Projeto do Sesc Fortaleza une
arte e solidariedade com doações para o Mesa Brasil
Em sua segunda edição, o Dramaturgia Encena apresenta uma programação online, todas as quintas-feiras de setembro, com performances encenadas de textos dramáticos, bate-papos e workshops com artistas locais e de âmbito nacional. Entre os convidados estão Denise Fraga, Rosa Primo, Cangaias Coletivo e Inês Peixoto.
De acordo com Cleudivan Noronha, supervisor de cultura do Sesc Fortaleza, o projeto tem como proposta reunir e disseminar obras multiplicadoras da dramaturgia teatral, valorizando artistas locais e nacionais. Todos os espetáculos serão acessíveis para pessoas surdas com tradução simultânea em Libras.
Nesta edição, além dos espetáculos, o destaque vai para o workshop “O intérprete e a comunicação do texto” com a atriz Denise Fraga, que promove um estudo detalhado de trechos de clássicos já montados pela artista como: Galileu Galilei de Bertolt Brecht, A Visita da Velha Senhora de Friedrich Dürrenmatt, entre outros. A oficina online acontece de 14 a 17/09, de 19h às 22h, através da plataforma Zoom. Das 30 vagas, 22 serão destinadas ao público cearense e 8 para ampla concorrência. Com investimento de R$60,00, as inscrições para o workshop podem ser realizadas no link https://bit.ly/2QJ6OCT, no qual os interessados deverão preencher uma carta de intenção.
Transmitida por meio do canal do Sesc Ceará no Youtube, a ação une arte e solidariedade com arrecadação de alimentos para o Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e nutricional, que funciona em todo o País. A ideia é levar, por meio da arte e da cultura, saúde e nutrição para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Assim, quem assistir às lives poderá fazer doações através do QR Code, que ficará disponível o tempo todo na tela do Youtube.
Dia 03/09
A primeira performance
acontece no dia 03/09, às 20h, com o espetáculo “Encanta meu Jardim”, da
bailarina cearense, Rosa Primo. O espetáculo divide com o público um pouco do
universo da bailarina, que apresenta um olhar sobre sua dramaturgia artística
corporificada em anos de dedicação à dança, seja como bailarina, professora,
pesquisadora e coreografa. Na cena, é possível ver como a dança afeta modos de
existência em sua construção de temporalidades. Após a apresentação, Rosa Primo
participa de um bate-papo com mediação da técnica de cultura do Sesc Fortaleza,
Wilquelina Ponciano.
Dia 10/09
Em um elogio ao conhecimento e ao valor da ciência, a atriz, autora, produtora de teatro, televisão e cinema, Denise Fraga apresenta a performance dramática do texto “Galileu e Eu - A Arte da Dúvida”, a partir da obra de Bertolt Brech, no dia 10/09, às 20h. A peça narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei, que conseguiu provar que a Terra girava em torno do Sol, mas foi obrigado a negar publicamente a sua descoberta para não ser queimado na fogueira da Santa Inquisição.
A atriz viveu Galileu Galilei
na premiada montagem homônima, sob direção de Cibele Forjaz, nos anos de 2015 e
2016. Agora, ela retorna à obra de Bertolt Brecht, um dos mais reconhecidos da
dramaturgia do século XX, criando novas pontes com o tempo presente. Após a
apresentação, a artista participa de bate-papo com mediação do Cleudivan
Noronha, supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza.
Dia 17/09
Tendo em sua essência a versatilidade, o grupo Cangaias Coletivo Teatral apresenta a peça “Na Colônia Penal”, dia 17/09, às 20h. O espetáculo foi criado a partir da obra homônima de Franz Kakfa, com dramaturgia de Rafael Barbosa e direção de Luis Carlos Shinoda. A trama se localiza em uma colônia que pune arbitrariamente os indivíduos que descumprem as leis absurdas impostas por superiores. O trabalho traz à tona questões contemporâneas, como a ascensão do conservadorismo, autoritarismo, opressão, leis e ideais de justiça retrógrados. Após a apresentação, o coletivo participa de um bate-papo com o supervisor de Cultura do Sesc Fortaleza, Cleudivan Noronha.
Dia 24/09
Atriz e diretora consagrada no teatro nacional, Inês Peixoto irá realizar um exercício teatral no dia 24/09, às 20h, inspirada no conto “Varka ou Olhos mortos de sono”, do autor russo, Anton Tchékhov. A performance propõe uma reflexão sobre a exploração da mão-de-obra infantil e a naturalização dessa prática dentro das sociedades modernas. Através de uma interação entre teatro e a literatura, usando a arte e a ficção como meio para se tocar o real. Após a apresentação, a artista participa de um bate-papo mediado pelo coordenador programático do Sesc Fortaleza, Gleilton Silas.
Serviço
Dramaturgia Encena Sesc –
Setembro 2020
14 a 17/9
Workshop “O intérprete e a
comunicação do texto” com a atriz Denise Fraga
Horário: 19h às 22h
Plataforma Zoom
Inscrições:
https://bit.ly/2QJ6OCT
Valor do investimento: R$60,00
(via cartão de crédito)
03/9
Performance dramática do
espetáculo “Encanta meu Jardim” e bate-papo com Rosa Primo
Horário: 20h
Assista ao vivo no canal Sesc
Ceará
10/9
Performance dramática do texto
“Galileu e Eu - A Arte da Dúvida”, a partir da obra de Bertolt Brech, e
bate-papo com a atriz Denise Fraga
Horário: 20h
Assista ao vivo no canal Sesc
Ceará
17/9
Performance dramática a partir
da peça “Na Colônia Penal” e bate-papo com Cangaias Coletivo Teatral
Horário: 20h
Assista ao vivo no canal Sesc
Ceará
24/9
Performance dramática do texto
“Varka ou Olhos mortos de sono", a partir da obra de Anton Tchékhov, e
bate-papo com Inês Peixoto
Horário: 20h
Assista ao vivo no canal Sesc Ceará - https://www.youtube.com/user/SESC2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário