Coberturas – Artes – Lançamentos – Frontstage – Backstage – Tecnologia – Coluna Social – Eventos – Happy Hour – Coquetel – Coffee Break – Palestras – Briefing – Desfiles – Moda – Feiras – Chás – Fotos – Exposições – Assessoria de Imprensa e Comunicação Nacional

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Fevereiro 2020] Mentoria para regentes de Bandas contribui com a formação musical no Estado


 

O Estado do Ceará possui cerca de 150 bandas de música em atividade. No entanto, a formação de um músico, para que venha a se tornar um maestro, é escassa. Diante da percepção dessa necessidade e partindo da própria experiência pessoal de formação, o maestro Arley França inicia, nos dias 8 e 9 de fevereiro, no município de Piquet Carneiro, o projeto Mentoria Orquestra de Sopros. O objetivo é compartilhar o seu percurso formativo, como também contribuir com o desenvolvimento da carreira dos maestros participantes e da gestão estratégia das bandas de música do Estado.

A mentoria se diferencia de um curso normal porque se baseia em uma relação mais direta entre o mentorando e o mentor, que passa a ser um orientador da carreira do músico, a fim de transmitir conhecimento a partir da trajetória pessoal, dos erros e acertos cometidos ao longo da vida profissional. “O Mentor é um profissional que compartilha suas experiências, habilidades e conhecimentos para ajudar outro profissional a crescer e se desenvolver”, define o maestro Arley França.

Além da sua função artística e de entretenimento, as bandas de música ainda são no Brasil as principais escolas formadoras de instrumentistas de sopro, sobretudo nas cidades do interior. Historicamente, o maestro da banda forma os novos músicos e ensina basicamente todos os instrumentos, ao contrário da formação de uma orquestra, cujos músicos e maestros se desenvolvem em um ambiente acadêmico e o repertório prioriza a chamada música erudita. No Ceará, muitos maestros que hoje estão à frente das bandas praticamente não tiveram oportunidade de se preparar com excelência, limitando-se a capacitações esporádicas em eventos e festivais que ocorrem sazonalmente.

O maestro

O maestro Arley França é o diretor artístico e regente titular da Orquestra Contemporânea Brasileira e integra o projeto Orquestrando o Brasil, do maestro João Carlos Martins. Ex-integrante da Banda Dona Luiza Távora do Colégio Piamarta, aos 22 anos ele criou a Orquestra de Sopros de Pindoretama, formada por crianças e jovens de escolas públicas do município. A orquestra já realizou quatro turnês na Europa e formou mais de 1.500 músicos. Em parceria com a Energia do Brasil (EDP) e a Prefeitura de Limoeiro do Norte, o maestro está criando ainda orquestras infanto-juvenis em São Gonçalo do Amarante e Limoeiro do Norte. Assim, o programa de educação musical da Orquestra Contemporânea Brasileira já oferece formação musical gratuita para cerca de 500 crianças no Ceará.

Em função da ausência de oportunidades no Brasil, a formação de Arley França em regência de bandas e orquestras foi realizada em cursos na Inglaterra, Itália e Estados Unidos. Ele acumula ainda uma vasta formação acadêmica, com doutorado e mestrado em Educação pela Universidad San Carlos;  mestrado em Música pela Universidade Federal da Paraíba; licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos e licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Programa da Mentoria

Através de encontros on-line e presenciais, serão realizadas orientações quanto à técnica de regência, metodologia do ensino de música, liderança, gestão estratégica da corporação e empreendedorismo. Todos os conteúdos são abordados considerando a experiência prática do maestro, que já criou mais de 40 bandas e orquestras infanto-juvenis nos últimos 20 anos.

A primeira turma de mentoria teve início há dois anos. No processo de seleção atual foram escolhidos 15 regentes, através da análise de currículo. Como em dois dias todas as vagas foram preenchidas, foi criada uma fila de espera para a próxima turma, que já conta com 26 profissionais. Irão participar do primeiro encontro presencial, em Piquet Carneiro, os maestros dos municípios de Aiuaba, Ipu, Chorozinho, Barro, Lavras da Mangabeira, Sobral, Araripe, Morrinhos, Milhã, Tauá, Jaguaribe, Milagres, Itatira, Piquet Carneiro e São Benedito. A Mentoria Orquestras de Sopros é certificada pelo Sinfonia.Br e Orquestra Contemporânea Brasileira. A duração do acompanhamento formativo pode durar de 30 dias a um ano, dependendo do desempenho do aluno.

“É muito gratificante ver os nossos mentorandos evoluindo a cada dia e perceber que o trabalho deles já está sendo reconhecido nas suas comunidades e no Estado. Me sinto muito orgulhoso de ter contribuído com o sucesso de maestros como Jonas Clares, de Piquet Carneiro, e Márcio Almeida, de Chorozinho, que montaram bandas de música do zero, ensinando crianças que nunca tocaram um instrumento musical antes”, comemora.

Nesta edição, a Mentoria Orquestra de Sopros conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro, que concedeu o auditório bem como a hospedagem para os maestros participantes.



Serviço

Projeto: Mentoria Orquestra de Sopros

Realização: Maestro Arley França

1ª Aula presencial: Município de Piquet Carneiro

Data: Dias 8 e 9 de fevereiro


Nenhum comentário: