conhecer a situação econômica do país e as mudanças no cenário econômico que não vislumbrei na época", conta.

Empresas quebradas, funcionários e fornecedores por serem pagos, credores à porta prontos para tomarem todos os bens possíveis. Essa era a situação ao qual Moacir passou algumas vezes, e cada uma dessas experiências o ajudaram a repensar a forma de negociar, quase seguindo a máxima dita por Platão: "A necessidade é a mãe da invenção". E foi exatamente isso que Moacir aprendeu: como negociar sem ter o dinheiro para pagar, buscando sempre saídas honradas.

Todo o conhecimento e experiência adquiridos ao longo de sua trajetória estão reunidos no livro "Como negociar sem dinheiro", que será lançado no próximo dia 29 de junho, às 19h30, na Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro.

Moacir divide com o público um pouco sobre sua experiência no processo de negociação, dá dicas de técnicas e conta como o leitor deve se preparar em quatro níveis (psicológica, física, espiritualmente e técnicas) para enfrentar o processo, muitas vezes desgastante, da arte de negociar sem dinheiro.

O livro “Como negociar sem dinheiro” ainda tem a participação do advogado Dr. Igor Fonseca, que escreve sobre negociação e cuidados na esfera  judicial. Outra participação é do, também advogado, Dr. Mackswel Mesquita, que fala sobre a negociação na esfera trabalhista. Finalizando as participações está o consultor e controler Denio Silva, que escreve sobre o tema.



DICAS

"A primeira dica e principal é que você precisa conhecer a sua situação financeira e de onde vêm as fontes de renda. A partir daí, saber por essa renda sai, e 'estancar a hemorragia'. Começar a cortar gastos", afirma.

Para empresários, a dica é conhecer seu ponto de equilíbrio. “Saber quanto você gasta mensalmente para conseguir manter toda a estrutura funcionando. Ter também todos os custos e o lucro bem estabelecido”, observa Moacir.

De acordo com o coaching, somente depois dessa autoavaliação é que é possível começar a negociar. "Se você deve alguém, saiba que a melhor opção para você é conversar com seu credor e reconhecer que você tem essa dívida com ele. Mostrar que você é um homem de palavra, como muitos dizem", afirma Moacir.

Para este momento, o coaching garante que é preciso estar muito bem preparado, com conhecimento de técnicas de negociação. "Psicologicamente, porque você já está sofrendo pressão, é preciso ter muito controle para conseguir atravessar essa fase. Fisicamente, porque esses problemas afetam de diversas formas. Alguns deixam de comer, outros ficam debilitados mesmo. E espiritualmente, porque você precisar ter esse apoio espiritual, estar próximo de Deus, porque também ajuda no apoio emocional", afirma.

Quanto às técnicas, Moacir diz que depende de cada situação e de cada credor. "Você precisa analisar vantagens e desvantagens tanto para você como para seu credor, porque você também não pode perder o contato com ele, já que mais lá na frente, você pode vir a precisar dele em outras negociações. Não pode fechar portas", fala Moacir.


MOACIR OTHON SIDOU

Fez economia na Unifor, Moacir Othon Sidou já teve empresa no Brasil e nos Estados Unidos, além de sócio de restaurantes e bares em Fortaleza (Peixada do Meio, Curral do Boi, Boi do Sertão entre outros). Como empresário importava e exportava produtos para os mercados de Miami, New York e Porto Rico, Ilha de Colon no Panamá, Ilha de Margaita na Venezuela e Reino Unido; Fundador da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Ceará, onde assumiu a primeira e a terceira gestão da entidade; Também foi idealizador do programa “Criança na Escola Fora da rua”, no governo Tasso Jereissati; Hoje é escritor e consultor, atuando como palestrante e Coach para área de negociação e crise.

SERVIÇO:

Lançamento do Livro “Como Negociar sem dinheiro”
Local: Fábrica de Negócios do Hotel Praia Centro – Avenida Monsenhor Tabosa 740 – Praia de Iracema – Fortaleza / CE

Horário: 19h30

Nenhum comentário: